20 de janeiro, de 2024 | 07:53

Fabricianense cai em golpe da falsa central telefônica Nubank e perde cerca de R$ 6 mil

Uma moradora do bairro Giovanini, em Coronel Fabriciano, foi vítima de um estelionato que a fez perder R$ 5.890. Os golpistas conseguiram ter acesso ao aplicativo do banco da mulher e iniciaram uma sequência de transferências do dinheiro que encontraram na conta. A vítima, de 35 anos, informou para a Polícia Militar que tudo começou quando ela recebeu uma mensagem de texto onde constava que uma compra havia sido feita pelo cartão Nubank, no valor de R$ 1.796,31, e solicitava que digitasse (1) para confirmar ou caso desconhecesse ligar no número 0800-333-3055. Esse golpe ocorre com frequência e o próprio banco faz uma campanha para alertar aos clientes. Entretanto, mais pessoas continuam a cair.

Conforme apurado pela reportagem do Diário do Aço junto às fontes da polícia, a mulher confirmou que decidiu ligar para o número indicado na mensagem dos criminosos, pois realmente não havia feito nenhuma compra. Ao ligar para o número, manteve conversa com uma suposta atendente, que colheu dados da vítima para fazer o “bloqueio” do cartão, solicitando uma confirmação de data de nascimento e identificação de CPF.

Após um tempo, a vítima recebeu uma mensagem via Whatsapp em que um determinado número apresentava uma logo do banco Nubank, tentando “dar continuidade ao bloqueio”.

Logo em seguida, os criminosos ligaram para a mulher e outro suposto atendente começou a orientar o passo a passo. Depois de um período, ela foi direcionada para um novo número, que também apresentava uma logo da Nubank e dizia ser da “Central de Proteção”.

Dessa vez, a mulher foi redirecionada a dois links e orientada a copiá-los e colá-los no aplicativo. Quando assim fez, a mulher concedeu acesso dos marginais à sua conta bancária. Os criminosos invadiram a conta da vítima e fizeram transferências em série, que somaram R$ 5.890. Como não tinha mais saldo, os estelionatários tentaram fazer um empréstimo no valor de R$ 13.999,90 em nome da vítima. Se tivessem conseguido sucesso, deixariam um rombo ainda maior na conta.

Somente depois de todos os procedimentos, a mulher entrou em contato com a verdadeira central de atendimento do banco, que confirmou se tratar de um golpe. Além disso, a vítima acrescentou que não repassou a sua senha para que a efetivação da compra no cartão de crédito fosse realizada. O caso foi registrado em boletim policial, com os dados utilizados em todas as operações.

Clique aqui e veja outros golpes aplicados na região

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Redmi Note

12 de fevereiro, 2024 | 08:56

“Tentaram me dar um golpe desse da nubank também. Apareceu uma mensagem; compra de 2370 não finalizada nas casas Bahias, meu coração quase saiu pela boca, olhei logo no aplicativo pra ver, depois olhei o número da mensagem, vi q era número particular com foto nada a ver e bloqueei.”

Valdecir

20 de janeiro, 2024 | 20:59

“Bobo e estrada de chão nunca acabarão.”

Celio Cunha

20 de janeiro, 2024 | 11:52

“Prezado redator, é gratificante observar reportagens que alertam a população sobre as artimanhas perpetradas pela "galera do mal". Infelizmente, algumas pessoas ainda sucumbem à tentação da curiosidade, especialmente considerando as dificuldades de diálogo com instituições financeiras. Recentemente, fui contatado por um desses golpistas, tentando aplicar o mesmo estratagema. Antes mesmo de abordar a suposta compra suspeita, encerrei a ligação e, por precaução, bloqueei meu cartão através do aplicativo bancário. Acredito que resistir a essa tentação seja crucial para nossa segurança nessas situações.”

Envie seu Comentário