28 de janeiro, de 2024 | 10:00

Construção de passarela sobre via férrea avança em Ipatinga

Alex Ferreira
Obra ligará o bairro Amaro Lanari, em Coronel Fabriciano, ao bairro Horto, em IpatingaObra ligará o bairro Amaro Lanari, em Coronel Fabriciano, ao bairro Horto, em Ipatinga
Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
A obra de construção de uma passarela sobre a ferrovia no bairro Horto, em Ipatinga, continua evoluindo. Quem passa pela avenida Pedro Linhares, trecho urbano da BR-381, ou pelo trecho da avenida Brasília, entre os bairros Horto e Amaro Lanari, nota uma estrutura de concreto na qual os pedestres poderão passar com mais segurança sobre a Estrada de Ferro Vitória a Minas.

A construção da estrutura é um dos compromissos assumidos na renovação da concessão ferroviária, assinada em 2020 pela Vale. A concessionária estima que a obra seja concluída ainda no primeiro semestre de 2024.
“A estrutura aumentará ainda mais a segurança na travessia de pedestres nas proximidades da Estrada de Ferro Vitória a Minas”, detalhou a Vale.

A passarela terá fechamento lateral com grade metálica e corrimão e será iluminada.

Além da obra, um trecho de aproximadamente 150 metros do muro de proteção, próximo à passarela, será substituído por um modelo com placas de concreto armado e tela para assegurar a visibilidade da ferrovia. A partir da inauguração, será vetado a travessia de pedestres sobre os trilhos, como ocorre hoje.

Passarelas em Timóteo e Santana do Paraíso
Conforme já noticiado pelo Diário do Aço, em dezembro de 2023 a Vale entregou a obra de duas passarelas, uma Santana do Paraíso e outra em Timóteo.

Em Timóteo, o equipamento foi instalado à margem da BR-381, ligando a rua das Indústrias, no bairro Alegre, ao contorno rodoviário, em frente ao bairro Nova Esperança. A estrutura conta com 160 metros de extensão. A travessia de pedestres recebeu rampa, iluminação e sinalização. Também foi feito um muro de proteção, com 83 metros de extensão.

Em Santana do Paraíso, a passarela foi construída no bairro Ipaba de Santana do Paraíso (Ipabinha). Conforme a assessoria de imprensa da Vale, a estrutura tem aproximadamente 210 metros de extensão, considerando 30 metros de travessia e 180 metros de rampa. Também foi construído um muro de proteção nas proximidades da passarela.

Já publicado:
Obra da passarela no Horto continua e trânsito será alterado

Vale inicia construção de passarela sobre via férrea no bairro Horto, em Ipatinga

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Comentários

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Betão

30 de janeiro, 2024 | 10:39

“Vai ficar os mesmos riscos, passarela na via férrea, mas continua riscos de atrvesssar a BR, pior que a ferrovia.”

Israel

29 de janeiro, 2024 | 21:24

“Meus amigos,
Infelizmente a sequência da passarela já sai da esfera privada para a política, e quando se trata de política nesse país vcs já sabem né?No nosso Vale do Aço os prefeitos gostam de investir muito em asfalto, assim sastisfaz alguns que continuam votando nos mesmos de sempre.”

Sebastião

28 de janeiro, 2024 | 18:19

“Hoje mesmo passei nesse local e atravessei as duas pistas da rodovia e a ferrovia. Atravessar a BR-381 em Ipatinga dá a sensação de atravessar a faixa de gaza. Mesmo quando alguém tenta atravessar (e vi hoje um senhor mais de idade arriscar na BR), os motoristas não reduzem em nada. Eu estava de bike, parado, esperando uma oportunidade e cheguei a gritar quando vi o homem atravessar e nenhum motorista reduzir a velocidade. Aprendi na autoescola que, numa pista, seja urbana ou rodoviária, qualquer coisa que atravesse a pista, seja animal, pessoa ou objeto, a primeira ação é tirar o pé do acelerador e frear, para ter certeza que a pista será liberada. Aqui em Ipatinga ocorre o contrário. Se alguém atravessa, o motorista acelera.”

Pedestre Merece Segurança e Respeito. Duplicação da Br 381 Já

28 de janeiro, 2024 | 11:43

“Concordo totalmente com o companheiro Tião marreta, deveriam fazer a passarela ligando até o bairro horto, fazem o serviço pela metade e não conseguem resolver o real problema dos pedestres e ciclistas que precisam dessas passarelas para atravessarem o trecho urbano da BR 381 que virou pista de corrida. Na verdade deveriam ter passarelas em toda perímetro urbano da BR 381 no Vale do aço. Pedestres e ciclistas não tem segurança nenhuma pra transitarem no Vale do aço. Alô DNIT DENATRAN, DETRAN E MINISTÉRIO DO TRANSPORTE. VAMO TRABALHAR E TRAZER MAIS SEGURANÇA PARA OS PEDESTRES E CICLISTAS TAMBÉM.”

Tião Marreta

28 de janeiro, 2024 | 09:04

“Podiam ter feito uma parceria público privado e extendido essa passarela até o outro lado da BR, aí sim os pedestres teriam total segurança para transpor do Amaro Lanari para o Horto ou vice versa.”

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