30 de janeiro, de 2024 | 12:00

Jovens profissionais em foco: Políticas Públicas para transcender a barreira da experiência

Marcelo Augusto dos Anjos Lima Martins I*

Um leitor, de codinome Javé, ao comentar meu artigo “Despertando o potencial: motivação para o sucesso acadêmico e profissional”, de 25 de janeiro de 2024, levantou uma questão importante sobre a exigência de experiência comprovada em carteira por parte dos empresários, mesmo para aqueles que passam nos testes de admissão. Essa prática pode criar barreiras para os profissionais que estão iniciando suas carreiras e não possuem experiência formal. E conclui que deveria haver uma política preestabelecida do governo nesse sentido.

Refletindo sobre seu comentário, podemos tecer algumas considerações. Uma sugestão de política pública para abordar esse problema seria a implementação de programas de estágio remunerado e de aprendizagem em parceria com o governo e empresas. Esses programas poderiam oferecer oportunidades de trabalho para os jovens que estão iniciando suas carreiras, permitindo que eles adquiram experiência prática enquanto ainda estão estudando ou logo após a conclusão dos estudos, como “trainees”.

Além disso, o governo poderia incentivar as empresas a adotarem práticas de contratação mais inclusivas, como a avaliação de habilidades e competências dos candidatos em vez de se basearem apenas na experiência comprovada em carteira. Essa abordagem permitiria que os jovens profissionais tivessem a oportunidade de demonstrar seu potencial e capacidade de aprendizado, independentemente da falta de experiência formal.

“O governo poderia incentivar a adoção de práticas de
contratação mais inclusivas, como a avaliação de
habilidades e competências”


Essas políticas poderiam ajudar a reduzir as barreiras para os jovens profissionais que estão ingressando no mercado de trabalho, promovendo uma maior inclusão e oportunidades para aqueles que têm o desejo e a vontade de aprender e se desenvolver em suas respectivas áreas de atuação.

Que tal propormos alguns projetos de lei nesse sentido? Conversem em sua comunidade, em sua escola, em seu bairro, ou por meio de organizações não governamentais (ONGs), associações e órgãos de classe, sindicatos, entidades da sociedade civil, e enviem suas sugestões ao poder público.

Para sugestões em nível local, visite a Câmara de Vereadores, para políticas que contemplem todo o Estado, acesse o site da Assembleia Legislativa (https://www.almg.gov.br/participacao/proponha-um-projeto-de-lei/) e para contemplar todo o Brasil, a Câmara dos Deputados pelo link
https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/participe/sugira-um-projeto.

* Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública - UFJF
Especialista em Psicopedagogia - UCAM
Pedagogo do IFMG Campus Governador Valadares
[email protected]

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