01 de fevereiro, de 2024 | 09:00

Plataforma on-line ajuda foliões em desfiles de blocos de carnaval

Para tornar mais fácil a experiência dos milhões de foliões que devem movimentar as ruas de Minas Gerais neste carnaval de 2024, a Cemig - uma das principais patrocinadoras da folia no estado - criou um dashboard com o qual o usuário pode utilizar várias opções de filtros para montar sua própria agenda de festa. A plataforma com as informações dos blocos e escolas é resultado de uma parceria da companhia com o coletivo de apaixonados pelo carnaval “Se Tem Broquin, Eu Vou”, ou apenas “STBEV”.

Pedro Gontijo
Com a iniciativa, foliões programam seus eventos favoritosCom a iniciativa, foliões programam seus eventos favoritos
A ferramenta foi lançada, a princípio, contendo informações dos blocos de Belo Horizonte. Até o início do carnaval, a plataforma será ampliada com informações de blocos de cidades do interior do estado. De acordo com a diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira, o objetivo da iniciativa é facilitar a vida do folião. Afinal, somente em Belo Horizonte, são mais de 500 blocos durante o período oficial do carnaval.

“Um dashboard é um painel de informações importantes que apresenta dados de forma simples e intuitiva, visando facilitar a compreensão de todos”, explica a diretora da Cemig. No dashboard da companhia e do STBEV, ou “dashbroquer”, como foi apelidada a ferramenta, já estão sendo divulgados os ensaios de todos os blocos da capital mineira, com seus respectivos horários e endereços. “A plataforma está disponível para os usuários, nos formatos desktop e mobile, e, apesar de o início oficial do carnaval ser nos próximos dias, já é possível aquecer para a festa com os ensaios de blocos”, comenta a diretora.

Como utilizar
Para conferir informações sobre o seu bloco preferido, basta o usuário acessar o endereço cemig.com.br/energiadocarnavalstbev, definir os filtros de acordo com a sua necessidade e ver quais os blocos em atividade naquela data.

Estão disponíveis filtros por cidade, bairro, data e nome do bloco, além de tags como “acessibilidade”, “afro”, “infantil” e “lgbtqiapn+”, além de projetos patrocinados pela Cemig. Importante salientar que as informações são alimentadas durante todo o período do carnaval, podendo sofrer alterações sem aviso prévio.

O perfil “Se Tem Broquin, Eu Vou” é referência dos foliões de Belo Horizonte há anos, por divulgar informações desde a abertura dos ensaios de blocos até os eventos pós-carnaval. Segundo Ed Silva, membro do grupo STBEV, o coletivo nasceu pela falta de informações compiladas sobre ensaios, oficinas e cortejos dos blocos de rua de Belo Horizonte. “Essa nova parceria vai ampliar as informações para outras cidades de Minas Gerais”, destacou o organizador.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

João Antonio Batista

01 de fevereiro, 2024 | 09:26

“Por isso que o Brasil não vai pra frente ! Carnaval ! Uns dos motivos que o Brasil e difamado em outros países.”

Envie seu Comentário