01 de fevereiro, de 2024 | 17:00

Biografia infanto-juvenil mantém viva a história da jornalista Glória Maria

Ilustrações de Manoela Costa
Editora lança biografia infanto-juvenil de Glória Maria, um ano após a morte da jornalistaEditora lança biografia infanto-juvenil de Glória Maria, um ano após a morte da jornalista
Sem dúvida, a grande maioria das famílias brasileiras já se reuniu para assistir as incríveis reportagens realizadas pela saudosa e supertalentosa Glória Maria. Mulher negra, nascida e criada no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro, e que se tornou uma das mais importantes jornalistas do Brasil. Âncora de programas jornalísticos, apresentadora e autora de reportagens especiais, foi a primeira repórter a realizar matérias ao vivo e a cores na televisão brasileira, e durante anos ela esteve presente no cotidiano de milhares de pessoas que, um ano após sua morte - em 2 de fevereiro -, sentem a falta do seu sorriso iluminando as telas da TV.

Com o intuito de manter sua memória viva, a Editora Mostarda convidou o jornalista Duílio Fabbri Júnior e a ilustradora Manoela Costa para a publicação de “Glória Maria - Glória Maria Matta da Silva”, biografia infanto-juvenil da jornalista que será lançada na segunda quinzena de fevereiro.

“Com linguagem direta e ilustrações encantadoras, a obra apresenta em detalhes o período de sua transição de telefonista para repórter e alguns episódios importantes de sua carreira”, relata a produção, acrescentando que, além disso, o livro retrata a vida pessoal da jornalista e sua luta contra o racismo.

O lançamento da editora integra o projeto da Coleção Black Power, que vai reunir 30 biografias de personalidades negras que são exemplos para as novas e atuais gerações, explica a produção. “A ideia principal é disseminar as inúmeras possibilidades de representatividade negra desde a infância”, aponta a assessoria da editora.

Inclusiva e diversa
Fundada em 2018 pela segunda geração de uma família dedicada aos livros, “a Editora Mostarda nasce com o nome e com o propósito de uma pequena semente que se transforma na maior das hortaliças. Inclusiva e diversa, entende que seu papel é germinar histórias e responsabilidades sociorraciais e socioambientais, sobretudo entre crianças e adolescentes”, detalha a assessoria.

O seu portfólio de biografias inclui personalidades pretas de todos os tempos na já aclamada Coleção Black Power, indígenas notáveis da atualidade na Coleção Kariri, mulheres inspiradoras na Coleção Meninas Sonhadoras, Mulheres Cientistas, além das tramas ficcionais presentes nas demais obras, como “O Jardim de Marielle”. Com livros em braille (inclusive com ilustrações) e em fontes ampliadas, a intenção da editora “é ser uma grande e importante difusora do livro e que, nessa trajetória, seja possível mudar a vida das pessoas, agregando conhecimento, quebrando barreiras e preconceitos”.

SERVIÇO
“Glória Maria - Glória Maria Matta da Silva”
Autor: Duílio Fabbri Júnior / Ilustração: Manoela Costa
Lançamento: 20 de fevereiro, às 19h, na Livraria Leitura do Shopping Dom Pedro, em Campinas-SP
À venda no site: www.editoramostarda.com.br
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário