EXPO USIPA 2025 - 728X90

02 de fevereiro, de 2024 | 08:07

Social: o drama de um clube sem presidente, sem diretoria e com o patrimônio descuidado

Agitada assembleia do Conselho Deliberativo, no próximo domingo, irá discutir e deliberar sobre futuro da septuagenária agremiação

Arquivo DA
Estádio Louis Ensch, um patrimônio de muitos milhões no Centro de Coronel Fabriciano, está sem manutenção já há algum tempoEstádio Louis Ensch, um patrimônio de muitos milhões no Centro de Coronel Fabriciano, está sem manutenção já há algum tempo

O tradicional e septuagenário Social Futebol Clube vive dias de incerteza após a morte, em dezembro passado, do seu presidente interino João Pedro da Silveira, o Pedrinho. Com as instalações do estádio Louis Ensch descuidadas, o sistema de iluminação sem funcionar, nenhuma atividade no futebol realizada ou prevista, a agremiação passa por um raro hiato administrativo.

Pedrinho era presidente de uma “Junta Governamental Provisória”, criada em junho de 2021 após o pedido de “licença por tempo indeterminado” do então presidente Francisco Simões, que havia sido eleito pelo Conselho Administrativo em 4 de julho de 2020. A Junta Provisória tinha como atribuições, conforme consta da ata da renúncia, seguir gerindo o clube, bem como convocar, ainda em 2021, novas eleições. Pedrinho, que tinha como companheiros desta “Junta Governamental Provisória” os conselheiros Breno Mendes e Jackson Macedo Soares, não convocou as eleições, seguiu dirigindo o Social, reformulou o Conselho Deliberativo e tinha como meta, de acordo com informações de bastidores, realizar o novo pleito no início deste ano.

Licenciado quer retornar
Com a morte de Pedrinho e vacância no comando o clube, um hiato foi criado. Francisco Simões, diante da situação, protocolou junto ao Conselho Deliberativo uma carta comunicando que estará retornando ao cargo de presidente do Social, cujo mandato, quando eleito, venceria em julho deste ano.

Diante do documento protocolado, Breno Mendes e outros conselheiros decidiram convocar uma assembleia para o próximo domingo (3), às 9h30, no auditório do Hotel Panorama em Coronel Fabriciano, com o intuito de definir sobre o aceite ou não do propósito do presidente licenciado.

Como se trata de uma situação “sui generis” e complexa, a reunião tende a ser tensa e com diversos posicionamentos. Vários conselheiros e um ex-presidente ouvidos pelo Diário do Aço afirmaram que discordam da iniciativa do presidente licenciado de retomar o seu mandato. A ideia é que seja constituída outra diretoria provisória e que seja convocada nova eleição.

Um dos impedimentos de Francisco Simões retornar ao cargo seria o fato de ele ter se afastado indefinidamente e não ter se manifestado anteriormente desejo de voltar.

Figuras históricas do Saci não constam da lista de conselheiros atualizada pelo então dirigente Pedrinho da Silveira, tais como os ex-presidentes Djalma Rodrigues, Adílio Coelho, Tasso Carvalho e Ivan Medeiros, além de outros ex-diretores.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Alexandre dos Santos Rodrigues

27 de setembro, 2024 | 03:38

“Gostaria de saber a relação de presidentes do social desde o início.
Se possível também nome dos jogadores da década de 60, meu pai e meus tios jogaram no grande social futebol clube e não tenho nenhuma recordação, também primos deles, Zequinha, Roberto careca, Eduardo borrachinha, Zito, Paulo Cesar...
Obrigado”

Abel Eustaquio Vieira de Andrade

06 de fevereiro, 2024 | 11:18

“O Campo do Social Futebol Club, foi doado pela Cia. Belgo Mineira, Dr. Luiz Ench fez a doação, se o Social acabasse o patrimônio passaria para a Associação Beneficente São Vicente de Paula. Por isso não pode ser vendido sem anuência da Cia. Belgo Mineira, hoje Aperam.South Americam.”

Filipe

05 de fevereiro, 2024 | 19:01

“2022 fui no clube procurar o presidente, com intenção de patrocinar o time, com projeto de reerguer e entrar com SAF, O Treinador me expulsou do local onde estava e que a área era exclusiva para atletas. Bom... não consegui falar com presidente, nada de diretoria e muito menos com secretário. Simplesmente me mandaram embora. Quem sabe um dia... ??”

Adeus Social Fc,

05 de fevereiro, 2024 | 07:36

“Chico Simões como prefeito não repassava verba o suficiente para manter o social, e quando presidente do clube atacava a gestão atual por não passar verba.
Pedrinho sim, amava o clube e carregava tudo isso nas costa, e agora? O nosso glorioso Pedrinho morreu e junto com ele o social!”

Jose Heriberto Barbosa

03 de fevereiro, 2024 | 12:29

“A área do Estádio Louis Ench(Campo do Social), não pertence ao Clube, è tipo uma cessão de uso enquanto o Social existir.”

Getúlio Mourão

03 de fevereiro, 2024 | 07:37

“Quem vende o seu passado, está fadado ao esquecimento, RENOVAÇÃO, e a palavra de ordem do dia no SOCIAL, acabar interesses mesquinhos, focar na solução do Clube, (PAGAR SUAS DÍVIDAS, MILIONÁRIAS) , acabar com os processos judiciais, RENASCER, com toda sua história e esplendor.”

Ednaldo Arruda

03 de fevereiro, 2024 | 06:45

“Os tempos mudam,o Social tem história nobre tanto quanto da cidade.
Uma sugestão aos nobres administradores, INVISTAM EM UM POLO COMERCIAL NESTA ÁREA, SHOPPING.
E invistam nos outros campos de futebol espalhados pela cidade, muitos em total abandono.
Visão de futuro.Teremos um shopping e bons campos para campeonatos regionais e em quem sabe até estadual.

Vereadores que foram eleitos levantando Bandeira de apoio ao desenvolvimento da cidades hora é agora de agir.”

Léo Feragom

03 de fevereiro, 2024 | 01:31

“? uma pena a situação do clube... Estou escrevendo o livro da história de Coronel Fabriciano e teremos um capítulo para falar do nosso futebol Amador e profissional, e desempenhos do Saci no Campeonato Muneiro. Gostaria de saber se alguém confirma que o Social teria sido o campeão amador de Fabriciano de 1974? Vale jornal, flâmula com data, foto do troféu com data...
Contato: 31 98599-9899”

Anderson François

02 de fevereiro, 2024 | 19:03

“Já passou da hora de um grupo de empresários e prefeitura discutir sobre um possível shopping com estacionamentos vertical e no último andar fazer um campo de futebol com grama sintética e arquibancada para umas 15 mil pessoas! Com estrutura que poderia receber jogos e shows, tem que pensar no futuro! Um exemplo disso é o estádio de Belgrado que fica na Sérvia que recebe até jogos da liga Europa!”

Visionário

02 de fevereiro, 2024 | 17:42

“Vamos aproveitar essa área nobre da cidade e construir um shopping estilo de capital para desenvolvimento econômico da cidade,”

Providência

02 de fevereiro, 2024 | 17:10

“Consigo mais uma vez um investidor.
Já tive um com 50 milhões pra investir no time.
Mais 50 em estrutura...... A única exigência foi sair todos políticos da direção e conselho.
Não aceitaram......
Se convocarem uma coletiva e pedir demissão conjunta... Investiremos no time.”

Mauricinho da Rua Serro

02 de fevereiro, 2024 | 15:50

“Como não funciona e é administrável podia usar a área para fazer um shopping!!”

Tião Marreta

02 de fevereiro, 2024 | 12:20

“Infelizmente o clube faliu, por não conseguir mais arcar com os salários dos jogadores e os custos do clube, não aguentando o peso financeiro se viu endividado e sem receitas.”

Timotense

02 de fevereiro, 2024 | 12:02

“O ex prefeito quebrou até o social e ainda pensa em administrar a cidade”

Celio

02 de fevereiro, 2024 | 10:40

“Gente pelo amor de Deus, vende logo está área nobre, talvez a melhor em Fabriciano para que a cidade continue a desenvolver, UM GRANDE ELEFANTE...
Esta politicagem só serve para interesse de uma minoria, tenham coragem a vendam logo está área, os tempos mudaram...”

Envie seu Comentário