02 de fevereiro, de 2024 | 17:00

Ranking aponta músicas mais tocadas no carnaval em Minas

Divulgação
A Banda Eva relançou a música que projetou Ivete SangaloA Banda Eva relançou a música que projetou Ivete Sangalo
Passar o carnaval em Minas Gerais é sinônimo de muito ritmo e diversão. Diferentes cidades do estado, como Belo Horizonte, Ouro Preto, Tiradentes, Diamantina e São João del-Rei, promovem festas para foliões de todo o país com blocos, trios elétricos e eventos. A música é uma das estrelas da festa carnavalesca e, em 2023, o hit “Eva” - que embala com o refrão “Minha pequena Eva, o nosso amor na última astronave, além do infinito eu vou voar” - foi a música mais tocada em todo o estado mineiro em shows e trios elétricos durante o último carnaval.

Na realidade, a letra de “Eva” é a tradução literal para o português da composição escrita pelo italiano Umberto Tozzi e a música foi lançada no país pela banda Rádio Táxi, em 1983. Esse grande sucesso foi relançado em 1997 pela baiana Banda Eva e tornou-se um hino do axé brasileiro, além de contribuir para consolidar a carreira da vocalista do grupo à época, Ivete Sangalo. De para cá, inúmeras versões foram gravadas desse clássico que anima blocos e bailes de carnaval, shows e eventos pelo país.

Arrecadação
Divulgação
Jorge Ben Jor aparece em 2º lugar no ranking 2023Jorge Ben Jor aparece em 2º lugar no ranking 2023
Divulgação
Já falecido, Tim Maia continua fazendo sucesso popularJá falecido, Tim Maia continua fazendo sucesso popular
Um levantamento do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) apontou o top 5 do carnaval 2023 em Minas Gerais e também um panorama da arrecadação dos direitos autorais de execução pública de música no período carnavalesco no último ano. Em valores arrecadados de organizadores e promotores de shows e eventos na região, o total chegou a R$ 2,2 milhões em 2023, o que representa crescimento de mais de 510% em comparação a 2022, quando o governo suspendeu o carnaval no estado.

“A volta do carnaval em 2023, depois das restrições de 2022, foi representativa em termos de valores pagos em todo o estado. Este ano, teremos uma extensa programação de carnaval de rua em diversas cidades e diferentes eventos carnavalescos e temos reforçado, junto aos organizadores das festas, tanto da iniciativa pública quanto privada, sobre a importância do licenciamento musical para remunerar compositores e artistas. É fundamental que todos valorizem os compositores e reconheçam a importância da música para seus eventos e negócios”, disse Ênio Medeiros, gerente do Ecad que atende o estado de Minas Gerais.

Para o carnaval deste ano, o Ecad lançou sua campanha focada na conscientização sobre a importância do pagamento do direito autoral. Intitulada “Com música, a folia fica melhor”, a ação é voltada para quem vai utilizar música publicamente em programações e eventos carnavalescos, como organizadores e promotores de shows, trios elétricos, blocos de rua, prefeituras, boates, clubes e outros. A campanha, que conta com landing page, depoimentos de artistas, postagens nas redes sociais e envio de e-mails, reforça a importância da música para esses eventos e do licenciamento para executar músicas publicamente.

Top 5 das mais tocadas em shows e trios elétricos em Minas/2023 (*)

Posição Música Autores
1 “Eva” Cartavetrata / Umto / Ficarelli
2 “País tropical” Jorge Ben Jor
3 “Não quero dinheiro” Tim Maia
“Praieiro” Manno Goes
4 “Arerê” Gilson Babilônia / Alaim Tavares
5 “Parará” (I'm soul good) Diego Nascimento / Tomate
(*) Fonte: Ecad
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário