21 de fevereiro, de 2024 | 15:52

Ipatinga, Patrocinense, Pouso Alegre e Democrata-SL serão Minas na Série D

Eude Aerton/Ipatinga
Atualmente na disputa do Módulo A do Estadual, Tigre tem a Quarta Divisão como próximo objetivo do ano Atualmente na disputa do Módulo A do Estadual, Tigre tem a Quarta Divisão como próximo objetivo do ano

Depois de algumas confirmações, de desistências e incertezas, a Federação Mineira de Futebol (FMF) confirmou junto à CBF os quatro representantes do estado na Quarta Divisão do Campeonato Brasileiro, a Série D, prevista para ter início no dia 21 de abril. Até então integrantes do Módulo A desta temporada (todos os três estão ameaçados de rebaixamento), Ipatinga, Pouso Alegre e Patrocinense terão a companhia de um integrante da divisão de acesso deste ano (caiu ano passado), o Democrata-SL.

A equipe setelagoana deu o “sim” após desistências de Democrata-GV e Villa Nova, classificados dentro de campo pelo Mineiro do ano passado, e da que negou o convite, a Caldense. A princípio, o time aproveitará a competição para se fortalecer na disputa do Módulo B, que começará dia 4 de maio e terminará dia 31 de julho, ou seja, competindo em dois certames diferentes.

Formato
Os 64 clubes serão divididos em grupos de oito agremiações, cada, jogando entre si em turno e returno (sete jogos em casa e sete fora), classificando-se os quatro primeiros para a fase seguinte, quando a Série D segue no sistema eliminatório, até serem conhecidos os quatro semifinalistas que subirão à Série C, bem como quem será o campeão. Ano passado, um representante mineiro, o Athletic, subiu da Quarta para a Terceira Divisão nacional.

Para começar a Série D, cada clube receberá uma ajuda de custo da CBF de R$ 300 mil. Caso avance de fase, são mais R$ 100 mil para cada classificação.

O sorteio dos grupos, bem como a tabela serão divulgados nos próximos dias pela CBF; a entidade tem até 45 antes da bola rolar para estas definições. A competição, na fase inicial, é regionalizada. O Ipatinga deverá enfrentar equipes, além de Minas Gerais, do Espírito Santo e do Rio de Janeiro e, possivelmente, de São Paulo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário