CÂmara de Ipatinga 728x90

11 de março, de 2024 | 08:40

Homem é apanhado em flagrante pela PM fazendo voo de drone sobre o Ipatingão lotado

Divulgação
Com a bola ainda em campo e as arquibancadas lotadas, homem opera drone sem autorizaçãoCom a bola ainda em campo e as arquibancadas lotadas, homem opera drone sem autorização

Um homem de 39 anos responderá, na Justiça Criminal, por fazer voos rasantes com um drone sobre o Ipatingão lotado, na noite de domingo, quando ocorreu o jogo de ida entre o Tombense e o Cruzeiro, na semifinal do Campeonato Mineiro.

Uma equipe da Polícia Militar, comandada pelo tenente Warley atuava no patrulhamento preventivo nas imediações do Ipatingão, quando visualizou um indivíduo posicionado nas proximidades da caixa d´água do estádio, com um controle remoto nas mãos.

Os policiais militares constataram que se tratava de um controle de um drone e que o aparelho estava no ar, fazendo sobrevoo sobre o estádio de futebol lotado e com a bola rolando em campo.

R.G.A. alegou aos policiais militares que utilizava o drone havia pouco tempo e que desconhecia restrições de sobrevoar estádios durante uma partida de futebol. Também alegou que o jogo estava no fim.

Com a constatação, o drone foi recolhido e apreendido pelos militares. O homem foi detido e levado para um posto policial onde foi elaborado o relatório da ocorrência. Foi assinado um termo em que o operador do equipamento se compromete a aparecer ao Juizado Especial Criminal, quando for intimado.

Fique atento às normas

O uso de drones para fotos em eventos públicos, dentre eles, passeatas e shows é proibido, exceto no caso dos equipamentos dos órgãos de segurança pública. Em show em locais fechados e em jogos de futebol o voo de drone é permitido somente com autorização especial.

De acordo com o Artigo 33, do Decreto-Lei das contravenções penais, pilotar aeronave não tripulada sem estar devidamente licenciado pode gerar pena de prisão e pagamento de multa.

Pelo Artigo 35 do mesmo Decreto-lei, praticar acrobacias ou fazer voos baixos, fora da zona permitida em lei, bem como fazer descer a aeronave fora de lugares destinados a essa finalidade, também pode gerar prisão e multa.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Joao Ribeiro

12 de março, 2024 | 16:18

“Povo tbm não sabe o que quer.
Se o Drone cai na cabeça de alguem, ai o povo vai para cima das autoridades enchendo saco caçando cadê a policia.
A policia cumpre seu papel e o povo acha ruim, PM fez certo, Drone não é briquedo e se cair na cabeça de um pode até matar.
Vai entender o povo.”

Comentário Técnico

11 de março, 2024 | 20:44

“Polícia cumpre a lei, se estão achando ruim pressionem os políticos em quem vocês votaram, opinião em rodapé de jornal não muda nada na legislação.”

Farias

11 de março, 2024 | 20:17

“Pedrinho Perito, a indignação não está no ato de abordagem, sim na condução. Neste caso, caberia uma orientação verbal e o cidadão recolheria e guardaria seu equipamento. Não existia a necessidade de apontamento em delegacia. O risco proposto foi solucionado. Enquanto isso, o policiamento ostensivo falhou na cobertura de um ônibus estacionado que foi saqueado na Avenida Manaim, onde até os cães da rua sabem que se trata de área crítica de segurança.”

Andre Lucio Morais Barros de Paula

11 de março, 2024 | 18:23

“Meu menino de 9 anos foi ameaçado por um torcedor do cruzeiro por esta com a camisa do Atletico passeando no parque ipanema, brincando de bola. Muito mais grave. Respeito as autoridades, lei tem de ser cumprida, mas acredito que nao seja motivo para responder processo, e apreender o drone, a nao ser que nao tenha os documentos devidos dele. porem, uma ameaça a uma criança sim, deveria ser levado a delegacia e responder.”

Roberto

11 de março, 2024 | 16:39

“No máximo era orientar a não fazer isso mais , principalmente pelos direitos de transmissão da partida e risco de acidente de o drone ter um pane, mas levar para um posto policial sem trr envolvido em um acidente etc, é falta do que fazer ! Agora só não entendi, o drone ficou apreendido ???pq não vi na matéria o que aconteceu, só vi que o homem assinou um termo de comparecer à justiça!”

Bom

11 de março, 2024 | 14:41

“As autoridades estão com tempo de sobra ou essa cidade não tem bandidos.
NOIADO E BOCA DE FUMO BROTANDO PRA TODO LADO .
E GASTAM TEMPO COM DRONE???
EITA BAZIL VIU”

João Bolsonaro

11 de março, 2024 | 14:25

“Sera que foi durante, essa ocorrência que os ladrões roubaram o ônibus. Nunca vi tanta polícia pra prender um drone.”

Pedrinho Perito

11 de março, 2024 | 12:23

“JUNIO, não se trata de apenas um brinquedinho, pode ser uma arma, pode ser causar acidentes até fatais....drones são usados em guerras, terrorismo, levar drogas, dentre outras, já pensou se nesse drone tivesse explosivo de torcida diversa?”

Junio

11 de março, 2024 | 11:52

“Uma verdadeira palhaçada, prender uma pessoa com um drone!”

Envie seu Comentário