11 de março, de 2024 | 13:50

Homem suspeito de furto morre em abordagem de seguranças de supermercado no Centro de Coronel Fabriciano

Por meio de nota, empresa afirma que " repudia toda e qualquer tipo de violência, dentro ou fora de suas dependências e que nos seus 65 anos de existência jamais viveu esse tipo de situação"

Reprodução
Cássio Moreira da Silva, de 55 anos, morreu em uma abordagem feita por seguranças de um supermercado na rua Dr. Querubino, Centro de Coronel FabricianoCássio Moreira da Silva, de 55 anos, morreu em uma abordagem feita por seguranças de um supermercado na rua Dr. Querubino, Centro de Coronel Fabriciano

Morador de Coronel Fabriciano, Cássio Moreira da Silva, de 55 anos, morreu em uma abordagem feita por seguranças de um supermercado na rua Dr. Querubino, Centro de Coronel Fabriciano, no começo da tarde desta segunda-feira (11). Testemunhas informaram que Cássio foi considerado suspeito de furto de produtos no supermercado Mineirão e dois seguranças do estabelecimento foram abordá-lo, do lado de fora do comércio, nos fundos da Igreja Matriz de São Sebastião.

O suspeito teria resistido à abordagem e os homens fizeram uso da força para imobilizá-lo. Cássio não resistiu e acabou morrendo. A causa da morte será definida no exame de necropsia, mas os indícios é que tenha sido asfixiado. A Polícia Militar foi acionada e, ao encontrar o indivíduo em situação crítica, o colocou em uma viatura e o levou para o hospital Dr. José Maria Morais. Era tarde demais. O homem deu entrada já sem vida. Os dois seguranças, L.G.B., de 56 anos e D.D.M., de 37 anos, foram relacionados como autores da ocorrência. Ainda não foi esclarecido se o homem foi apanhado, ou não, com produtos furtados.

O segurança de 56 anos informou para a Polícia Militar que recebeu mensagem do colega de trabalho, de 37 anos, informando que o suspeito havia furtado mercadorias no supermercado e que essa seria a segunda vez. O segurança mais velho alega que foi abordar o suspeito do lado de fora, mas Cássio rechaçou a abordagem e o agrediu. O colega de trabalho atuou como reforço e ambos conseguiram dominar o homem, que estava “agressivo e exaltado”.

Os dois funcionários do supermercado não quiseram gravar entrevista e apenas confirmaram, informalmente, que tinha ocorrido, de fato, um furto no supermercado. A reportagem do Diário do Aço entrou em contato com a rede de supermercado, por e-mail, e a resposta chegou depois das 18h. A empresa afirma que "repudia toda e qualquer tipo de violência, dentro ou fora de suas dependências, independente dos fatos ocorridos e que nos seus 65 anos de existência jamais viveu esse tipo de situação pois, sempre priorizou o respeito aos seus funcionários e clientes". A íntegra da nota está mais abaixo.

Veja a atualização da notícia:
👉Seguranças do Mineirão aguardarão em liberdade andamento de inquérito do homicídio de Cassio Moreira em Coronel Fabriciano

Filho de ex-vereador


Cássio era filho do ex-vereador Messias Paulo Moreira, que participou de três legislaturas em Coronel Fabriciano, nos anos de 1967 (5ª Legislatura), 1973 (7ª Legislatura) e 1983 (9ª Legislatura). O ex-vereador, já falecido, dá nome ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do bairro São Domingos.

Família pede justiça


Irmão da vítima, Wanderlúcio Moreira da Silva, de 47 anos, esteve no Centro de Coronel Fabriciano e informou, em entrevista ao jornal, ter sido informado que seu irmão foi flagrado pelos seguranças praticando furto de produtos no interior do supermercado.

“Segundo o segurança, ele estava furtando e eles tentaram dominá-lo e, por ele ser forte, juntaram dois e tentaram a imobilização. No vídeo gravado pelas pessoas, pode-se ver que sentaram em cima da cabeça dele e torceram a perna, os braços, e que ele saiu já na viatura da Polícia Militar, já sem vida, para o hospital”, detalhou.

Wanderlúcio também informou que seu irmão era saudável, não tinha problemas de saúde e nem tomava medicamentos controlados. “A família quer a apuração desse caso aí direito, para ver a responsabilidade disso, né? Porque acho que foi fora da medida, da força, né? Não precisava disso tudo não, uma vida foi ceifada de uma forma brutal. Eu acho que nada justifica”, observou.

Ainda segundo o irmão, Cássio era solteiro, morava sozinho em um pequeno apartamento no Centro, era trabalhador. Tanto que estava com a carteira no bolso e portava dinheiro. “Então eu acho estranha essa história de furto. Nunca roubou, sempre trabalhou. Ele deve ter mais ou menos uns 25 anos de carteira assinada”, concluiu.

Um homem que estava nas proximidades confirma que viu o momento da abordagem a Cássio Moreira. “Sentaram na cabeça, trançaram a perna dele pra lá e pra cá, torceram ele pra lá e pra cá. Nós chegamos ainda pra paziguar e eles ainda ameaçaram a gente e falaram para sair fora senão ‘isso vai acontecer com vocês também’ e ameaçou a gente ainda”, afirmou a testemunha.

O homem que presenciou a cena acrescentou que, quando a polícia chegou ao local, Cássio já estava sem vida. “Pegaram ele e jogaram dentro da viatura como se fosse um porco. Eu achei, assim, totalmente desumano esse ato, e eu nunca vi uma barbaridade dessa”, concluiu.



Mineirão divulga nota oficial



A diretoria do Mineirão Atacarejo informa que apenas tomou conhecimento do ocorrido no início da tarde e que está tomando todas as providências possíveis para apurar todos os detalhes do fato.

Aproveita para deixar deixar claro que, repudia toda e qualquer tipo de violência, dentro ou fora de suas dependências, independente dos fatos ocorridos e que nos seus 65 anos de existência jamais viveu esse tipo de situação pois, sempre priorizou o respeito aos seus funcionários e clientes, inclusive participando e envolvendo suas equipes em ações sociais na busca do respeito e valorização do próximo.

Após colhida todas as informações iremos manifestar junto aos nossos clientes e colaboradores.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

José da Silva

12 de março, 2024 | 16:42

“Os homicidas foram presos em flagrante? A polícia poderia ter retirado o corpo do local antes da perícia? Não foram presos em fragrante como deveria e a policia além de prevaricar cometeu fraude processual ao retirar o corpo antes da perícia. São absurdos atrás de absurdos.”

Fabricianense

12 de março, 2024 | 16:14

“Sou nascido e criado em Fabriciano, interessante compro em todos supermercados nunca fui abordado dessa forma.Antes de ficarem julgando os seguranças esperem que se apurem os fatos.”

Guilhermina

12 de março, 2024 | 15:13

“Tem muitos vigilantes pensando que são autoridade máxima. Tomara que sejam punidos.pegar pelo menos 30 anos de cana. Tomara que haja protesto sim porque só assim a justiça é feita .que mundo estamos vivendo?o ser humano perdeu o amor ao próximo e a dignidade.justica há de ser feita”

Cidadão de Fabri

12 de março, 2024 | 13:56

“Vejo uma grave distorção dos fatos. Primeiro o título da matéria deste conceituado jornal deveria ser "Cliente do S. M. Mineirão é brutamente assassinado por 2 de seus colaboradores", e para alguém ser chamado de suspeito, pela Lei tem q haver prova material conclusiva p tal acusação, e tem mais, desde quando a PM prende vitima de agressão, seguido de morte, e ainda ALGEMA a vítima! e só depois q percebeu a burrada, corre com o corpo para o Hospital, sem prender os assassinos, q de fato os são, restando somente o julgamento p calcular qtos anos de prisão. Indenização por parte do Empregador e da prestadora q contratou os jagunços. Meus sentimentos aos familiares da vítima de assassinato.”

José Barreto da Silva

12 de março, 2024 | 12:13

“Eu como sou Negro .já fui educado a premeditar tudo na vida..se acontecer assim vou agir assim! Minha mãe sofreu muinto para me criiar e educar .não dou mole para ninguém.a vida só dá uma.safra .o perigo não avisa.entao temos de tomar cuidado.entrar en supermercado tem um certo comportamento.en chop outro em casa lotérica outro.passar.peto.de carro forte outro comportamento .passar perto de polícia outro comportamento . chegar em delegacia outro comportamento.a onde tem arma de fogo e homem metido a forte.ten uma.foma.de.agir..estou sempre.alerta.e.sempre.pronto..a vida e uma.so e não podemos dar mole.se não eles tiram ela .e não ti dam de volta..por isso não vacilo..sei me cuidar.e oque todos deveriam aprender..nasci nunha época que todos viviam premeditando as coisas..e ten de ser seu não morre .de graca.nunha dessa os dois teriam dado macha rê na hora.pedindo desculpa.”

Olho Vivo

12 de março, 2024 | 11:04

“Imaginem se a "vitima" fosse negro, o tanto de mimi que isso ia gerar....

ou talvez,

a maioria concordando com a morte.”

Paulo

12 de março, 2024 | 06:43

“? o.empregado despreparo que se acha mais dono do que o patrão. Infelizmente venderam a ideia que a justiça não funciona no Brasil e que devemos fazer justiça com as próprias mãos. Tai, arrumaram um problema pro resto da vida.”

Soares

12 de março, 2024 | 05:37

“Assassina uma pessoa por suspeita de furto de supermercado e ainda aborda a pessoa na área externa como se fossem autoridade polícial cadeia nestes em competentes processo no supermercado”

Rogerio

12 de março, 2024 | 02:06

“Conheço o Cássio e sua família a décadas, essa história está muito mau contada, pessoa espetacular, cara de bem, trabalhador, confesso que tem tempos que não o vejo, mas não acredito que ele perdeu o caráter que sempre teve não mas ainda que tenha acontecido o fato do roubo, é inadmissível um segurança agir dessa forma, nem a polícia a gente vê agir dessa forma. Isso tem que ser apurado sim,ainda mais depois dos seguranças ameaçarem as pessoas que queriam interferir. Pois todos viram que estava tendo isso da força exagerada.”

X9

12 de março, 2024 | 00:22

“Esses 2 assassinos estão ferrados em todos os sentidos...não duvido se na primeira chance não sumirem do mapa do Brasil e virar foragidos no exterior, como virou moda aqui no Vale do Cangaço. Porque supermercado não vai fazer nada por eles, que alias devem ser terceirizados, o patrao vai é dar um pé na bunda que matou o rapaz asfixiado...e kd a filmagem do tal roubo? Tem q aparecer, porque podem ter confundido o cara que morreu, e ao ser acusado injustamente ficou irritado e foi morto...”

Verdadeiro

11 de março, 2024 | 23:53

“E vdd eu frequentava os supermercados Mineirão lá os seguranças fica andando atrás da gente parecendo que achando que vamos robar muito desumano isso”

Betão

11 de março, 2024 | 23:10

“O que esperar de acéfalos que vão a manifestação se dizendo patriotas carregando a bandeira de países estrangeiros kkkkkk”

Betão

11 de março, 2024 | 23:04

“Segurança de supermercado não pode abordar pessoas nas ruas fora das dependências de seus locais de trabalho, isso é serviço da PM, se o fizeram e reproduziram o resultado m@4t3 eram para terem sido presos em flagrante.”

Vigilante

11 de março, 2024 | 23:00

“Código Penal uma agravante para quem praticar violência no exercício de função seja o vigilantes, o segurança clandestino que trabalha em supermercado atacarejo Mineirão de coronel Fabriciano, Atualmente, a pena prevista é de seis meses a três anos de detenção, mais pena correspondente à violência. Se a motivação for discriminação ou preconceito de qualquer espécie, a pena será aumentada pela metade.
A pena também será aumentada pela metade no caso de instauração de investigação policial ou de processo judicial, instauração de investigação administrativa, inquérito civil ou ação de improbidade administrativa contra pessoa inocente, quando motivada por discriminação ou preconceito de qualquer natureza.
O texto insere ainda na Lei de Crimes Raciais a punição a agente público civil ou militar e a profissional privado de segurança que ofender, insultar ou agredir pessoa; aplicar excessivo ou desnecessário rigor; e fazer uso desproporcional da força, motivado por preconceito de qualquer natureza. Nesses casos, a pena será de reclusão de três a cinco anos agora quando e o segurança clandestino mata um cidadão como aconteceu no Mineirão de coronel Fabriciano aí as coisas já mudam a penalidade pode duplicar dependendo do julgamento pode pegar até 30 anos de cadeia por homicídio qualificado caso entenda que foi o motivo fútil. Eu sou vigilante há 16 anos o vigilante tem que ser cordial e tem que ter empatia não racista como os segurança clandestino do Mineirão de coronel Fabriciano eles são muito preconceituosos quantas vezes eu já entrei para fazer compra lá com carrinho e dois segurança ficou todo tempo me vigiando pela pela cor da minha fs pele isso é porque eu já trabalho há 16 anos de vigilante imagine a pessoa que que não conhece lei como eles.. espero que as autoridades apure isso e os dois segurança clandestino possa ser punido devido o homicídio que eles cometeu fora do supermercado Mineirão atacarejo coronel Fabriciano.”

Urias Ede Paula Júnior

11 de março, 2024 | 21:07

“Infelizmente e só mais um, vai ficar por isso mesmo, supermercado tem condições e abafa o caso. Pronto, simples assim!”

Justiça

11 de março, 2024 | 21:02

“Tem um supermercado, quase de frente á igreja católica do melo viana. que tem alguns que se diz segunça, totalmente despreparado. quando agente vai fazer compra. fica nos, olhando de longe com cara de reu" tem que entrar, bem vestido. turma de despreparados...e se sente que é autoridade, para tudo tem Léi...”

Carlos Augusto da Costa

11 de março, 2024 | 21:01

“João bolsonaro vc é um debiloide”

Verdade Nua e Crua

11 de março, 2024 | 20:53

“por isso ninguém nos comentários é delegado de polícia, fazem pré julgamento sem conhecimento de causa, age na emoção, ou seja, opinião meramente pública e sem fundamento técnico qualificado.”

Jose

11 de março, 2024 | 20:42

“Será que em nenhum momento passou pela cabeça destes idiotas que sentar na cabeça de uma pessoa pode matá-la? Esta ação revelou um despreparo absurdo para o cargo que estão exercendo. O supermercado deveria saber disso.”

Oliveira

11 de março, 2024 | 20:29

“Nos apresamos em fazer julgamentos apressados. As imagens não são conclusivas. É estranho a agressão gratuita de um segurança a um cliente. O tempo agora é de calar-se. Há um tempo para tudo. Deixe as investigações avançarem.”

De Olho nos Hipócritas

11 de março, 2024 | 20:28

“Vai ter protesto em praça pública ou vidas de brancos valem menos do que a de negros e pardos?”

Paulo

11 de março, 2024 | 20:27

“Boicote ao Mineirão ninguém compra lá, e se tiver protesto to dentro.”

Paulo

11 de março, 2024 | 20:22

“Se fosse em outro estado o Mineirão teria suas consequências, como em minas fica assim mesmo. Vergonha de ser Mineiro.”

Cidadão

11 de março, 2024 | 19:53

“Pelo teor da nota já podemos saber pra quem vai sobrar esse BO. Matar não vale a pena, principalmente por conta de bens de terceiros. A impressão que tenho é que toda pessoa armada quer atirar, assim como quem tem cargo de "segurança", quer mostrar "força e poder" de polícia - QUE NÃO TEM. E assim a vida do Cássio se foi.”

Arhur

11 de março, 2024 | 19:17

“Em vez de investir em segurança despreparado podia investir na agilidade dos caixas... Ja evitava comprar la, agora que passo longe....”

P P

11 de março, 2024 | 19:05

“Covardia, totalmente desnecessário ação compulsiva desses seguranças, cara trabalhador e de boa família inclusive já trabalhamos juntos, nada justifica, que a justiça de Coronel Fabriciano seja feita, o coração e alma do povo geme de dor com tanta impunidade.”

Coringa

11 de março, 2024 | 19:00

“Que triste isso, na imagem dá pra ver que o rapaz foi sufocado pela bunda assassina do segurança...que forma horrível de se morrer...”

Irnac Valadares

11 de março, 2024 | 18:52

“"Permita-me expressar minha singela observação."
Que situação descabidas, desproporcional e desnecessárias, em sem justificativa plausível.
Afinal se existe câmera de filmagem, deveria ser uma abordagem corriqueira, e jamais chegar a óbito.
Mancha a imagem dos proprietários do supermercado e os envolvidos além ser detidos terão que responder criminalmente por homicídio doloso.”

Elias Pereira Souza

11 de março, 2024 | 18:39

“Absurdo os seguranças deve ser processado imediatamente covardia nem o dono do supermercado teria essa reação ou melhor nem a polícia”

Comunista

11 de março, 2024 | 18:30

“Meus caros pitbulls de mercado, lamento informar mas nessa profissão quando se mata pelos produtos baratos do patrão não se ganha promoção, nenhuma moção de aplauso, nenhuma bonificação no salário, nenhuma homenagem de dever cumprido...o crime vai repercutir na imprensa, nas redes sociais, vai manchar a imagem do supermercado...e esses dois imbecis violentos vão ter que responder sozinhos pela burrada que fizeram, pagar advogado criminalista q é bem caro, levar processo da família do rapaz que pelo visto não é qualquer Zé ninguém... e vao ganhar cadeia no fim...esses 2 panacas vão ser jogados aos leões, merecidamente...”

Negão

11 de março, 2024 | 18:19

“Esses covarde mataram um trabalhador, e jugando o livro pela capa, agiram sem experiência nenhuma”

Xerife Bronson

11 de março, 2024 | 18:04

“Essa treta não deve ter começado hoje, mas pode ser que tenham decidido acabar com ela hoje. Aqui tá assim agora, qualquer supermercado e padaria tem esse tipo de gente que se diz segurança, desconfiam da pessoa pela aparência e vigiam com olhar ameaçador. Muita gente praticando pequenos furtos criou essa oportunidade de trabalho. Cabe ao supermercado apresentar a filmagem do rapaz roubando os produtos, o suposto crime que custou a vida dele...”

Deigson

11 de março, 2024 | 17:40

“Rapaz esses caras esqueceram que ele tem família e gente...falo nada”

Miriam

11 de março, 2024 | 17:38

“João Bolsonaro,queria ver se um da sua família vc estaria falando assim,totalmente desumano seu comentário,meus sentimentos aos familiares e amigos”

Samara

11 de março, 2024 | 17:05

“Que a justiça seja feita corvadia isso 2 em 1 só”

Amelia Pereira

11 de março, 2024 | 16:44

“Morreu???? Ou foi assassinado???
Que se apure todos os detalhes .
Que a investigação seja rigorosa.”

Tiago Punk

11 de março, 2024 | 16:02

“Sou vigilante treinado e capacitado infelizmente muitos que atuam nessa área não tem curso e nem treinamento e lamentável uma situação dessa porque poderiam mobilizar o suspeito até a chegada da polícia ainda mais tinha dois seguranças sem palavras e uma vergonha ver esse tipo de cenário uma vergonha esse seguranças”

Fabio

11 de março, 2024 | 15:57

“Se segurança esta matando pessoas, imagina guarda civil na região.”

Joao Paulo

11 de março, 2024 | 15:52

“Abordagem sem necessidade ele estava errado mais não de tanta violência, quanto que vale uma vida ....”

Rafael

11 de março, 2024 | 15:46

“A sociedade está doente, li vários comentários de pessoas doentes... furto, roubo, nada disso justifica tirar a vida de um ser humano, se vc "cidadão de bem" pensa o contrário, vc precisa de ajuda, procure um psiquiatra, VC ESTÁ DOENTE!”

Mineiro

11 de março, 2024 | 15:45

“Esses seguranças de supermercado se acham,autoridade
Quando entro no supermercado Brasil em Timóteo quase não tenho paz para comprar
Ficam olhando como se agente fosse bandido
São mal preparados e não recebem nenhum tipo de treinamento
Deveriam ser presos por homicídio no mínimo com duas qualificadoras”

Vigilante Com Curso

11 de março, 2024 | 15:43

“Vigilante/segurança privada tem que conhecer, seus direitos e cumprirem seus deveres ;o que muitos para manterem seus empregos ultrapassam os limites entre o que pode e o que não pode ser feito "NÃO SEI SE É O CASO" !Mas se ultrapassou seus limites, vão ter problemas sérios com a justiça !!! Só lembrando acima de seus limites já é uma situação passa ser resolvida pela segurança pública policias !!! E a situação pode se complicar ainda mais se eles não tiverem feito o curso ou se se feito estiver com a reciclagem vencida )!!QUERO DEIXAR MINHAS CONDOLÊNCIAS AOS FAMILIARES E AMIGOS DO CASSIO .”

Rodrigues

11 de março, 2024 | 15:34

“O cara era suspeito e se ele não tiver nada a ver com a história? Muita crueldade ?”

Lucimar Vasconcelos

11 de março, 2024 | 15:25

“Que coisa horrível! Seguranças se sentindo no direito de assassinar pessoas. Pra chegar ao óbito houve muita violência contra o suspeito. A Polícia Militar deveria ter sido chamada para conduzir o suspeito. Muito triste isto. Já não comprava nesse supermercado, agora que não vou mesmo. Com esse despreparo, entra para comprar abóbora e pode voltar no caixão!?”

Baiana

11 de março, 2024 | 15:24

“Acho desnecessário esse tipo de abordagem ..”

Fátima

11 de março, 2024 | 15:15

“Quanta covardia !!!!!”

Amigo do Cassinho

11 de março, 2024 | 15:01

“Seu João Bolsonaro, queria que fizesse esse comentário se fosse seu filho, seu pai, seu irmão ou qualquer um que você tivesse carinho, amor e respeito. Seu ignorante.”

Adalberto Fernandes

11 de março, 2024 | 15:00

“Morreu no local já chegou no Hospital Jose´Maria de Morais morto, com documentos pessoais, carteira com documentos e dinheiro, despreparo, violência e truclência”

Jr

11 de março, 2024 | 14:42

“Conheço o Cassinho desde criança ,sou amigo dele e da família dele e ele não precisava disso ! Seguranças covardes e despreparados a família dele é uma família de pessoas boas e inclusive seu pai foi vereador em Cel Fabriciano!
Que se apurem os possíveis excessos e se aconteceu que esses seguranças respondam !
Descanse em paz meu amigo e a família os nossos sentimentos!”

Bom

11 de março, 2024 | 14:31

“QUE COVARDIA HEIN, ESSES MERCENÁRIOS DONOS DE SUPERMERCADO FATURAM MILHÕES E NÃO PERDEM NADA NEM O PAPELÃO E O PLÁSTICO, VENDEM TUDO, COBRAM DOS CAMINHONEIROS PRA DESCARREGAR SUAS PRÓPRIAS MERCADORIAS E QUANDO UM PRODUTO VENCE , É TROCADO PELO FORNECEDOR.
O RAPAZ ESTÁ ERRADO, MAS NÃO PRECISAVA SER ASSASSINADO COVARDEMENTE.
SE TIVÉSSEMOS UM POVO UNIDO, JAMAIS PISARIAM NESSE MERCADO NOJENTO E ASSASSINO.
O PIOR QUE VÃO DEFENDER O MERCADO.”

Bc Sávio

11 de março, 2024 | 14:30

“segunda vez que esse mesmo rouba no mesmo supermercado, na semana passada o mesmo furtou supermercado e entrou em lutar corporal com os seguranças do estabelecimento e agrediu uma promotoras de vendas . Rouba mercadorias do supermercado para está mantendo o vício do crack.”

Guilhermina Maria de Faria Reis

11 de março, 2024 | 14:27

“? um caso complicado mas se foi apenas suspeita não precisava tanto.”

Cangaceiro Véio

11 de março, 2024 | 14:25

“Aqui no Vale do Cangaço se mata por qualquer motivo, por qualquer coisa ou por coisa alguma...”

Joao Bolsonaro

11 de março, 2024 | 14:20

“Deus a de abençoar que os seguranças ,nao sejam culpados. Porque aqui no Brasil e assim,quando morre a vítima o bandido e o coitadinho,e quando o bandido morre, ele e martir”

Paulo

11 de março, 2024 | 14:19

“Uso desproporcional da força.
Esqueceram que no Brasil não existe pena de morte.
Agora o supermercado vai pagar uma bela indenização para a família.”

Envie seu Comentário