14 de março, de 2024 | 08:00

Nova onda de calor deve atingir o Vale do Aço nos próximos dias

Matheus Valadares
Temperaturas devem subir nos próximos dias, com elevação de até 5º CTemperaturas devem subir nos próximos dias, com elevação de até 5º C
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Uma nova onda de calor está para “invadir” Minas Gerais e a região do Vale do Aço não deverá ficar fora dela. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) prevê que as temperaturas podem aumentar em até 5º C. A onda de calor deve chegar até sexta-feira (15).

“A chegada de uma nova onda de calor vai aumentar em até 5 graus a temperatura máxima em diversas regiões do estado de Minas Gerais. Os moradores da região do Vale do Rio Doce vão enfrentar temperaturas máximas entre 33 e 36 graus”, afirma o superintendente de Gestão de Desastres da Defesa Civil, major Luís Antônio e Silva.

Naturalmente, o verão já é uma estação com temperaturas altas, e neste momento que os termômetros ultrapassam a normalidade, é importante que a população fique atenta para alguns sintomas físicos, como dor de cabeça, sangramento nasal, garganta seca e irritada, cansaço e dificuldade de respirar.

“A Defesa Civil de Minas Gerais alerta para a população tomar certos cuidados, como beber mais água, passar protetor solar e usar roupas mais leves. Outra boa opção é manter os ambientes úmidos e arejados, deixando as janelas abertas e fazendo uso dos umidificadores de ar ou até de bacias com água”, explica o superintendente.

Previsão do tempo
Segundo o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), a chegada de uma nova onda de calor vai aumentar em até 5°C a temperatura máxima em diversas regiões do estado.

A meteorologia do Climatempo projeta que o dia mais quente será o próximo domingo (16), com máximas de 37ºC. Hoje, amanhã e sábado (17), os termômetros podem bater na casa dos 36ºC. Há possibilidade de pancadas de chuvas.
A nova onda de calor que já influencia outras regiões do Brasil nesta semana deve se prolongar até o fim do verão, que se encerra no dia 20 de março, próxima quarta-feira.

Anomalia de temperatura na região
O ano de 2023 foi o mais quente já registrado na Terra. Conforme já publicado pelo Diário do Aço, um estudo inédito realizado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), publicado inicialmente pelo jornal O Globo, do Rio de Janeiro, revelou a elevação de temperatura nas cidades brasileiras.

De acordo com o levantamento, em Ipatinga houve uma elevação de 2,8ºC em novembro e 1,47ºC em dezembro. Em Coronel Fabriciano, a elevação foi mais branda nos dois meses, sendo 2,59ºC em novembro e 0,92ºC no mês seguinte. A cidade de Santana do Paraíso aqueceu 2,78ºC e 1,51ºC nos dois últimos meses do ano, respectivamente. Timóteo foi o município da região que teve a maior variação em novembro, registrando 2,82ºC. Em dezembro, o acréscimo na temperatura foi de 1,32ºC.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário