17 de março, de 2024 | 06:00
Hora de definições
Fernando Rocha
Todas as atenções voltadas para os jogos decisivos que definirão os finalistas do Campeonato Mineiro.Ontem, tivemos, no Mineirão, o confronto entre Cruzeiro x Tombense, que empataram sem gols na primeira partida, no último domingo, disputada aqui no Ipatingão, o que manteve a vantagem do empate ao favorito Cruzeiro.
Hoje, às 19h, no Independência, sairá o outro finalista do jogo entre América x Atlético, que venceu em casa a primeira partida, por 2 x 0, inverteu a vantagem do Coelho e pode empatar ou até perder por um gol de diferença.
Mais uma vez, a competição estadual chega à reta final com a clara tendência de uma final entre os dois grandes rivais, Galo e Raposa, mas há quem acredite em zebras”, que estão cada vez mais raras no futebol atual. "No creo en brujas, pero que las hay, las hay”, diz o ditado popular espanhol.
Brasil favorito
A Copa Libertadores/2024, principal competição do continente, já conhece todos os times classificados para a fase de grupos e que vão em busca do título, a chamada glória eterna”.
Depois de três etapas eliminatórias, foram definidos 32 clubes, separados em quatro potes, para o sorteio de divisão dos grupos que será realizado na noite desta segunda-feira, pela Conmebol, em sua sede no Paraguai.
No total, o Brasil tem sete representantes nesta Libertadores: o atual campeão Fluminense, Palmeiras, Flamengo, Grêmio, São Paulo, Atlético-MG e Botafogo.
A Argentina lidera com 25 conquistas e o Brasil detém 23 troféus conquistados, mas defende uma hegemonia no continente que vem desde 2019, com uma alternância entre Flamengo e Palmeiras, cada um com dois títulos, sequência quebrada pelo Fluminense no ano passado.
Pelo ranking da Conmebol, seis times brasileiros do Pote 1 serão cabeças de chave: Fluminense, Palmeiras, Flamengo, Grêmio, São Paulo, além do Galo que, no entanto, ficará no Pote 2.
Pelo menos, o time alvinegro não irá enfrentar os outros brasileiros cabeças de chave, porque o regulamento não permite que equipes do mesmo país caiam na mesma chave, única exceção dos classificados das fases prévias, o que poderá significar um confronto do Galo com o Botafogo.
FIM DE PAPO
Vou projetar o sorteio amanhã na Conmebol com duas situações para o Galo, uma boa e outra ruim. Um grupo da morte” ou o pior cenário poderia ser a chave composta por Galo, River Plate (Argentina), Milionários (Colômbia) e Botafogo. No melhor cenário, o grupo poderia ser chamado de mamão com açúcar”, formado por Atlético, Peñarol (Uruguai), Alianza Lima (Peru) e Caracas (Venezuela).
Tivemos, também, a definição das 20 equipes que vão disputar a 3ª fase da Copa do Brasil, se juntando aos 12 times da Libertadores, além dos campeões de torneios apoiados pela CBF. Dos mineiros, só resta o Galo, que ainda não participou da disputa. As equipes serão divididas em dois potes com base no ranking da CBF: os 16 melhores ficarão no pote 1 e os outros 16 no pote 2. Na 3ª fase, os jogos passarão a ser de ida e volta, com VAR; o gol fora não será levado como critério de desempate; em caso de igualdade, a decisão será nos pênaltis. Até o fechamento desta coluna, a data do sorteio para definir os confrontos ainda não havia sido definida pela CBF.
A Champions realizou o sorteio dos confrontos de mata-matas, a se lamentar a final antecipada entre Real Madrid x Manchester City, que se enfrentarão no Santiago Bernabéu, no dia 9 de abril, e jogo de volta, em 16 de abril, no Ettihad. Quem se classificar enfrentará o ganhador de Arsenal x Bayern, primeiro jogo em Londres e o outro em Munique. O Atlético de Madrid jogará contra o Borussia Dortmund, primeiro na Espanha e depois na Alemanha; o Barcelona vai a Paris e depois recebe o PSG. Nas semifinais, os vencedores desta chave se encontram.
O Ipatinga começou bem o torneio da morte”, ao derrotar o Democrata/GV, por 4 x 3, em jogo dramático, disputado no Ipatingão, na última terça-feira. O Tigre tem muito tempo para se preparar visando ao próximo confronto, que será na próxima quinta-feira, 21/03, às 20h, contra o Patrocinense, no Alto Paranaíba. O torcedor do Tigre vai ficar ligado no jogo de amanhã, às 20h30, no Mamudão/GV, entre o Democrata x Patrocinense, seus dois adversários neste torneio eliminatório que vai indicar os dois rebaixados à segunda divisão no próximo ano. Segundo cálculos dos pitaqueadores, serão necessários 8 pontos para escapar da degola.(Fecha o pano!)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]















