19 de março, de 2024 | 16:22
Artista mineiro tem obra-mural exposta no Palácio dos Correios
Temas como a afetividade, o sacro, o profano, a dor, o amor e a consciência social são fontes de inspiração para o artista mineiro Bernardo LadoBeco, que traduz em pinturas vibrantes a essência da vida social. Sobre o tema da educação financeira, uma de suas obras está exposta no histórico Palácio dos Correios, prédio clássico e imponente da capital São Paulo. A pintura foi produzida por ele no ano passado, durante a passagem do projeto Serasa na Estrada por Belo Horizonte.A mostra Arte na Lona - A Educação Financeira em Arte” conta com a parceria dos Correios, reúne 18 obras de 21 artistas de todo o país e faz parte do maior mutirão nacional já formado por instituições públicas e privadas para combater a inadimplência que afeta milhões de famílias.
Nascido e criado no bairro Lagoinha, em Belo Horizonte, Bernardo LadoBeco é artista plástico graduado pela Escola Guignard, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Há 18 anos, colore as ruas com grafite e integra o grupo Arte Urbana Rupestre. Em suas obras, aborda assuntos como desigualdade, violência, racismo, empoderamento, identidade e resgate cultural. Sua arte transcende muros, com exposições e painéis em Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás. Bernardo LadoBeco também compartilha conhecimento, ministrando oficinas de grafite em projetos sociais.
Em 2023, o artista belo-horizontino foi convidado para participar do projeto Arte na Lona”, iniciativa cultural que acompanhou o caminhão rosa da Serasa, que percorreu o país a partir de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, passou por todas as cinco regiões e encerrou seu roteiro na Amazônia, sempre levando a mensagem da educação financeira e serviços de finanças pessoais.
As pinturas de Bernardo e as de outros 17 artistas plásticos, ilustradores, grafiteiros e muralistas por onde a caravana passou acabaram formando um emocionante mosaico com a geografia, a cultura e a visão das diferentes porções regionais do Brasil. Mais informações pelas redes sociais no @serasa.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]