Expo Usipa 2024 02 - 728x90

01 de abril, de 2024 | 16:00

Coletivo de artistas da região ocupa galeria do Centro Cultural Usiminas

Fotos: AVVA Coletivo/Divulgação
Artistas do AVVA durante produção da videoperformanceArtistas do AVVA durante produção da videoperformance
A Galeria Hideo Kobayashi, no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, recebe a partir desta terça-feira (2/4) a exposição “Modos de Veracidade”, do AVVA Coletivo de Artes. Esta é primeira exposição presencial do grupo formado pelos artistas Fernanda La Noce, Luciano Botelho, Nilmar Lage, Rodrigo Zeferino, Rosane Dias e Wenderson Godoi, todos do Vale do Aço. Aberta ao público a partir de quarta-feira (3/4), a mostra e tem curadoria de Tiago Carvalho e marca o encerramento do projeto “Ciclo de oficinas e exposição do AVVA Coletivo”, patrocinado pela Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

“O visitante da exposição vai se deparar com imagens de grandes dimensões que contrastam com outras em pequenos formatos. Haverá trabalhos de videoperformance sendo reproduzidos em diferentes ambientes e em suportes tecnológicos variados”, informa a produção. A mostra traz obras de referência na fotografia, na performance, na pintura e na escultura que abordam desde a floresta do Parque Estadual do Rio Doce aos centros urbanos e seus detalhes inusitados nos cenários concebidos pelos artistas, que atuam há mais de 20 anos na cena do Vale do Aço.
“Os trabalhos que produzimos nesse período tratam de questões diversas, mas em todos eles nós tentamos falar sobre a nossa vivência e as peculiaridades do território que habitamos, esta terra cheia de contrastes que é o Vale do Aço”, afirma Rodrigo Zeferino, coordenador do projeto. O artista da fotografia explica que “apesar dessa variedade de linguagens, as obras estabelecem conexões entre si”.

Cenas periféricas da cidade: ''dimensões e contrates''Cenas periféricas da cidade: ''dimensões e contrates''
Curadoria
O responsável por evidenciar os diálogos entre os trabalhos exibidos pelo grupo é o curador - e também artista multidisciplinar - Tiago Carvalho. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com experiência em educação, curadoria de arte e gestão de instituições culturais, Tiago é natural de Coronel Fabriciano e iniciou sua carreira artística no Vale do Aço. Atualmente, trabalha no setor cultural do Consulado Geral do Brasil, em Nova York, onde atua na coordenação e gestão de projetos artísticos com o objetivo de promover a cultura brasileira nos EUA.

Obras falam da terra local e estabelecem conexões entre siObras falam da terra local e estabelecem conexões entre si
Devido à origem em comum e também por já conhecer previamente as trajetórias individuais dos artistas do AVVA, a identificação do curador com o conjunto de trabalhos apresentado pelo grupo foi imediata, o que colaborou para que Tiago potencializasse as obras ao sugerir diferentes formas de apresentação. “‘Modos de Veracidade’ está repleta de conceitos que convidam o visitante à livre fruição e ao pensar. Paisagem, memória, cidade e verdades são algumas das narrativas que ricamente tecem as expressões artísticas apresentadas nesta mostra, que, por sua vez, celebra o longo processo criativo desenvolvido pelo grupo”, revela o curador.

O projeto
Desenvolvido a partir de 2023 e até o início de 2024, o projeto “Ciclo de oficinas e exposição do AVVA Coletivo” viabilizou a realização de atividades formativas desenvolvidas pelos integrantes do coletivo e convidados, entre eles o doutor em Artes pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Eduardo de Jesus. A programação incluiu oficinas de artes plásticas, fotografia e dança contemporânea direcionadas a estudantes, atores de teatro e comunidade.

SERVIÇO
Exposição “Modos de Veracidade”
Abertura: 2 de abril, às 19h
Visitação: 3 de abril a 11 de maio
Local: Galeria do Centro Cultural Usiminas
Agendamento de visitas mediadas pelo WhatsApp: 31 98437-3330
Visitação gratuita: de terça a sábado, das 12h às 20h

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário