02 de abril, de 2024 | 16:12

Conscientização do Autismo: obras do Natea devem ser concluídas em junho

Divulgação
Uma caminhada pela cidade foi uma das ações no Dia Mundial de Conscientização do Autismo Uma caminhada pela cidade foi uma das ações no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Ao longo desta terça-feira (2), em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a administração de Ipatinga organizou uma série de eventos dando ainda mais visibilidade para as políticas de inclusão que têm sido desenvolvidas. Conforme o governo, entre as ações estão roda de conversa e uma intervenção teatral para pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ação de panfletagem e caminhada de conscientização.

Na próxima quarta-feira (10), será promovida a palestra “Diálogos sobre Autismo e Saúde Mental: Um convite à Reflexão e à Ação nas Políticas Públicas”. Este evento é um chamado para um diálogo na construção de políticas públicas voltadas para o autismo no município, com a presença do psiquiatra infantil Rossano Cabral Lima. Será no auditório da Faculdade de Medicina Afya Ipatinga" das 12h30 às 17h.

Natea em fase final
O Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista – Natea, que funcionará na antiga UBS do Jardim Panorama (rua Vitória, 85), está na fase final de construção, com previsão de entrega das obras em junho. “Este equipamento vai ofertar atendimento completo pelo SUS”, conforme divulgado pela administração ipatinguense.

Com uma área construída de 558 m² e um investimento de mais de R$ 800 mil, o Natea contará com 16 salas, onde os usuários receberão atendimento de uma equipe multiprofissional, composta por psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, médicos, nutricionistas e terapeutas ocupacionais, entre outros.

O Natea estará focado no atendimento de pessoas com TEA na faixa etária de um a 12 anos, priorizando as crianças até seis anos, embora outros grupos etários também sejam acolhidos.

O prefeito Gustavo Nunes ressalta que a implantação do Núcleo é resultado de uma parceria com o Ministério Público. “Nosso objetivo é garantir um atendimento responsável e acolhedor, oferecendo todo o suporte necessário para elas e suas famílias”, destacou.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Rafaela

02 de abril, 2024 | 22:22

“Espero que os profissionais que vão atender sejam terceirizados para funcionar ao contrário vai ser igual nas UBS 2 anos na fila de espera sem atendimento.”

Envie seu Comentário