08 de abril, de 2024 | 16:21

Dos 19 vereadores de Ipatinga, apenas quatro permaneceram nos mesmos partidos

Arquivo DA
Com as trocas, as bancadas do PT, PP, Cidadania e União Brasil passam a ter duas cadeiras cada uma na CâmaraCom as trocas, as bancadas do PT, PP, Cidadania e União Brasil passam a ter duas cadeiras cada uma na Câmara

Com o fim da janela partidária no fim de semana, diversos políticos escolheram o partido pelo qual querem disputar as eleições municipais de outubro de 2024.

“A Lei dos Partidos Políticos (9.096/1995) determina que os mandatos são dos partidos, e não dos vereadores e que estes são eleitos pelo modelo do voto proporcional. Porém, a legislação abre uma brecha, conhecida como janela partidária, que permite a troca de legendas seis meses antes do pleito, para que eles possam trocar de partido sem perder o mandato”, explicou a assessoria de comunicação da Câmara de Ipatinga.

Na cidade, dos 19 vereadores que cumprem mandato na Casa Legislativa, “apenas quatro continuaram nos mesmos partidos: as vereadoras Cida Lima e Cecília Ferramenta, ambas petistas; Vianei, que continua no Avante e Avelino Cruz, que permaneceu no PP”, conforme divulgou a Câmara.

O Avante passou a contar com mais uma cadeira no Legislativo, já que Zé Terez saiu do PSL e filiou-se ao partido.
Mudaram de partido os vereadores Ademir Cláudio, do MDB para o Cidadania, e Adiel Oliveira, do PMN para o PMB. Quem também passa a fazer parte da nova bancada no Partido da Mulher Brasileira (PMB) é Welington da Floricultura, que deixou o PSC.

Toninho Felipe saiu do Cidadania e filiou-se no Agir. Os vereadores Tunico e Nivaldo Antônio saem respectivamente do Podemos e do PTC e passam a fazer parte do PP e do PMN. Hermínio Bernardo saiu do PSDB e filiou-se ao Novo.

O partido União Brasil contará com duas cadeiras na Casa, as dos vereadores Coronel Silvane e Professor Ney, que saíram do PSC e PTC. O presidente da Casa, Ley do Trânsito, saiu do PSD e filiou-se ao PL. A vereadora Mariene Patrícia saiu do Patriotas e foi para o Republicanos.

Chiquinho saiu do PP e migrou para o Cidadania; Daniel do Bem saiu do PSD e foi para o PV; e, por fim, Fernando Ratzke deixou o Cidadania e filiou-se ao Rede Sustentabilidade.
Com as trocas, as bancadas do PT, PP, Cidadania e União Brasil passam a ter duas cadeiras cada uma na Câmara de Ipatinga.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Antonio Carlos Cabral

10 de abril, 2024 | 09:39

“Dos que aí estão só vejo a vereadora CIDA LIMA como referência representativa dos reais interesses da população.”

Selmo

09 de abril, 2024 | 12:21

“sou natural de ipatinga nunca deixei de votar,mas bancada de vereadores e a pior bancada que a camara munipal de ipatinga ja teve.”

Marcos

09 de abril, 2024 | 10:37

“Isso só prova que já não existe mais ideologia partidaria, virou uma bagunça.
NÃO A REELEIÇÃO DE NENHUM DELES. COLOCAR 100% DE NOVATOS.
TALVEZ VAMOS DESCOBRIR POLITICOS BONS PARA " LEGISLAR " E NÃO FAZER " ASSISTENCIALISMO "”

Geraldo

09 de abril, 2024 | 07:57

“O povo de Ipatinga não sabe, mas tem um Centrão na cidade que só atrasa o desenvolvimento de Ipatinga. É terrível. Cada um desses vereadores tem vários cargos de confiança dentro da prefeitura, em troca, votam tudo que o prefeito pede, sem ao menos discutir, sem analisar se é bom ou não para a população.”

Liandra

09 de abril, 2024 | 07:43

“Pularam fora dos partidos de olho nas verbas dos deputados. Só interessam uma boquinha para seus eleitores na prefeitura e verbas de gabinete para gastar a vontade pois o dinheiro não é deles.”

Cidadaão

09 de abril, 2024 | 06:29

“A ÚNICA QUE SE SALVA É A VEREADORA PROFESSORA CIDA LIMA, QUE SEMPRE VOTA EM FAVOR DO POVO E CONTRA O PREFEITO”

Rodrigo

08 de abril, 2024 | 21:31

“Quando a sociedade perceber que o voto em vereadores, deputado estadual, deputado federal e senador é um voto jogado no lixo,aí sim talvez o Brasil possa entrar nos eixos.”

Amílcar

08 de abril, 2024 | 20:47

“Boa noite.
Concordo cv,piores vereadores que ja tivemos ...nenhum ganham meu voto.
São péssimo
Grato”

Desespero Bate na Porta

08 de abril, 2024 | 19:48

“Estão desesperados, pois pior que o prefeito são estes vereadores aí, vamos renovar geral!!!”

Betão

08 de abril, 2024 | 19:42

“? só os eleitores de Ipatinga aprenderem a não reeleger parasitas.”

Paulo

08 de abril, 2024 | 18:44

“Pior legislativo da história de Ipatinga”

Envie seu Comentário