10 de abril, de 2024 | 16:39
Brasileirão 2024: árbitros vão explicar decisões do VAR ao púbico
Lucas Figueiredo/CBF
Os anúncios serão feitos pelo microfone que o árbitro já utiliza; objetivo é dar mais transparência ao trabalho da arbitragem
Os anúncios serão feitos pelo microfone que o árbitro já utiliza; objetivo é dar mais transparência ao trabalho da arbitragemO Campeonato Brasileiro 2024 vai começar neste sábado (13) com uma novidade na arbitragem. Os árbitros vão explicar as decisões revisadas pelo VAR ao público já a partir da primeira rodada da competição. Os anúncios pelo sistema de som das arenas serão feitos pelo microfone que os árbitros já usam.
A novidade vai começar com dois jogos no domingo (14), que serão transmitidos pela TV aberta. Os confrontos entre Vasco e Grêmio, em São Januário, e Corinthians e Atlético, na Neo Química Arena, ambos às 16h, serão os primeiros a contar com a nova tecnologia.
A medida segue a orientação do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, de dar cada vez mais transparência nas decisões da arbitragem. A Comissão de Arbitragem da CBF recebeu a aprovação da Fifa para implementar o recuso. A comunicação da decisão foi testada recentemente nos Mundiais de Clubes da Fifa. A novidade foi testada recentemente na final da Supercopa Feminina 2024.
Em fevereiro, a árbitra Deborah Cecília Cruz Correia anunciou para os torcedores que anularia o gol do Cruzeiro marcado irregularmente por Byanca Brasil, durante jogo entre o time mineiro e o Corinthians, na Neo Química Arena. O VAR recomendou que a árbitra revisasse a jogada. Pelo replay, ela assinalou toque no braço da jogadora cruzeirense, invalidou o gol e fez o anúncio para o público.
"Entendemos que é um avanço muito grande essa ferramenta de transparência. A CBF já trabalha com o telão ao vivo das revisões, com as linhas virtuais no telão e na televisão. Essa novidade é um respeito para quem está nas arquibancadas e para quem está assistindo pela televisão. É esclarecedor e dá mais credibilidade para a figura do árbitro. Além da transparência, revelar as decisões, humaniza a figura do árbitro e dá a ele o poder de explicação para que as pessoas entendam desde quando ele toma a decisão final", disse o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















