PREF BELO ORIENTE MAIO LARANJA 02 - 728X90

20 de abril, de 2024 | 15:00

Reparação histórica à inconfidente Bárbara Heliodora

Gil Leonardi/Imprensa MG
A cerimônia tradicional é realizada em Ouro PretoA cerimônia tradicional é realizada em Ouro Preto
O governo estadual realiza a entrega da Medalha da Inconfidência, honraria concedida a personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do país, neste domingo (21), em Ouro Preto. A solenidade integra a Semana da Inconfidência em Conexões. Como parte das tradições, a capital do estado é transferida simbolicamente para Ouro Preto no dia.

Na solenidade deste ano, serão entregues 170 condecorações: 40 Grandes Medalhas, 58 Medalhas de Honra e 72 Medalhas da Inconfidência. O agraciado com o Grande Colar será o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC), sociólogo e autor de vários livros sobre mudança social e os condicionantes políticos do desenvolvimento do Brasil e da América Latina.

Reconhecimento
A cerimônia de 2024 será marcada também por homenagem à poeta Bárbara Heliodora, heroína da Inconfidência Mineira. Despojos, ou seja, uma porção de terra do túmulo de São Gonçalo do Sapucaí, no Sul de Minas, serão levados para o Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, onde ficarão no Panteão dos Inconfidentes, espaço que celebra os heróis desse período emblemático da história.
O Panteão abriga outros heróis da Inconfidência, incluindo Tiradentes e Alvarenga Peixoto, que era casado com Bárbara Heliodora. Além de homenagear a poeta, o reconhecimento promove uma reparação histórica, já que ela participou ativamente da Inconfidência, mas não teve o devido reconhecimento à época por ser mulher.

Condecoração
A entrega da Medalha da Inconfidência foi instituída em 1952, pelo governador Juscelino Kubitscheck. A honraria ocorre tradicionalmente todo dia 21 de abril, Dia de Tiradentes, em alusão a Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira, movimento de independência que teve como epicentro a cidade de Ouro Preto, no século XVIII. Tiradentes foi executado em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro.
Pelo segundo ano consecutivo, a Semana da Inconfidência tem atividades em Ouro Preto e Tiradentes, no Campo das Vertentes, duas cidades marcadas pela memória da Inconfidência Mineira. Ouro Preto, capital do estado de 1823 a 1897, foi epicentro do movimento de luta pela independência da coroa portuguesa, enquanto o município de Tiradentes, então Vila de São José, sediou uma das primeiras reuniões dos inconfidentes, em 1788, posteriormente recebendo o atual nome em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário