PREF BELO ORIENTE MAIO LARANJA 02 - 728X90

19 de abril, de 2024 | 14:43

Medalha da Inconfidência: FHC será o principal agraciado neste domingo

Valter Campanato/Agência Brasil
O Grande Colar será entregue este ano ao ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, que ocupou o cargo de 1995 a 2002O Grande Colar será entregue este ano ao ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, que ocupou o cargo de 1995 a 2002

O Governo de Minas irá condecorar personalidades e instituições com a Medalha da Inconfidência, neste domingo (21), em Ouro Preto. A honraria foi criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck e é entregue, tradicionalmente, todo 21 de abril, Dia de Tiradentes, em alusão a Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira, movimento de independência que teve como epicentro a cidade de Ouro Preto, no século XVIII.

Tiradentes foi executado em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro, e a data resgata os valores históricos de Minas Gerais, como a luta por um processo mais democrático e de liberdade.

Serão agraciadas 171 pessoas e entidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil, em quatro designações: Grande Medalha (40), Medalha de Honra (58), Medalha da Inconfidência (72) e Grande Colar (1), honraria concedida a chefes de Estado, chefes de governo e chefes dos demais Poderes da União.

O Grande Colar será entregue este ano ao ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, que ocupou o cargo de 1995 a 2002.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, fará a entrega das medalhas no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário