20 de abril, de 2024 | 14:30
Mais de 80% dos mineiros já renovaram a CNH na modalidade digital
Divulgação
Serviço digital dispensa deslocamento até uma UAI e pode ser feito no celular; Clínicas médicas também passaram a aceitar pagamento em formato digital
Serviço digital dispensa deslocamento até uma UAI e pode ser feito no celular; Clínicas médicas também passaram a aceitar pagamento em formato digitalO serviço de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que antes necessitava de vários deslocamentos, hoje pode ser resolvido em casa, no computador ou celular com apenas alguns cliques. A solicitação do novo documento está disponível na modalidade on-line em qualquer lugar do estado, dispensando a ida do cidadão a uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI) ou a outro posto de atendimento.
O pedido de renovação pode ser feito no site da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), ou pelo aplicativo oficial do Governo de Minas MG App.
A solicitação digital de renovação da CNH representa a maior parte dos atendimentos prestados em Minas Gerais. Somente em fevereiro deste ano, das 119.465 solicitações, 98.932 foram digitais, 83% de todos os pedidos pelo serviço. O cidadão só precisa se deslocar para fazer os exames médicos.
O processo é todo virtual, e a nova CNH é recebida no domicílio cadastrado pelo condutor. Para quem possui a Carteira Digital de Trânsito (CDT), o documento é liberado no mesmo dia.
Quem possui o MG App é avisado com 30 dias de antecedência da necessidade de renovar a CNH, podendo fazer todo o procedimento no aplicativo. Na mesma notificação, já é possível realizar o atendimento. É só preencher os dados, emitir a taxa de pagamento e agendar a clínica na página que é direcionada para o usuário.
Simplificação
Outra facilidade na renovação de CNH é o pagamento dos exames médicos disponíveis em duas modalidades digitais, podendo ser no cartão ou no Pix. Antes, o atendimento nas clínicas credenciadas só podia ser feito com dinheiro físico, mas, agora, o cidadão tem mais uma opção prática e digital.
A condutora Clécia Kalic, moradora de Belo Horizonte, realizou a renovação do documento digitalmente e afirmou que a praticidade e a rapidez fizeram toda a diferença.
Foi um processo muito rápido, um salto gigantesco em relação a cinco anos atrás, quando eu tinha renovado anteriormente. Agora, em poucas horas, eu já tinha a minha nova CNH e estava habilitada para poder dirigir no mesmo dia. Me impressionou bastante a agilidade do serviço”, contou Clécia.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]












