22 de abril, de 2024 | 17:01
Mineiros vencem seletiva inédita de mundial de danças urbanas
No último sábado (20), Belo Horizonte recebeu pela primeira vez a competição mundial de danças urbanas. André Calton (Hip-Hop) e Corinto (Popping) avançaram de fase e vão em busca do título nacional, no dia 11, em São Paulo.Pela primeira vez na história, uma das principais competições de danças urbanas do mundo passou por Minas Gerais e agitou com sua energia eletrizante. Com dezenas de dançarinos talentosos e um público caloroso, o Red Bull Dance Your Style levou ao Centro de Referência das Juventudes (CRJ) a última seletiva brasileira, no sábado (20), e definiu os dois mineiros que avançam à decisão nacional, no dia 11 de maio, em São Paulo. André Calton (Hip-Hop) e Corinto (Popping) levaram a plateia ao delírio com performances de alto nível e garantiram as duas vagas remanescentes.
Aqui em Belo Horizonte temos muitas batalhas e concursos de danças urbanas, e eu sempre gostei muito de participar por entender a potência destes eventos da cena. Em minha visão, o Red Bull Dance Your Style proporciona oportunidade única que é expandir nossos horizontes para além da nossa linguagem e poder testar movimentos e se expressar através da movimentação do corpo não apenas reproduzindo passos de um estilo específico, mas expressando o seu corpo dançante. E é com essa mentalidade que vou para a final nacional, pensando na oportunidade que teremos de conhecer dançarinos dos mais diversos estilos e poder encarar cada um deles nas batalhas”, conta o campeão da seletiva André, natural de Belo Horizonte e que há mais de 10 anos faz parte do movimento do Hip-Hop e é educador na área de danças urbanas.
Ao som de músicas surpresas que eram tocadas pela DJ Pat Manoese - do pop ao R&B, passando pelo samba, funk e MPB -, os dançarinos deram show de improvisação e provaram que são capazes de sair da sua zona de conforto. Quanto mais inusitada fosse a combinação de estilos, mais o público foi à loucura! Após o filtro inicial coordenado pelos jurados Raquel Cabaneco, Djessy de Paula e Black-A, a plateia assumiu o papel de júri e, por meio do voto, decidiu quem avançava de fase a cada batalha 1x1. Melhor para André e Corinto, que chegaram à decisão e se garantiram na final nacional.
Poder participar do Red Bull Dance Your Style em Minas Gerais e me classificar para a final é a realização de um sonho. Já tentei algumas outras vezes em anos anteriores e agora que consegui chegar à final vou fazer de tudo para ganhar. Vou treinar todos os dias e o resultado vai vir”, declara o vice-campeão Corinto, que dança popping, estilo baseado na contração e no relaxamento rápido dos músculos ao ritmo da música, muitas vezes criando passos que remetem ao ilusionismo - como o caso do famoso moonwalk imortalizado por Michael Jackson.
Agora, os dois se juntam aos vencedores da seletiva de São Paulo Camila Bill (krump) e Ryan Fúria (hip-hop) e da seletiva de Salvador Brisa Okun (waacking) e Creu (popping). Além dos primeiros e segundos colocados de cada seletiva, também estarão presentes na grande decisão os oito convidados wildcards - que são convites feitos a grandes nomes da cena para aquecer ainda mais as batalhas. Entre eles, já estão garantidos o dançarino especialista em passinho André DB, vencedor do Red Bull Dance Your Style 2023, e a vice campeã Jess Nascimento. No dia 11 de maio, o campeonato retorna a São Paulo para a grande final, cuja retirada de ingressos pode ser feita gratuitamente, por meio do link redbull.com/danceyourstylebr. Quem vencer irá representar o país na final mundial em Mumbai, na Índia.
O Red Bull Dance Your Style é um evento global de dança de rua com um formato de batalha único. Do hip hop ao house, do locking ao popping, os dançarinos que participam da competição precisam encantar o público para ganhar seu voto. Com freestyle, musicalidade e habilidade colocados à prova por meio de músicas mainstream imprevisíveis, que vão de sucessos globais recentes a batidas clássicas, o torneio faz com que a multidão decida quem vai dominar a pista de dança.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]