PREF BELO ORIENTE MAIO LARANJA 02 - 728X90

26 de abril, de 2024 | 10:00

Mais de 20 municípios da região receberão nova remessa da vacina contra dengue

Fábio Marchetto/SES-MG
Ipatinga receberá mais de 14 mil dosesIpatinga receberá mais de 14 mil doses
Por Matheus Valadares
O Ministério da Saúde (MS) anunciou, nesta quinta-feira (25), a expansão da vacinação contra a dengue para mais 625 municípios, incluindo 22 que fazem parte da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano. A nova remessa contemplará localidades que já receberam as doses da vacina Qdenga em fevereiro, como Coronel Fabriciano e Timóteo, e cidades escolhidas pela primeira vez, como Ipatinga, Santana do Paraíso e Belo Oriente.

A 4ª remessa de vacinas foi estruturada com o intuito de garantir a continuidade da provisão para os municípios beneficiados nas etapas anteriores, além de expandir a cobertura para 625 novos municípios. Esta ampliação visa otimizar a implementação da estratégia nacional de vacinação contra a dengue.

Ipatinga terá direito a maior quantidade de doses: 14.028. Santana do Paraíso irá receber 2.803 doses, Belo Oriente 1.638, Ipaba 1.085 e Coronel Fabriciano, com novas 1.036, fecha o “Top 5”. (Veja a lista completa ao final da matéria).

Reprodução
Municípios contam na nota técnica divulgada pelo Ministério da SaúdeMunicípios contam na nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde


Apesar da confirmação do envio, não foi divulgada a possível data em que os municípios irão receber as doses. Procurada pela reportagem do Diário do Aço, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, informou que não haverá alteração no esquema vacinal. O imunizante será aplicado em crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos.

Vale lembrar que neste mês de abril o MS emitiu uma nota técnica orientando os municípios com vacinas com vencimento no próximo dia 30 (terça-feira), a ampliarem o público-alvo de imunização para as pessoas de 4 a 59 anos. No entanto, as doses disponibilizadas aos municípios mineiros têm a menor data de vencimento para 30/6, e não se aplica ao alerta da pasta.

Quanto às doses já aplicadas, “nos municípios atendidos pela Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, foram aplicadas 1.134 doses até 23/4”, completou o comunicado.

Critérios
De acordo com o governo federal, a distribuição das doses nos municípios foi determinada com base em três critérios principais: Ranqueamento das regiões de saúde e municípios; Quantitativo necessário de doses conforme a disponibilidade (prevista pelo fabricante); Cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa ao município.

As doses destinadas para aplicação da segunda dose (D2) serão enviadas posteriormente considerando o intervalo recomendado de 3 meses para completar o esquema da vacinação. O Ministério da Saúde reforça que é fundamental que estados e municípios acompanhem as notas técnicas que serão elaboradas a cada envio.

Lista completa de municípios da região que receberão as doses da vacina
Ipatinga 14028
Santana do Paraíso 2803
Ipaba 1085
Naque 461
Belo Oriente 1638
Joanésia 231
Braúnas 243
Mesquita 309
Bugre 257
Dom Cavati 280
Periquito 469
Açucena 523
São João do Oriente 418
Iapu 682
Coronel Fabriciano 1.036
Timóteo 764
Pingo-d'Água 53
Antônio Dias 93
Marliéria 46
Santa Maria de Itabira 98
Jaguaraçu 29
Córrego Novo 28

Já publicado


Público-alvo da vacina contra dengue no Vale do Aço permanece de 10 a 14 anos de idade
Menos de 1% do público-alvo foi vacinado contra a dengue no Vale do Aço
Desinformação também prejudica vacinação contra a dengue.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Zé Doido

26 de abril, 2024 | 11:31

“Será que finalmente Ipatinga vai rever essas vacinas?
Falo porque municípios muito menores e com número bem inferior de casos (proporcionalmente) receberam no começo do ano, a Secretaria Municipal de Saúde de Ipatinga não deu nenhum pio sequer, nem falou pra população porque aqui essas vacinas não chegaram.
Mas enfim, vamos aguardar, em se tratando de vacinas, cidade com prefake bolsonarista e negacionista, podemos esperar qualquer irracionalidade.”

Envie seu Comentário