
26 de abril, de 2024 | 14:56
Construção de novas Unidades Básicas de Saúde entra na reta final em Coronel Fabriciano
Divulgação
UBSs funcionarão nos bairros Sylvio Pereira II, Manoel Maia e Universitário, com recursos próprios do município

Em breve, três novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão à disposição da população de Coronel Fabriciano. As novas unidades estão em fase avançada de obras nos bairros Sylvio Pereira II, Manoel Maia e Universitário. No total, são investidos aproximadamente R$ 4,4 milhões em recursos próprios do município. Quando entrarem em funcionamento, a rede municipal de Saúde passará das atuais 15 Unidades Básicas de Saúde em funcionamento para 18 ampliação de 20% em sua estrutura física, pontuou a administração pública.
As três novas UBSs em construção são do Tipo I, mas com projeto próprio do município, desenvolvido pela Secretaria de Governança de Planejamento, Meio Ambiente e Habitação, portanto, adaptado às necessidades e realidades do município; mas em conformidade com as normativas técnicas vigentes, dentre elas a Anvisa. Cada uma das UBS terá cerca de 272 m2 (metros quadrados) de área construída.
No bairro Sylvio Pereira II, funcionará na rua 19 (próximo à Associação de Moradores). Já no Manoel Maia, a Unidade Básica de Saúde será construída na rua Netuno e a do Universitário, na rua Xingú (ao lado CMEI, recém inaugurado pelo município).
Equipamentos garantidos
Em visita às obras, juntamente com o secretário de Saúde, o vice-prefeito, Sadi Lucca, afirmou que a administração já tem assegurado o recurso necessário para equipar as unidades.
Cada posto de saúde receberá um aporte de R$ 1 milhão em equipamentos e mobiliários para funcionar e prestar todos os serviços da atenção básica ao nosso cidadão. Dentre eles, vacinas, atendimento médico e de enfermagem, curativos, farmácia e outros. Ou seja, será uma unidade completa”, explica.
UBS Sylvio Pereira 2 80% pronta
Das três UBSs, a primeira prevista para ser entregue é a do Sylvio Pereira II. O posto de saúde, como popularmente é conhecido, já está em fase de acabamento. Cerca de 80% da obra está pronta. Agora está em fase de instalação das redes de gases medicinais, por exemplo, para fazer nebulização; lógica de computadores e ar condicionados”, explica o secretário de Saúde, Ricardo Cacau.
Cada unidade também terá o seu diferencial, conforme área e demanda local. No Sylvio Pereira II, por exemplo, será instalada uma praça com a Academia da Saúde. Irá atender, além da comunidade do bairro, famílias do Santa Rita, São Vicente, e Residencial Buritis, e será estratégica para desafogar” a do Santa Cruz uma das unidades com o número de famílias referenciadas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]