08 de maio, de 2024 | 11:10

Edital de duplicação de trecho da BR-381 em Caeté finalmente é publicado

Trecho de 18 quilômetros, marcado por invasões às margens da rodovia era considerado entrave para a concessão da 381 entre a capital e Governador Valadares

Clésio Gonçalves
Trecho é considerado complexo devido as desapropriações necessárias para a execução da obraTrecho é considerado complexo devido as desapropriações necessárias para a execução da obra

Foi publicado nesta quarta-feira (8) o edital para contratação de projeto de engenharia e início da execução das obras de duplicação, restauração e melhoramentos na rodovia BR-381/MG, lote 8B, no trecho entre Belo Horizonte e Caeté, na Região Metropolitana (RMBH).

A publicação do Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, informa que a entrega das propostas está aberta a partir desta quarta-feira e a abertura dos envelopes será no dia 2 de agosto de 2024.

Nas mídias sociais, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) vai investir quase R$ 400 milhões no trecho de 18 quilômetros.

Solução

Para o líder do Movimento Pró-Vidas BR-381, Clésio Gonçalves, além de resolver a questão da duplicação neste trecho, de forma mais rápida, a obra irá viabilizar a concessão da rodovia. O trecho, tomado por invasões e outros problemas graves, era considerado um entrave.

"O leilão de concessão por três vezes deu deserto devido ao problema de desapropriações e reassentamentos, que exigiria das concessionárias um trabalho complexo e oneroso, e isso fazia com que as empresas não se interessassem pela concessão. Agora tirando esse trecho complicado, vão aparecer empresas interessadas na concessão do trecho que será agora de Caeté a governador Valadares", opinou.

Leilão

Este é considerado um passo importante para a concessão da BR-381, já que o trecho de 18 Km é considerado muito complexo para a duplicação da rodovia, um dos principais fatores para a falta de interessados nos dois editais de concessão da rodovia lançados anteriormente.

O problema reside nas centenas de desapropriações necessárias para a expansão. Além disso, o trecho é caracterizado pela invasão das margens da rodovia, onde foram construídas de residências a estabelecimentos comerciais. Outro fator importante, citado por especialistas do setor, é o risco geológico existente na rodovia, principalmente entre Belo Horizonte e o Vale do Aço, com terrenos instáveis em meio a região serrana.

Para tentar amenizar o problema, o governo federal resolveu realizar as intervenções necessárias neste trecho antes da realização do novo leilão da BR-381 – cuja proposta foi aprovada pelo Tribunal de Contas da União por unanimidade no mês passado.

Já publicado sobre a BR-381:

-TCU libera a ANTT para continuar com o edital de licitação da BR-381
-Concessão prevê cerca de R$ 10 bilhões em investimentos na BR-391 enre BH e GV
-Movimento Pró-Vidas avalia que obra a ser feita pelo Dnit viabiliza concessão da BR-381
-Risco geológico e desapropriações são apontados como pontos a serem revisados no edital da BR-381
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Comentários

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Marcelino Silva

08 de maio, 2024 | 22:14

“A mais de quarenta anos passo regularmente nesta rodovia.
Já vi promessas e mais promessas de quase todos governantes neste período e até já tinha perdido a esperança...
Vamos aguardar, mas... So acredito vendo.”

Iraides Braga

08 de maio, 2024 | 18:08

“Ouço a mais de 40 anos falar sobre a duplicação desta BR tão necessária. Espero que as dificuldades que hoje encontram para efetivar esta melhoria, sirva de exemplo a todos os gestores que permitirão essas invasões à beira da estrada. Especialmente o trecho ao final do anel rodoviário, onde um grande absurdo se edificou, com um aglomerado no meio das vias. Nunca poderia ter permitido que ali se aglomerassem, pois além de colocar suas vidas em risco, o local é ocupado indevidamente.”

Ana Lucia Paiva

08 de maio, 2024 | 15:32

“Se os governantes do Vale do Aço prestassem para alguma coisa, já estaria duplicada.
Pelo menos duplicar entre a entrada de Timóteo até o Horto em Ipatinga, fazer alças de acesso para a ponte nova entre Fabri e Timóteo, acesso ao bairro Limoeiro em Timóteo. Mas não, preferem gambiarrar.”

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