15 de maio, de 2024 | 09:00
Calor deve durar até o fim de maio
As temperaturas devem apresentar uma leve queda nos próximos dias, conforme aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Mas ainda não há previsão de frio para a região do Vale do Aço, que deve continuar com o tempo seco e quente até o fim deste mês de maio.
Segundo a meteorologista do Inmet, Anete Fernandes, a partir desta quarta-feira (15) as temperaturas esboçam declínio, devido ao avanço de uma massa de ar frio de fraca intensidade. "Haverá friozinho pela manhã e temperaturas ainda acima da média à tarde, mas não tão elevadas como nos últimos dias. A onda de calor se encerra nesta terça. Teremos uma trégua deste calorão até sexta, mas no fim de semana os termômetros se elevam novamente", detalhou.
Sem frio
Ainda conforme Anete Fernandes, não há previsão de frio para o mês de maio. "A tendência é que o bloqueio atmosférico, que está impedindo o avanço das massas de ar frio, continue atuando até o fim do mês. Portanto, não há perspectiva de frio por enquanto. Teremos friozinho pela manhã e temperaturas bem elevadas à tarde", destacou.
Sem chuva
Com relação a chuvas, não há previsão para este mês, devido ao bloqueio atmosférico, que impede o avanço de frentes frias e de massas de ar frio. "Maio é o primeiro mês do período seco em Minas Gerais, portanto, a ausência de chuva é comum nesta época do ano. As poucas chuvas que ocorrem, normalmente, se devem à passagem de frentes frias explica", comenta Anete.
Umidade do ar
Além disso, há registro de baixos índices de umidade, mais recorrentes a partir de junho, porém já sentido neste mês onde há registro de umidade abaixo de 30% no período da tarde. A Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que a umidade do ar entre 20 e 30% é estado de atenção; abaixo de 20% é estado de alerta. O nível ideal de umidade para o organismo humano gira entre 40% e 70%.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]