17 de maio, de 2024 | 17:50

Novo LIRAa aponta queda da infestação do Aedes aegypti em Ipatinga

Divulgação
Incidência do mosquito da dengue foi reduzida de 7,4% para 1,9% Incidência do mosquito da dengue foi reduzida de 7,4% para 1,9%

A Secretaria de Saúde de Ipatinga divulgou nesta sexta-feira (17) o resultado do segundo LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) realizado em 2024. A pesquisa apontou um índice de 1,9% de infestação nos 4.859 imóveis que foram vistoriados entre os dias 13 e 17 de maio. O número apurado no primeiro LIRAa era de 7,4%.

O levantamento continua apontando que o maior foco dos criadouros do mosquito Aedes está nas residências, ou seja, 53,5% em vasos de plantas, frascos, pratos e bebedouros, entre outros.

Para o prefeito Gustavo Nunes (PL), a queda é resultado do trabalho de combate ao mosquito desenvolvido pelos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias, além das campanhas de conscientização da população, ao longo destes primeiros meses. Diante da gravidade da situação apurada no início do ano, uma das ações extraordinárias do governo foi a criação do Comitê Político de Combate às Arboviroses.

“Além dos trabalhos realizados diariamente pelos agentes, intensificamos as ações de limpeza e mutirões emergenciais nas áreas que apresentaram alto índice de larvas, onde eliminamos os focos e retiramos materiais inservíveis dos imóveis. Também reforçamos o monitoramento em ferros-velhos e borracharias, por exemplo, além dos trabalhos educativos nas escolas”, destacou o prefeito.

Prevenção continua
“Não podemos relaxar agora. Pedimos à população que continue nos ajudando, evitando o acúmulo de água nos ralos das casas, pratinhos das plantas, materiais recicláveis e mantendo sempre lavados os bebedouros dos animais”, aconselhou o secretário de Saúde, Walisson Medeiros.

Alerta
A Secretaria de Saúde alerta que a vacinação é um instrumento muito importante para reduzir a incidência de dengue, especialmente diante da identificação da circulação do sorotipo DENV 2 no município, o que pode implicar em aumento de casos a partir de setembro, período que favorece o crescimento dos casos de infestação do mosquito da dengue. A vacina apresenta uma eficácia comprovada de 95,1% contra o sorotipo DENV 2.

Levantamento
Veneza, 3,1%
Bom Jardim, Ferroviários, Horto, Área Industrial, Usipa – 2,9%
Granjas Vagalume, Bethânia – 2,7%
Canaãzinho, Vila Militar – 2,3%
Limoeiro, Chácaras Madalena, Córrego Novo, Barra Alegre, Chácaras Oliveira – 2,1%
Caravelas, Jardim Panorama, Vila Celeste – 1,8%
Esperança, Ideal – 1,5%
Cidade Nobre, Iguaçu – 1,1%
Tiradentes, Canaã – 0,9%
Imbaúbas, Bom Retiro, Bela Vista, Bairro Das Águas, Cariru, Castelo, Vila Ipanema, Centro, Novo Cruzeiro, Parque Ipanema – 0,6%

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Maria das Graças Batista Lima

18 de maio, 2024 | 20:30

“Como assim conscientizou/? Em todo bairro que passo, tem lixo acumulado.”

Envie seu Comentário