21 de maio, de 2024 | 16:22
Gustavo Nunes participa da 25ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios
Divulgação
Chefe do Executivo de Ipatinga acompanha importantes discussões da pauta na capital federal
Chefe do Executivo de Ipatinga acompanha importantes discussões da pauta na capital federal
O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PL), está em Brasília (DF), onde participa da 25ª Marcha em Defesa dos Municípios. O primeiro compromisso foi a solenidade de abertura no auditório principal do Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), divulgou a administração municipal.
Organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a marcha impactou o Distrito Federal com a maior participação da história em número de municípios representados, sendo que Minas Gerais está em peso no evento, com mais de 400 prefeitos presentes. Compareceram também destacadas autoridades federais e estaduais, além de vice-prefeitos, secretários municipais e diversos vereadores.
O objetivo principal da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é discutir as pautas mais importantes do movimento municipalista e garantir conquistas que podem fazer diferença na vida da população. O tema central do encontro é Pacto Federativo: um olhar para a população desprotegida”.
Gustavo Nunes assinala que desde sempre defende a causa municipalista. Defendemos a revisão das bases do pacto federativo, com maior autonomia para os municípios, que é onde as coisas acontecem, onde vivem efetivamente os cidadãos, com suas carências e necessidades. Nós entendemos que o País precisa ter menos ingerência de Brasília, e nesse sentido nos deu grandes exemplos o nosso ex-presidente Bolsonaro, possibilitando que o recurso chegasse às cidades com mais rapidez e menos burocracia, além de praticar uma política de austeridade em relação aos gastos públicos. O que temos visto nos dias atuais é o contrário disso, infelizmente, com grande concentração da arrecadação nacional na União, no poder fixado na capital do País, e descompromisso com o teto de gastos”, disse.
A Marcha também promove debates em torno da gestão e contabilidade pública; sustentabilidade fiscal; os impactos dos programas federais nos municípios; Políticas culturais; Assistência Social; Gestão de risco e trânsito, entre outros temas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]