22 de maio, de 2024 | 03:09

Mais de 22 mil árvores foram plantadas em Ipatinga nos últimos três anos

Divulgação
Com uma grande área verde, Ipatinga tem o status de uma das mais arborizadas cidades do paísCom uma grande área verde, Ipatinga tem o status de uma das mais arborizadas cidades do país

A equipe do Departamento de Meio Ambiente (Demam) da Prefeitura de Ipatinga informou nesta quarta-feira (22) que mais de 22 mil árvores foram plantadas em calçadas, canteiros, praças e outras áreas públicas da cidade nos últimos três anos. Além disso, foram produzidas no Viveiro Municipal, no mesmo período, mais de 270 mil mudas, número maior que a população, estimada em 265.409 pessoas.

Em nota, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) informou que somente no mês de janeiro de 2024 foram produzidas 21.334 mudas, sendo 18.318 de espécies ornamentais, ervas medicinais, arbustivas, forrageiras e outras dessa mesma classe. As mudas de espécies arbóreas - Ipês, Quaresmeira, Pata-de-Vaca, Pau-Ferro, Resedá, Callistemon e outras – somaram 3.106.

Os dados mostram ainda que somando os meses de janeiro, fevereiro e março foram mais de 50 mil mudas produzidas somente este ano, distribuídas em classificações de diferentes espécies.

“Ao percorrer os corredores de Ipatinga podemos facilmente notar o porquê de a cidade ser considerada uma das mais arborizadas do Brasil”, destaca a diretora de Meio Ambiente, Fernanda Freitas.

Calçada Linda
O projeto Calçada Linda tem como objetivo o plantio de novas espécies arbóreas apropriadas para calçadas em toda a cidade. Para o plantio são escolhidas espécies de árvores com características ideais para as calçadas (entre elas o Resedá, o Ipê-de-Jardim, a Aroeira-Salso), por terem alturas que não alcançam a rede elétrica, raízes que não afetam a rede de esgoto e que não provocam a degradação dos passeios.

Para participação no projeto é necessário que a calçada tenha no mínimo 1,80m de largura para receber o plantio, permitindo o desenvolvimento da árvore e garantindo condições seguras de tráfego de pedestres e acessibilidade.
Os telefones para contato e solicitação de plantio são (31) 3825-0647 e 3829-8079. As solicitações também podem ser feitas via e-mail: [email protected].

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Josefina

23 de maio, 2024 | 23:04

“O Departamento de Meio Ambiente só esqueceu de falar quantos cortes foram autorizados. Cada vez menos árvores nas calçadas da cidade. Não adianta plantar árvore em áreas já verdes.”

Nancy

23 de maio, 2024 | 15:31

“Não entendi! Seria uma crítica ou um elogio? Pois matematicamente isso são apenas 20 árvores plantadas por dia, faça a conta!”

Leitor

22 de maio, 2024 | 19:59

“Parabéns!
Porém não informam quantas destas sobreviveram ao vandalismo, pragas e formigas.
Muito importante plantar mas tão importante é cuidar!
Só plantar de qualquer jeito não resolve”

Eu Eu Mesmo e Irene

22 de maio, 2024 | 19:22

“Em Fabriciano, este devem ser o número das que foram cortadas. Uma vergonha. A avenida cananéia do bairro JK era cheia de árvores. O que fizeram? Cortaram todas. Só o quarteirão da igreja que não. E muitos outros lugares de Fabriciano.”

José Geraldo Pereira

22 de maio, 2024 | 17:43

“as árvores plantadas no canaã Betânia algumas estão atrapalhando travessia de pedestres ,temos de entrar na via pra olhar o trânsito se dá ou não para atravessar. olhem. frente ao Bretas”

Ranzinza

22 de maio, 2024 | 17:03

“E as que foram queimadas nos incêndios florestais ? Será que essas 22 mil supriram ?”

Envie seu Comentário