22 de maio, de 2024 | 17:22

Guardas municipais de Ipatinga são oficialmente empossados

Anderson Figueiredo
Inicialmente, Ipatinga contará com 120 guardas civis municipaisInicialmente, Ipatinga contará com 120 guardas civis municipais
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Os 120 guardas municipais de Ipatinga foram oficialmente empossados em cerimônia realizada no auditório do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM), na tarde desta quarta-feira (22). O evento fechou um ciclo que começou ainda em 2022, com o lançamento do edital do concurso público para o cargo.

O prefeito Gustavo Nunes (PL) afirmou que a criação da Guarda Civil Municipal marca uma divisão entre dois momentos da segurança pública de Ipatinga.

“É um marco histórico para Ipatinga, porque hoje nós estamos fazendo a real efetivação de quase 120 guardas civis municipais que estarão auxiliando as forças de segurança. Eu costumo dizer que a cidade teve uma história até aqui e agora sem sombra de dúvidas estamos escrevendo uma nova história”.

O chefe do Executivo fez questão de destacar que se sente satisfeito com o processo decorrido. “A Guarda Civil foi pauta de praticamente todas as campanhas eleitorais dos últimos anos. Foram promessas atrás de promessas e que nunca haviam, de fato, saído do papel. Então agora nós conseguimos retirar esse projeto do papel para que ele possa se tornar uma realidade e é o que está acontecendo”, concluiu

Prontos para servir
A partir da cerimônia de formação da 1ª turma da GCM, em 12 de abril, os novos guardas estiveram nas ruas em uma espécie de estágio operacional. “A Guarda Civil está muito bem preparada, eles passaram por um processo de seis meses de formação e, durante o estágio operacional, nós podemos presenciar a população aplaudindo o trabalho da Guarda Civil e solicitando a presença em outros bairros”, garantiu Levi Sampaio, comandante da guarnição.

Inicialmente, serão 12 viaturas e 4 motocicletas XRE à disposição dos 110 guardas civis que serão divididos em escalas operacionais e trabalhando nas ruas. O restante estará em atividade administrativa.

“A guarda civil estará presente no Parque Ipanema, nas praças, nas unidades de saúde, na prefeitura, nós teremos o patrulhamento a pé e motorizado”, afirmou o comandante.

Armamento
O processo de efetivação dos guardas garante o direito de o município solicitar de forma oficial à Polícia Federal a expedição de porte de armas para os novos agentes. No entanto, ainda não há um prazo estipulado para que os guardas utilizarem as armas.

“Nós ainda estamos aguardando a Polícia Federal com o acordo de cooperação técnica que está necessitando ainda de uma assinatura de Brasília para que esse termo seja celebrado. Devido à mudança de legislação, eles estão atualizando esse processo de concessão de porte de arma e fogo. Tão logo seja resolvido, a Guarda Civil de Ipatinga será armada”, explicou o comandante da tropa.

Sede
A sede da corporação será em um imóvel no bairro Bela Vista. A propriedade foi cedida pela Usiminas em regime de comodato. O contrato tem a validade de cinco anos, e abrange o período de 11 de dezembro de 2023 a 10 de dezembro de 2028.

“Há algumas adaptações sendo feitas e referente à mudança para sede, ela depende também da autorização do porte de arma, porque a partir do momento que nós colocarmos materiais bélicos naquele local a gente precisa estabelecer uma segurança armada”, concluiu Levi Sampaio. No local também será estabelecida a central de comando e controle, onde todas as ocorrências serão acionadas por meio do número 153.



Já publicado:

Comandante detalha como será a atuação da Guarda Municipal de Ipatinga

General Braga Netto ministra palestra para Guarda Civil de Ipatinga

Cerimônia de formatura marca a criação da Guarda Municipal de Ipatinga

Guardas Civis de Ipatinga recebem orientações de juiz da Vara Criminal
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Viewer

24 de maio, 2024 | 08:42

“Parabéns aos novos guardas municipais, vocês merecem todas as bênçãos para começar bem seu trabalho a favor da cidade de Ipatinga.

Ignorem os críticos, eles tem motivações politicas para tal.”

Conde Jr

23 de maio, 2024 | 16:08

“Oi Fátima Alexandre, faz um favor pra gente, só pra testar um negócio? Vai na frente de alguma guarnição da Guarda Municipal e comete qualquer tipo de crime, pode ser alguma coisa mais leve, tipo um tapa ou soco em alguma pessoa aleatoriamente ou então chuta um cachorro vira-latas na frente dos Guardas Municipais? se vc não for presa e encaminhada para a Delegacia, vamos ter a plena certeza que suas falácias são verdadeiras!”

Fátima Alexandre

23 de maio, 2024 | 13:46

“A guarda faz parte da segurança , pois sua função é guardar patrimônio público. Não cabe a guarda abordar as pessoas no meio da rua . Sua função é preventiva nos patrimônio público. E tem que colocar câmara no fardamento.”

Ferdnan

23 de maio, 2024 | 12:49

“Sou contra,mas já quem aprovou,tomara não tenha prevaricação, corrupção,abusos, dinheiro que tá sendo gasto com segurança,e a saúde tá caótico, então significa que os PMs vamos fazer o que,só roubalheira neste país.”

Leitor

23 de maio, 2024 | 11:29

“Agentes de trânsito até hoje nada fazem. Mesmo caminho ?”

Leitor

23 de maio, 2024 | 11:28

“Serão guardas municipais ou guarda costas de prefeito e vereadores? O tempo dirá!”

Pagador de Impostos

23 de maio, 2024 | 11:02

“Qual o custo mensam da Guarda Municipal de Ipatinga, incluindo todo o processo? Das viaturas aos salários? Seria bom informar isso para a população, porque ouvi de outros gestores que o custo-benefício da GM não compensava.”

Jose

23 de maio, 2024 | 10:54

“Será que vão trabalhar mesmo? Ou será mais um "cabidão"”

Juliana

22 de maio, 2024 | 20:59

“Tem que trabalhar, não pode ficar gastando gasolina dos carros ou das motos, tem que vir nos bairros de periferia.”

Josicast

22 de maio, 2024 | 19:09

“Parabéns aos novos guardas,”

Tadeu

22 de maio, 2024 | 17:36

“Agora só falta terminar a reforma da prefeitura e arrumar uma rodoviária diguina para Ipatinga.”

Envie seu Comentário