24 de maio, de 2024 | 16:00

Mostra de cinema de Santana do Paraíso abre série de oficinas

Fotos: Leidson Rosa
As atividades são iniciadas neste sábado e vão até julhoAs atividades são iniciadas neste sábado e vão até julho
A cidade de Santana do Paraíso terá diversas ações culturais gratuitas de audiovisual, entre os meses de maio a julho. As ações ocorrerão em três comunidades: Achado, Centro e Ipaba de Paraíso. Trata-se da Primeira Mostra de Cinema de Santana do Paraíso, um projeto empreendido por Marcus Paulo Sena por meio do 3º Edital Doce da Fundação Renova, com a colaboração do Coletivo Os Forasteiros e da Prefeitura Municipal.

A programação será aberta neste sábado (25), com o wokshop “O Cinema e o Mundo”, para alunos da Escola Municipal Maria Ivone Damasceno, da comunidade de Ipaba de Paraíso. Nas aulas, os alunos aprendem noção de interpretação, roteiro e direção, de forma prática, criando cenas com o tema “Direitos Humanos do Mundo” que farão parte de um curta-metragem. Após o término do primeiro workshop, já será iniciada a segunda turma de alunos, desta vez na Escola Municipal Maria Rosa de Oliveira, na comunidade do Achado, desta vez com o tema “Preservação Ambiental e o Futuro”.

A programação acontece em escolas da rede municipalA programação acontece em escolas da rede municipal
A programação do projeto será finalizada no mês de julho com a realização da Primeira Mostra de Cinema de Santana do Paraíso, com uma programação gratuita, voltada para a exibição dos dois curta-metragens locais, elaborados pelos alunos dos workshops, além de dois média-metragens e um longa-metragem sobre temas abordados no projeto. O evento está programado para o dia 5 de julho, às 18h, na Praça da Matriz de Santana, com classificação livre.

“Pensamos em realizar um projeto que possa permitir às crianças de comunidades mais distantes desenvolverem uma relação de conhecimento e prática da arte de não apenas apreciar, mas também de produzir arte por meio de iniciativas de audiovisual. Isso é importante, pois neste trabalho podemos evidenciar nossa cidade e suas belezas, além de poder abordar as realidades locais”, avalia Marcus Paulo Sena, empreendedor do projeto. Ele é membro e idealizador do Coletivo Os Forasteiros, de Santana do Paraíso, e vem desenvolvendo trabalhos voltados para a criação de vídeos, realização de workshops e oficinas em escolas municipais da cidade. Mais informações: (31) 99539-1068 e [email protected].
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário