EXPO USIPA PERSONAGEM 2 - 728X90

25 de maio, de 2024 | 11:00

Mostra Cultural valoriza ação de idosos, crianças e adolescentes em Antônio Dias

Fotos: Divulgação
Pessoas idosas fazem as atividades de dança ao ar livrePessoas idosas fazem as atividades de dança ao ar livre
O sábado (25) está repleto de atividades artísticas e sociais na Praça Ana Angélica, em Antônio Dias, com a Mostra Cultural reunindo música, dança, teatro, circo e artesanato para a comunidade. As ações integram os projetos executados pela Associação Local do Patrimônio Histórico e Artístico de Antônio Dias (ALPHA), ambos aprovados nos editais de chamamento público 002/2023 dos Conselhos dos Direitos da Pessoa Idosa e dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com a Prefeitura de Antônio Dias.

A programação começa às 13h com a Rua de Lazer e muitas brincadeiras para a criançada. Na sequência, às 16h30, as apresentações de percussão, teatro, dança de ciranda, dança sênior e aéreo em tecido. Às 20h, o Trio Sacolejado sobe ao palco para o animado show de forró. De 15h as 20h, o Casarão Cultural Manoel Barros abre as portas para uma exposição dos trabalhos produzidos nas oficinas, com entrada gratuita.

Os projetos alcançaram as comunidades do Centro, Novo Centro, Cocais das Estrelas, Bomfim, Comunidade Quilombola do Baú, Comunidade Quilombola do Indaiá, Hematita, Leandros e Porteira Grande, de Antônio Dias. A equipe foi formada pelos profissionais: Maria Cloenes dos Santos, Fábio Costa Amaral e Maurício Júnio dos Santos (produção e coordenação); Gleice Ivis, Regina Santos e Lívia Stefhany dos Santos (assistentes de produção); Mariana Horta (responsável financeiro); Maria Geralda da Silva, Solange Malaquias e Josiane Ferreira (confecção de figurino).

Aulas de circo e aéreo em tecidos movimentam o públicoAulas de circo e aéreo em tecidos movimentam o público
“Leve, vida leve”
Com o objetivo de proporcionar mais oportunidades, qualidade e perspectivas de vida para pessoas idosas, foi realizado o projeto “Leve, vida leve”, incentivando a autoestima, autocuidado e lazer por meio de palestras, aulas de pilates, com Patrícia Abreu; dança sênior, com Jorge Soares; e funcional, com Fernando de Carvalho Silva.

Outra iniciativa foi o “Para além das bordas”, chancelado pela Cenibra, que contou com três oficinas de bordado sobreposto à fotografia, com a fotógrafa e idealizadora do Projeto Tatiane Bispo nas localidades de Cocais das Estrelas, Centro de Antônio Dias e Comunidade Quilombola do Indaiá. Os encontros trouxeram trocas e partilhas de narrativas entre as participantes, além de estimular a intervir com bordado em suas próprias fotografias, fazendo um resgate de memórias e aumentando o repertório artístico.

O projeto “Histórias, sonhos e memórias”, conduzido pela Associação Cultural Indaiá, com a professora de contação de histórias Adriane Lima, promoveu rodas de conversa para o resgate da história pessoal de cada participante e registro pessoal de suas histórias no "caderno de artista". O material foi organizado em forma de cartilha para que outras pessoas possam conhecer um pouquinho das histórias dos idosos de Antônio Dias. Também participaram de oficinas de bordado com a professora Maria Madalena Almeida; tear, com a professora Graça Matilde Silva Araújo; pilates, com Patrícia Abreu, e funcional, com Fernando de Carvalho Silva.

''Ciranda do Indaiá'' revela novos talentos do artesanato''Ciranda do Indaiá'' revela novos talentos do artesanato
Cirandas culturais
Em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, foram promovidos o projeto “Cordão Cultural”, que proporcionou oportunidades de sensibilização e formação artística para crianças e adolescentes do município, por meio de aulas de música e percussão, com o músico Marcony Carvalho; teatro, com a a atriz Camile Gracian, e circo - aéreo em tecido, com Ana Lúcia Silva e Moniz Rosário Pedro dos Santos.

Com o projeto “Ciranda Indaiá”, os adolescentes participaram de capacitação de confecção de produtos com a palha do Indaiá, com a professora de corte, costura e modelagem, Eunice Bruzzi Ferreira, fortalecendo a cultura do artesanato centenário e proporcionando qualificação profissional para futura geração de renda.
Por meio do projeto “Cirandas do Baú”, crianças e adolescentes da Comunidade Quilombola do Baú aprenderam ressignificar o sentimento de pertencimento à comunidade e valorização da cultura local, por meio de oficinas criativas e recreativas, como bordado e costura, com Elza Maria Piedade dos Santos; trança afro, com Lais de Souza, e violão, com o professor Erich Batista.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Laura Maria de Castro Morais

25 de maio, 2024 | 18:13

“Parabéns aos organizadores e participantes!
Aprender, conviver e exercitar são ações que promovem e conservam nossa saúde física e mental!
?????”

Envie seu Comentário