26 de maio, de 2024 | 18:53

Município mais antigo do Vale do Aço, Antônio Dias celebra 318 anos

Divulgação PMAD
Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, construída pelo bandeirante Antônio Dias de OliveiraIgreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, construída pelo bandeirante Antônio Dias de Oliveira

No próximo sábado (1/6), o município mais antigo do Colar Metropolitano completa 318 anos. Considerada a "cidade-mãe" do Vale do Aço, Antônio Dias foi fundada no Século XVIII pelo bandeirante paulista Antônio Dias de Oliveira. Ao longo dos séculos, o município, que já integrou Coronel Fabriciano e, por consequência Ipatinga e Timóteo, passou por desmembramentos, mas do ponto de vista territorial ainda é um dos maiores da região, com 787,061 km², uma população de 9.219 pessoas, o que gera uma baixa densidade demográfica: 11,71 habitantes por km². Apesar da idade, o município apresenta baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM): 0,645.

Antônio Dias detém em seu território um conjunto de patrimônio histórico material e imaterial relevante, bem como um amplo cenário turístico no meio rural. O município conta ainda com diversos atrativos turísticos naturais como trilhas, matas, lagoas e cachoeiras existentes na zona rural, muitos abertos à visitação. São alguns deles: as cachoeiras da Prainha, Serra Negra, do Salto, e Cascatinha; a Gruta de São Joaquim da Bocaina e a Lagoa do Teobaldo.

Patrimônio Histórico
Os principais atrativos arquitetônicos são a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, construída pelo bandeirante Antônio Dias de Oliveira, sendo este sepultado no adro da igreja em 1736 aos 90 anos; a Igreja de São Geraldo, construída pelo tenente-coronel Fabriciano Felisberto Carvalho de Brito, local que abriga seus restos mortais; a Igreja do Arraial Velho, a primeira construída no município que serviu de residência para Antônio Dias; e o prédio antigo do primeiro Colégio Estadual Antônio-diense, que também já foi sede da Companhia Vale do Rio Doce (atual Vale).

Eventos tradicionais
Os principais eventos realizados se configuram como importantes atrativos, destacando-se: a Festa de São Benedito, celebrada com missas e procissões pelas ruas da cidade, realizada anualmente no Ano-Novo; as celebrações da Semana Santa, com missas tradicionais, encenação da Paixão de Cristo e procissão, por fim as festividades do aniversário da cidade, que apesar de ser comemorado em 1º de junho, tem sua programação estendida com espetáculos musicais e atividades esportivas, de lazer e entretenimento, eventos abertos à população.

Economia Local
Além do artesanato, da agricultura e pecuária, a economia do município também se destaca pela extração de madeira, em especial do eucalipto, para suprir à demanda da indústria de celulose. No centenário distrito de Hematita, a extração mineral é a principal atividade econômica da comunidade. No local é feita a extração de alexandrita, um tipo de mineral derivado do crisoberilo e uma das pedras preciosas mais raras do mundo.

Divulgação PMAD
Município ocupa uma área de 787,061 km² e apenas 0,3 km² estão em perímetro urbanoMunicípio ocupa uma área de 787,061 km² e apenas 0,3 km² estão em perímetro urbano

Na Serra da Bocaina, uma antiga mina desativada na década de 1980 foi reativada em 2013 e se mantém em operação pela Bemisa, na produção de minério de ferro. A mina Baratinha não utiliza barragens para disposição de rejeitos, o sistema implantado conta com filtragem e empilhamento à seco.

Programação de aniversário
Neste ano, a programação começa na próxima quarta-feira (29), com a XXI Ecojornada pela Paz Ambiental, realizada pela rede municipal de ensino, junto à rede estadual de ensino e ao Centro de Educação Ambiental Popular (CEAP) com o tema: água, o verdadeiro tesouro da terra!

Na sexta-feira (30), a festa será a partir das 21h com show da banda Luxúria e da dupla Kaio e Kaique. No sábado (1/6), data oficial do aniversário, a festa ficará por conta do cantor Israel Novaes, seguido da banda Expresso e Companhia.

Os shows serão na Praça Ana Angélica e, segundo o Executivo, contarão com equipe de segurança para revista, sendo proibida a venda de utensílios de vidro.

As comemorações continuarão por todo o mês de junho: nos dias 8 e 9 de terá o Dia do Evangélico; no dia 23/6 o 6º Passeio Ecológico e no dia 30/6 a Corrida Rústica do Bandeirante Antônio Dias de Oliveira.

Para o prefeito Élcio Ataíde (PSD), o Elcinho, o evento é uma oportunidade de enaltecer a história de Antônio Dias, gerando economia por meio da cultura e enaltecendo o turismo local, para que inúmeras pessoas tenham o privilégio de participar das programações e festividades locais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Eu Eu Mesmo e Irene

27 de maio, 2024 | 08:41

“Parabéns Antônio Dias, terra querida, terra amada, que conserva o charme do interior mineiro. Infelizmente, a mineração está te destruindo e onde era verde hoje é só agonia.”

Envie seu Comentário