26 de maio, de 2024 | 08:30

Morador de Cava Grande relata abandono frequente de animais na entrada do distrito

Diário do Aço
Os cachorros são abandonados entre a saída de Timóteo e entrada de Cava GrandeOs cachorros são abandonados entre a saída de Timóteo e entrada de Cava Grande

Um morador de Cava Grande relatou o aumento do número de animais abandonados entre a saída de Timóteo sentido ao distrito de Marliéria. O fato o levou a procurar a reportagem do Diário do Aço para prestar sua indignação com os maus-tratos observados.

Ele contou que até mesmo já presenciou pessoas abandonando animais pela localidade. “Isso ocorre quando eu passo de moto. Em um dia havia dois, no outro, já tinha mais dois. Já vi gente jogando cachorro de uma caminhonete, e o cachorro correndo atrás do veículo. Em pleno domingo, não eram nem 14h”, relatou.

O homem ainda enfatizou que a presença dos animais nas ruas acaba sendo perigosa tanto para os bichos quanto para os motoristas. “Principalmente para a gente que tem moto. É perigoso cairmos no chão quando passamos pela BR. Causa um estrago danado”.

Abandono
Conforme explicações do morador, os animais são jogados nas estradas por pessoas que não os querem mais dentro de suas casas. “E são animais bem cuidados, não são animais de rua, não. Você os vê abandonados em via pública. São de pessoas que não querem mais os animais mais na casa deles, e aí tentam desfazer”.

“Acredito que não sejam somente moradores da região. Pode ser de Ipatinga, de Coronel Fabriciano. Não necessariamente abandonam na cidade em que moram. Mas, geralmente, vão para o trecho da saída de Timóteo para Cava Grande ou vice-versa e constantemente acontece isso”.

Covardia
Ele também ressaltou que já teve animais e não teria coragem de praticar maus-tratos. “Eu já tive animais, gatos e cachorros e jamais teria coragem de fazer isso. É um absurdo fazer esse tipo de coisa com o animal”, concluiu.

Abandono de animais é crime
Conforme já publicado pelo Diário do Aço, em um outro caso recente de abandono, a pena para quem comete o crime de maus-tratos aos animais prevê três meses a um ano de detenção, conforme a Lei 9.605/98, artigo 32.

Recentemente a pena para violência contra cães e gatos também aumentou de dois a cinco anos de prisão.
A pena é aumentada de um sexto a um terço se o crime causar a morte do animal. A lei era mais branda. No entanto, há quatro anos, a Lei Sansão definiu que esses crimes contra cães e gatos serão punidos com prisão de dois a cinco anos, mais proibição da guarda. As multas já estão entre as sanções previstas pela Lei dos Crimes Ambientais e variam de, no mínimo, R$ 50 a, no máximo, R$ 50 milhões.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Fester

27 de maio, 2024 | 13:54

“Triste isso. Acredito que todos os moradores ja presenciaram flagras do tipo. e o município infelizmente virou destino de abandono de cães, visto o grande numero de animais soltos em todas as ruas sem dono. e isso é crime!”

Spin-off

26 de maio, 2024 | 21:34

“Infelizmente essa situação é recorrente em Cava Grande. O poder público faz vista grossa. Quanto às pessoas que praticam essa conduta, é desnecessário comentar sobre. Conduta criminosa e desumana . Seria muito mais simples se não assumissem qualquer responsabilidade por um animal.”

Cg City

26 de maio, 2024 | 14:47

“Não é só cachorro que está abandonado em Cava Grande. A população no geral está abandonada. Falta transporte público adequado, água de qualidade, ambulância com as condições mínimas para socorrer, transporte escolar sucateados. Ruas sujas, lotes vagos imundos. Aí chega mês de maio tem a grande festa do trabalhador, a maioria fica entusiasmado e sofre o resto do ano. Com isso animais e pessoas ficam abandonados...”

Ailton

26 de maio, 2024 | 13:06

“Muito triste, imaginar alguém soltar um cachorro e ver o mesmo correndo atrás do carro, sendo que os cachorros são muito amigo do homem triste mesmo”

Jovino

26 de maio, 2024 | 08:44

“Fazer convênio com a polícia ambiental e colocar câmera de alta definição que dá até pra ver a cueca do infeliz que abandonou, e punir.
Acaba dois tempo, pois única coisa que dá prisão neste país, animais e pensão alimentícia. O resto.”

Envie seu Comentário