27 de maio, de 2024 | 11:30

Coletivo de teatro mostra criações de 10 anos na estrada

Warley Soares
A websérie será exibida no canal do coletivo no YouTubeA websérie será exibida no canal do coletivo no YouTube
Com programação gratuita, as peças teatrais “Procurando Firme!” e “Monstros” e a websérie “Super-Quixote: Baseado em Fatos Ficcionais” são atrações desta semana no Coletivo Aberto de Teatro, sediado em Ipatinga, que completa uma década de atividades. Os espetáculos poderão ser conferidos presencialmente no Teatro Zélia Olguin, bairro Cariru, nesta segunda (27) e terça-feira (28), mediante agendamento escolar pelo telefone (31) 99384-4243, enquanto a produção audiovisual será exibida no canal do coletivo no YouTube.

Criado em 2014, pelos artistas Barbara Pavione e Léo Coessens, o Coletivo Aberto de Teatro se dedica à “fricção de variadas linguagens artísticas com as linguagens das artes cênicas”, conforme descreve a produção. Nesses dez anos de estrada, sempre contando com “um time frequente de colaboradores multidisciplinares”, o grupo desenvolveu três espetáculos teatrais, cinco trabalhos no audiovisual e uma edição da Mostra de Dramaturgia do Vale do Aço. E também circulou e participou de festivais e mostras espalhados pelo estado de Minas Gerais, além de seminários, rodas de conversa e encontros com o foco no fazer artístico.

Divulgação
O grupo se dedica a variadas linguagens da cena artísticaO grupo se dedica a variadas linguagens da cena artística
Nilmar Lage
Mostra celebra 10 anos de trajetória do coletivo de teatroMostra celebra 10 anos de trajetória do coletivo de teatro
Conforme o grupo, “as criações transitam por diferentes eixos de interesse, que vão desde a reflexão sobre o próprio ato de criar até a relação humana com as urgências contemporâneas”. “A pesquisa e o pensamento de uma obra alinhada às discussões das artes para e com as infâncias norteiam o repertório do grupo, e isso poderá ser conferido nessa mostra comemorativa de 10 anos de trabalho. É uma celebração aos caminhos percorridos até aqui e ao desejo de novos caminhos, cultivando coragem, curiosidade e espanto diante do mundo que está posto”, descreve a produção. A Mostra Coletivo Aberto 10 Anos é realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo no município de Ipatinga.

PROGRAMAÇÃO
“Procurando Firme!” - 27 de Maio | Sessões: 8h30min e 14h00 | Teatro Zélia Olguin (Cariru)
Era uma vez um castelo com rei, rainha, príncipe, princesa, muralha, fosso em volta, ponte levadiça e um terrível dragão que não deixava ninguém sair. Tudo como mandava a tradição! Mas uma certa princesinha não era de aceitar passivamente as convenções... E isso vai deixar este reino de pernas pro ar! Baseado na obra homônima de Ruth Rocha, com muita música e uma narrativa frenética, a adaptação questiona os velhos valores do mundo das princesas - e, claro, do nosso também!

“Monstros” - 28 de Maio | Sessões: 8h30min e 14h00 | Teatro Zélia Olguin (Cariru)
É brincadeira, teatro ou ciência? É um jogo, uma experiência ou uma peça? Não se sabe, mas que monstros existem, existem! E podemos provar. Cinco performers utilizam variadas linguagens artísticas para fazer surgir em cena diferentes criaturas, utilizando-se de uma combinação de objetos cotidianos e explorando as possibilidades do corpo, da imagem e do som.

“Super-Quixote: Baseado em fatos ficcionais” - 29 a 31 de maio | 19h00 | Canal “Coletivo Aberto de Teatro” no YouTube
Uma websérie inspirada no espetáculo "As Aventuras do Super-Quixote", estreado em 2014. Em três episódios, assistimos a depoimentos e flashbacks dos personagens dessa saga quixotesca, que contam as suas versões dos acontecimentos ocorridos na narrativa da peça.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário