
28 de maio, de 2024 | 15:46
Suspenso por doping, Thiago Braz está fora das Olimpíadas
Wagner Carmo/CBAt
Atleta brasileiro conquistou a medalha de ouro no salto com vara na Rio 2016 e de bronze em Tóquio 2020

Thiago Braz, campeão olímpico do salto com vara, está suspenso do esporte por 16 meses e não poderá competir nas Olimpíadas de Paris 2024. A World Athletics confirmou que a Unidade de Integridade do Atletismo (AIU) decidiu que o atleta violou as regras antidoping ao ser pego com a substância ostarina em um exame realizado em 2 de julho do ano passado. A suspensão começou em 28 de julho de 2023, e termina em 27 de novembro deste ano. O advogado de Thiago, Marcelo Franklin, recorreu à Corte Arbitral do Esporte, argumentando que a suspensão é desproporcional.
A AIU queria uma suspensão de quatro anos e ainda considera recorrer para aumentar a pena. Segundo a AIU, Thiago foi imprudente ao usar suplementos de farmácias de manipulação, apesar de orientações contrárias. Contudo, o Tribunal Disciplinar considerou que não houve falha significativa, pois Thiago seguiu orientações médicas.
Thiago Braz, de 30 anos, ganhou ouro na Rio 2016, bronze em Tóquio 2020 e prata no Mundial de Atletismo Indoor de Belgrado 2022. A defesa alega que Thiago foi vítima de contaminação não intencional de suplementos, reduzindo a pena solicitada de 48 meses para 16 meses. O recurso foi apresentado três dias após o veredito em 20 de maio, e a defesa espera um julgamento em até 15 dias.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]