05 de junho, de 2024 | 06:00

Ipatinga sedia treinamento que visa implementar políticas públicas de infraestrutura e transportes

Construção do Plano Estadual de Logística e Transporte de Minas Gerais (PELT-MG) pode potencializar o transporte metropolitano intermunicipal e de cargas

Alex Ferreira
A iniciativa da Seinfra e Codemge tem foco na logística de cargas e transporte de passageiros na Região Metropolitana A iniciativa da Seinfra e Codemge tem foco na logística de cargas e transporte de passageiros na Região Metropolitana

Ocorre nesta quarta-feira (5), a partir das 13h30, no salão de eventos do Grande Hotel Ipatinga, localizado na avenida Brasil, no bairro Iguaçu, o 5º workshop para debater políticas públicas de infraestrutura, transportes e mobilidade no estado. A iniciativa é da Secretaria de Infraestrutura, Transportes e Mobilidade do Estado de Minas Gerais (Seinfra) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), e tem como objetivo debater sobre a construção do Plano Estadual de Logística e Transporte de Minas Gerais (PELT-MG).

O PELT-MG, por sua vez, irá auxiliar a traçar cenários de investimentos, avaliar e recomendar ações, obras e iniciativas voltadas ao transporte de bens e pessoas nas rodovias, ferrovias, aeroportos e vias navegáveis do estado.

“O Plano está sendo desenvolvido com base em uma metodologia recomendada internacionalmente, que simula as obras e investimentos nas infraestruturas, e com isso, gera dados precisos para permitir a priorização das obras que mais impactam os aspectos buscados pela política pública de logística e transportes, como a sustentabilidade, a eficiência, a acessibilidade e o desenvolvimento socioeconômico. Isso faz com que o gestor tenha em mãos um sólido instrumento para a tomada de decisão estratégica e para priorizar os investimentos públicos ou em parceria com o setor privado, em rodovias, ferrovias, aeroportos e vias navegáveis", detalha Aaron Duarte Dalla, subsecretário de transportes e mobilidade, ao Diário do Aço.

Aaron também enfatiza a importância desta discussão para a logística na Região Metropolitana do Vale do Aço: “O Vale do Aço é uma região de relevância internacional pela sua produção mineral, de metais e suas obras. Essa produção demanda uma complexa infraestrutura de transportes que precisa entregar agilidade e baixo custo para continuar impulsionando os mercados e tornar os produtos cada vez mais competitivos no comércio exterior e doméstico. O PELT estudará e traçará as possibilidades de investimentos em projetos existentes e em novos projetos, à longo prazo. Esse tipo de planejamento é essencial para garantir crescimento econômico sustentável e perene para a região”, explica.

Intermunicipal
O desenvolvimento e implantação do plano pode inclusive, impactar o transporte intermunicipal em MG, sobretudo na RMVA, com um transporte metropolitano intermunicipal adequado.

O PELT-MG tem como escopo de atuação, a logística e transportes na escala estadual, nacional e internacional, cujos fluxos são classificados como interurbanos. Para o transporte urbano em regiões metropolitanas, o planejamento deve ser realizado de forma integrada com os transportes municipais, de modo a desenvolver uma rede eficiente e complementar de transporte público. “A Seinfra e a Codemge vêm atuando também nesse tipo de estudo, e podemos avançar no desenvolvimento de um projeto específico de transporte público para a região metropolitana do Vale do Aço”, acrescenta Aaron Duarte.

Quem participa
Para a realização do 5º workshop do Plano Estadual de Logísticas e Transportes, serão convidados especialistas e representantes da área para promover a discussão do tema, colher percepções e contribuições para o desenvolvimento do estudo. Gestores públicos (prefeitos, secretários de infraestrutura, obras públicas ou transportes), acadêmicos e pesquisadores do tema, técnicos dos setores de infraestrutura e transportes, empresas e embarcadores interessados na logística e na infraestrutura do Estado também podem participar.
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Comentários

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Julio Sinal Vermelho

05 de junho, 2024 | 18:53

“Tem que meter radar e câmara vigiando por tudo em qualquer lado, a pista do shopping virou pista de corrida, motoqueiro não para mais em farol vermelho”

Jilda

05 de junho, 2024 | 14:41

“Se os agentes de trânsito trabalhar, está tudo resolvido,milhares de carros estacionado na rodovia,eles só fica olhando o trânsito péssimo final de semana.”

Deividy Goncalves dos Santos Alvares

05 de junho, 2024 | 12:22

“bla bla bla,

- Aeroporto - Praticamente não temos, o de Santana do Paraiso não prospera melhorias devido a classe politica obsoleta,

Rodoviária de Ipatinga - infraestrutura PÉSSIMA para uma cidade de quase 270k, apesar de estar no centro da cidade, esse tipo de empreendimento deve ser bem localizado mas não em região Central, pois tende a beirar o caos a longo prazo, SEM CONTAR que, IPATINGA só tem linhas de ônibus interestaduais (que parte de Ipatinga) para São Paulo, Santos e Guarapari. Para destino como Brasília, Rio de Janeiro, Vitoria e Sul da Bahia, os carros vêm de Cel Fabriciano, Timóteo, Belo Horizonte, São Paulo e Vit. da Conquista - ou seja, o passageiro fica a mercê do descaso ate o ônibus chegar, num espaço onde não tem onde comer, os assentos são extremamente desconfortáveis, paga para usar o banheiro. IPATINGA precisa (para ontem) de linhas diretas para o RIO DE JANEIRO, BRASILIA, VITORIA via COLATINA, CAMPINAS, SOROCABA, CAMPO GRANDE via RIB PRETO e BAURU, PORTO ALEGRE via CURITIBA, JOINVILLE, FLORIANOPOLIS, CRICIUMA e CAXIAS DO SUL, SALVADOR via MUCURI, NOVA VICOSA, ITARARE e VALENÇA, NITEROI, CABO FRIO, CAMPOS, CONC. DA BARRA via SAO MATEUS, UBERLANDIA via UBERABA e ARAXÁ, DIVINOPOLIS, POCOS DE CALDAS, LAVRAS, TEOFILO OTONI, NANUQUE, ALMENARA, MONTES CLAROS via SETE LAGOAS e CURVELO.

A cidade não tem integração do transporte coletivo municipal e nem com o metropolitano e não prospera em em criar linhas de integração.

As obras viárias de Ipatinga apesar de serem amplas, são de 1980, o que tivemos recentemente foi a criação da Av Sanitária entre a Vila Formosa e a Praça do Limoeiro ( a avenida é tão estreita que parece uma viela) e a Av Manainm entre o Parque Ipanema e o Cidade Nobre, via estreita que em pouco tempo não comportará o fluxo de veículos.

Ou seja, essas reuniões é apenas bla bla bla”

Guima

05 de junho, 2024 | 10:51

“So embromação. Tem mais de 30 anos que nada de novo é feito . As obras estruturais e viárias da cidade de Ipatinga são das décadas de 80 . Época do saudoso Prefeito João Lamego Neto. Depois disto so conversa.”

Cassio Otávio

05 de junho, 2024 | 09:04

“? inegável que a RMVA, como um todo, enfrenta um cenário a beira do colapso, no que diz respeito a infraestrutura da região, em muito potencializada pelo exponencial aumento da frota de veículos particulares, ausência de planejamento e políticas públicas que se debruçassem sobre o setor e um transporte público coletivo que, em múltiplos aspectos, é um verdadeiro "escárnio" com a população usuária... Acalenta saber que discussões, em âmbito regional, pelo menos se iniciaram para buscar uma mudança neste cenário e espero sinceramente que medidas concretas sejam o mais breve possível colocadas em prática para que assim possamos, quem sabe, voltar a sonhar com uma mobilidade urbana que seja, no mínimo, razoável.”

Ana Lucia Paiva

05 de junho, 2024 | 08:03

“Somos um potencial, o que falta é politica publica para investir melhor em nossa região.
Ainda estamos travados na era da pedra. Temos cidades muito menores, mas que dão um show em estrutura, transporte, mobilidade urbana, entre outros.”

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