15 de junho, de 2024 | 08:30
Dnit fará desobstrução de trecho da BR-381 na Região Metropolitana de Belo Horizonte
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) deve iniciar, na próxima segunda-feira (17), o processo de desocupação da faixa de domínio da BR-381, entre o trevo de Santa Luzia e a ponte sobre o Rio das Velhas. A informação foi repassada pelo chefe da unidade da autarquia em Contagem, Alexandre Oliveira, ao Movimento Pró-Vidas BR-381.
Segundo repassado ao Diário do Aço por Clésio Gonçalves, líder do movimento, a ideia é desocupar a faixa de domínio e promover um ordenamento nos acessos de entrada e saída da rodovia. "O serviço irá diminuir o atrito lateral entre quem se desloca pelo corredor e os veículos que entram e saem em qualquer ponto, estacionam no acostamento, param próximo à pista. Após as intervenções, haverá maior fluidez ao tráfego e redução do tempo de fila na chegada da capital pela BR-381", explicou.
Ainda conforme o movimento, o trabalho consiste em limpar o trecho, sinalizar o eixo e zebrar o acostamento. O objetivo é reduzir ao máximo o atrito lateral ocasionado pelas interferências operacionais neste segmento.
Obras no trecho
Em 2023 o movimento solicitou ao superintendente do Dnit em Minas Gerais, Antônio Gabriel, a possibilidade de construção de uma terceira faixa no local. A intervenção, porém, depende de autorização da autarquia em Brasília.
Após a realização de estudos solicitados pelo ministro Renan Filho ao diretor Geral do Dnit, foi determinado que o referido trecho (lote 8A e 8B) seria assumido pela União e retirado do projeto de concessão da BR-381, conforme detalhou a liderança do Movimento Pró-Vidas.
"Como as obras demoram, já estava em nossa proposta agendar nova reunião com o superintendente do Dnit em Minas Gerais, para avaliar algumas ações paliativas para amenizar os transtornos de forma mais rápida. Esta ação já é um avanço em nosso objetivo, e estamos satisfeitos com a equipe do Dnit por esta iniciativa", pontuou Clésio Gonçalves.
Duplicação da rodovia
Em maio deste ano, o Ministério dos Transportes, por meio do Dnit, publicou o edital para contratação de projeto de engenharia e início da execução das obras de duplicação, restauração e melhoramentos na rodovia BR-381, lote 8A e 8B, no trecho entre Belo Horizonte e Caeté, na Região Metropolitana (RMBH). A previsão de investimentos é de R$ 399,7 milhões.
O governo federal também aprovou, no mês passado, a publicação do edital de concessão de 303,4 quilômetros (km) da BR-381, em Minas Gerais, que liga Belo Horizonte e Governador Valadares. Com previsão de mais de R$ 9 bilhões em investimentos, o leilão da concessão está agendado para 29 de agosto.
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Eduardo Kalil
13 de agosto, 2024 | 01:11ta muito facil so falta força de vontade politica,basta fazer uma terçeira faixa ,usando tratores ,retirar as curvas perigosas em algumas locais ,,na entrada de bh mesmo ta muito facil,basta colocar asfalto fazendo terçeira pista”
Roseli Alves Pinheiro
17 de junho, 2024 | 11:46Eu só acredito vendo, estou aquardando a anos ser indenizado,”
Luiz Lopes de Souza
16 de junho, 2024 | 20:27Vejo que agora esta obra sai, porque o que estava travando as obras era este trecho de BH a Caeté, porque nenhuma concessionária queria arrematar o leilão , por causa das desapropriação, e o governo assumindo o trecho , a parte jurídica é rápida .”
Renato Tadeu Isidoro
16 de junho, 2024 | 13:53Otimas noticias. Sábado passado o foi o "Caos do Caos" e isso se arrasta tem mais de 45 anos. A saìda de BH p Vitória tem vários trechos de AFUNILAMENTO. Varios faixas de acostamento PODEM se TRANSFORMAR em segunda pista, EM ALGUNS PONTOS BASTA uma MUDANÇA DE PINTURA NO SOLO, transformando o acostamento em SEGUNDA FAIXA!
Em alguns pontos ....uma maquina Patrol para alargar os espaços....em alguns pontos peguenas DESAPROPRIAÇOES de barracos ao longo da BR-381.....etc...etc...etc....Boa vontade!!!
Foco!!! Inteligência de tráfego tipo muitas soluções da BHTRANS...
Mudanças relativamente simples para tirar o apelido da BR-381 como Rodovia da Morte, o que tem sido para nós MUITO TRISTE!
Forte abraço!!! Se quiserem CONTAR COM MINHA AJUDA, COLABORAÇÃO OU ALGO PARECIDO ESTOU À DISPOSIÇÃO!
RENATO TADEU ISIDORO
31 98865-3496”
Jose Dimas Vilerio Nunes
16 de junho, 2024 | 11:40Eu só acredito vendo,o trecho da rodovia da morte mais perigoso está no trecho entre Santa luzia e Caeté,.
Nenhum governo até o momento teve sensibilidade e competência para resolver este GAP,só falácias em tempos de eleições e nada de ação.
Pago pra ver.”
Josué Vieira de Andrade
16 de junho, 2024 | 08:39Deveria construir passarelas no trecho entre a ponte do Rio das Velhas e o Borba Gato com cercamento na faixa central da rodovia para evitar que os veículos parem para travessia de pedestres. A retomada de veículos pesados é muito lenta o que provoca lentidão no trânsito.”
Francisco Assis de Souza.
16 de junho, 2024 | 07:52Espero sentado .”
Roberto José de Assunção
15 de junho, 2024 | 19:26Isto é mais uma lorota de eleição. Depois de novembro, este assunto fica esquecido. So volta a ser lembrado, na próxima eleição.”
Erivaldo G Costa
15 de junho, 2024 | 17:58Essa obra reve início em 2013 e está muito atrasada, até agora foi entregue no máximo 30%, boa parte com erros de execução, que estão praticamente intransitáveis.”