16 de junho, de 2024 | 09:30

Saiba o que é o Papi, equipamento que será instalado no Aeroporto Regional

Infraero/Divulgação
Esboço de como ficará o aeroporto após todas as obras concluídasEsboço de como ficará o aeroporto após todas as obras concluídas

Em breve, o Aeroporto Regional do Vale do Aço, localizado no município de Santana do Paraíso, receberá nas duas cabeceiras da pista o Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão, mais conhecido como PAPI - Precision Approach Path Indicator, em inglês.

O equipamento faz parte do pacote de melhorias no sítio aeroportuário da região anunciado pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

“O PAPI já está comprado, ele é uma questão só de instalação e homologação pelo DECEA”, afirmou o presidente da Infraero, Rogério Barzellay, em visita ao Vale do Aço na última quinta-feira (14).

Prefeitura de Pato Brando/Divulgação
Dois equipamentos similares a este serão instalados no aeroporto regional Dois equipamentos similares a este serão instalados no aeroporto regional

O que é PAPI?
Mas afinal, o que esse equipamento permite e por quê ele é importante para a aviação?
“O PAPI é um equipamento para as cabeceiras [da pista], para auxiliar nos pousos e decolagens, não só visual, mas também por instrumento, os contratos estão assinados [para a implantação]”, explicou Barzellay.

O PAPI é um sistema que visa auxiliar o piloto na navegação aérea. É instalado ao lado da pista, que indica aos pilotos em aproximação se estão na altitude correta para o pouso. O PAPI é composto por duas ou quatro caixas, cada uma contendo um sistema óptico de luzes que alternam entre o branco e o vermelho.

Assim, o sistema permite melhor condição de visibilidade em condições adversas, ou seja, neblina e mau tempo, tornando a operação mais segura.

Sistema de quatro luzes
4 vermelhas: o avião está bastante abaixo do percurso de aproximação (ângulo de descida baixo)
3 vermelhas, 1 branca: o avião está abaixo do percurso de aproximação (ângulo de descida baixo)
2 vermelhas, 2 brancas: o avião está no percurso de aproximação correto (ângulo de descida ideal)
1 vermelha, 3 brancas: o avião está acima do percurso de aproximação (ângulo de descida alto)
4 brancas: avião está bastante acima do percurso de aproximação (ângulo de descida alto)

Sistema de duas luzes
2 vermelhas: o avião está bastante abaixo do percurso de aproximação (ângulo de descida baixo)
1 vermelha, 1 branca: avião está no percurso de aproximação correto (ângulo de descida ideal)
2 brancas: avião está bastante acima do percurso de aproximação (ângulo de descida alto)

Outras melhorias
Estão incluídas no pacote as obras de construção do novo pátio de aeronaves, reforma das pistas de taxiamento de aeronaves, construção das áreas de giro da pista de pouso, do novo acesso viário e do estacionamento de veículos, bem como construção do novo terminal de passageiros e outras obras de infraestrutura já previstas. Foi anunciada, ainda, a publicação do edital para licitação de concessão comercial de área para hangares.

O prazo para que todas as frentes de obras sejam entregues é de 24 meses. A expectativa é que o aeroporto passe a receber 900 mil passageiros por ano, além de permitir a operação de aeronaves de maior porte, como o Airbus 320 e os Boeing 737. A ampliação do pátio prevê a operação de quatro aeronaves grandes simultaneamente, o que não é possível atualmente pelas “distâncias regulamentares a serem atendidas”. A modernização do aeroporto deve atrair mais empresas aéreas e ampliar a oferta de destinos e horários.

Infraero/Divulgação

Infraero/Divulgação

Infraero/Divulgação

Infraero/Divulgação
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Arlindo

17 de junho, 2024 | 16:39

“Boa tarde Jaime,
O prazo deve ser esse mesmo, equipamentos de navegação aérea não são jogados em cima do solo e pronto.
O primeiro passo deve ser o levantamento topográfico especifico para esse equipamento, esse projeto é enviado para aprovação e quando aprovado deve-se fazer toda linha de dutos para o cabeamento, construções das alvenarias e só depois a instalação dos equipamentos. Pensa que acabou? nada. A segunda etapa é a inspeção de solo e só depois dessa aprovação que será realizado o voo de inspeção e ai sim deve ser homologado,”

Jaime

16 de junho, 2024 | 13:18

“Se o equipamento esta comprado porque ainda nao instalou.deve levar ano para instalar e assim que as coisas funciona .”

Envie seu Comentário