19 de junho, de 2024 | 14:37

Estado anuncia nova edição do Trilhas de Futuro

Cristiano Machado/Imprensa MG
Edital será aberto para instituições de ensino técnico interessadas em participar da quinta etapa do projetoEdital será aberto para instituições de ensino técnico interessadas em participar da quinta etapa do projeto

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), publica nos próximos dias o edital para credenciamento das instituições de ensino técnico interessadas em oferecer cursos do programa Trilhas de Futuro.

Este é o primeiro passo para dar início à próxima edição da maior iniciativa de capacitação profissional já criada pelo estado, por meio da oferta de cursos técnicos gratuitos.

"É com grande satisfação que anunciamos o processo para a quinta edição do Trilhas de Futuro, uma iniciativa que coloca Minas Gerais como referência nacional na disponibilidade de cursos profissionalizantes", afirma o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.

A partir da publicação do edital de credenciamento, as instituições de ensino técnico interessadas deverão submeter propostas de cursos e documentação necessária exclusivamente por meio eletrônico, pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

O Trilhas de Futuro já formou e preparou para o mercado de trabalho mais de 50 mil pessoas e atualmente conta com cerca de 100 mil estudantes matriculados em cursos em andamento. A quinta edição do projeto receberá os novos estudantes em 2025.

Embora o projeto seja destinado principalmente a jovens do ensino médio da rede pública, outros candidatos, de todas as idades, podem participar. Estudantes que concluíram o ensino médio e estão matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) também são elegíveis. Os critérios de seleção serão detalhados em breve, em resolução do processo seletivo.

Mapeamento das demandas
Para a quinta edição, foram mapeadas mais de 14 mil vagas em Minas Gerais, um aumento significativo em relação ao índice anterior de 2023. As áreas mais demandadas incluem Construção Civil, Alimentos e Bebidas, Serviços, Silvicultura, Eletrônica, e Têxtil e Vestuário.

Já os cursos mais procurados para atuar nos setores acima são os de Logística, Segurança do Trabalho, Agronegócio, Administração, Informática, Enfermagem, Mecânica e Mecatrônica.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário