27 de junho, de 2024 | 14:35

Lula não descarta federalização de estatais mineiras para abater parte da dívida do Estado

Ricardo Stuckert/PR
Romeu Zema não vai se encontrar com Lula em BH desta vez, pois recusou o convite do presidenteRomeu Zema não vai se encontrar com Lula em BH desta vez, pois recusou o convite do presidente

Nesta quinta-feira (27) e sexta-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre agenda em Contagem, Belo Horizonte e Juiz de Fora. Antes de chegar ao estado, ele concedeu entrevista ao portal O TEMPO, na qual falou a respeito da dívida de cerca de R$ 165 bilhões de Minas Gerais com a União.

Um texto proposto pelo Ministério da Fazenda aponta a possibilidade de transferência de ativos, como estatais, para reduzir o estoque da dívida dos estados. “O ministro (Fernando) Haddad está conversando com o senador Rodrigo Pacheco e com o governador Zema para construir uma solução adequada. Há várias alternativas na mesa, como, por exemplo, a sugestão do senador, de federalizar empresas mineiras, como a Cemig e a Codemig. Com seriedade e compromisso com o povo mineiro, vamos alcançar uma solução”, afirmou o presidente.

A princípio, a proposta do governo previa apenas a redução dos juros do indexador atrelado à dívida - além do IPCA, a fórmula tem uma taxa de juros de 4%. Batizado de “Juros pela educação”, o programa propõe a redução da taxa de juros para até 2% entre 2025 e 2030.

Os Estados poderão aderir ou não a este programa, mas se cumprirem as metas de expansão das oportunidades de educação a redução da taxa de juros torna-se permanente”, observou o presidente. A federalização de ativos era até então prevista apenas para reduzir em mais um ponto percentual a taxa de juros.

Zema
O governador Romeu Zema (Novo) foi convidado para participar da agenda do presidente em Belo Horizonte, mas negou o convite. Segundo a equipe do governador, o convite foi feito em cima da hora, impossibilitando a readequação de agenda de Zema.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Bom

01 de julho, 2024 | 23:55

“zema é uma planta, um vegetal, menos um governador”

Lucimar Vasconcelos

28 de junho, 2024 | 08:20

“Zema não pagou 01 centavo da dívida. O governo federal está tentando medidas para solucionar essa dívida de bilhões, apesar de toda má vontade do governador.”

Luciano

28 de junho, 2024 | 06:56

“Pobre elegeu ele é só o que me faltava agora aguentamos as consequências .”

Rodrigo

27 de junho, 2024 | 19:05

“Dizer que o PT quebrou Mg é fácil,o difícil é reconhecer que o mauZEMA é o pior governador do estado. Ou melhor,para empresários não. Também teve um excelente professor, aquele mesmo que ficou trinta anos no congresso e nunca gostou de trabalhar.”

José Geraldo Pereira

27 de junho, 2024 | 17:54

“Funciona assim: o PT quebrou MG e pra não privatizar as empresas de MG tornando o estado eficiente,vem e toma para o desgoverno federal.”

Tião Aranha

27 de junho, 2024 | 16:57

“Tá demorando muito essa negociação. Dívida de estado é assim: rola ou enrola. Rs.”

Envie seu Comentário