13 de julho, de 2024 | 16:00

“Rato and Roll” mostra o rock independente da periferia de BH

Iana Domingos/Divulgação
Ablusada é formada exclusivamente por mulheres: marcantes, subversivas, intensasAblusada é formada exclusivamente por mulheres: marcantes, subversivas, intensas
A 21ª edição do Rato and Roll Favela Festival será no próximo dia 20 de julho (sábado), a partir das 13h, na Vila São Tomás, zona norte de Belo Horizonte. Desde 2010 realizado de forma independente, desta vez por meio do edital BH Múltiplas Artes e Culturas - Edição Paulo Gustavo, os organizadores contam com apoio para trazer bandas que tem se destacado no cenário musical.

A programação inclui cinco bandas de diferentes vertentes de rock, blues, soul, jazz, progressivo, metal, stoner e hard rock: Seu Madruga, Gritta, Gilberto Mauro e a Caboclada, Ablusadas e Loss. O evento leva arte e cultura para a comunidade da Vila São Tomás, que carece de áreas de lazer e de um centro cultural próximo. Os shows também serão transmitidos pelo YouTube no canal SLCP.

Músicas autorais
Idealizado por Elmo Sebastião, “o maior anão do mundo”, ao longo da sua existência, o festival foi um recorte do melhor da cena musical alternativa belo-horizontina, realizado em local público, de fácil acesso às pessoas, com apresentação de bandas ao vivo e média de público de dois mil espectadores.
A iniciativa “incentiva as trocas de saberes entre os integrantes das bandas e o público, composto também de artistas, onde haverá a exposição de artes plásticas com artistas locais previamente selecionados e a exposição fotográfica com 80 imagens captadas nas edições anteriores do evento que todo ano celebra o dia mundial do rock and roll em julho”, informa a produção.

Divulgação
Seu Madruga reproduz o som do bom e velho AC/DCSeu Madruga reproduz o som do bom e velho AC/DC
A importância do projeto Rato and Roll Favela Festival - 21ª edição - é proporcionar a continuidade das ações que visam formar público e fomentar a produção artística autoral e independente da cena musical mineira. A busca é pela visibilidade ampliada tanto para as bandas quanto à produção do próprio festival, tendo como meta a consolidação do evento como uma alternativa da cadeia produtiva musical, acessível, democrática e solidária.

A constatação de um vácuo na cena musical belo-horizontina, especialmente para o público jovem da periferia, impulsionou a concepção do Rato and Roll Favela Festival. Este evento busca suprir a falta de propostas culturais de qualidade para o jovem dessa região, muitas vezes obrigado a buscar cultura em locais distantes. O festival tem importante papel na promoção da cultura local e na democratização do acesso à arte e à música.

Sobre a Vila São Tomás
Localizada na Regional Norte de Belo Horizonte, na bacia do córrego Pampulha, que deságua no ribeirão do Onça, a leste da represa e ao norte do Aeroporto da Pampulha. Os primeiros moradores da comunidade se instalaram na área em meados da década de 1950, mas a vila se desenvolveu principalmente na década de 60. Os moradores vieram de outras localidades da cidade, ou de cidades do interior do estado, principalmente Vale do Jequitinhonha, Vale do Aço, Vale do Rio Doce e Norte de Minas. Fonte: https://www.favelaeissoai.com.br.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário