18 de julho, de 2024 | 08:00

Em Ipatinga mais de 24% do eleitorado apto a votar não concluiu o ensino médio

Alex Ferreira/Arquivo DA
São 44.582 eleitores sem concluir o ensino médio no município São 44.582 eleitores sem concluir o ensino médio no município
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
Na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), Ipatinga tem uma parcela considerável das pessoas aptas a votar com a escolaridade somente até o ensino médio incompleto. Nos demais municípios, o grau de instrução da maioria do eleitorado vai até o ensino médio completo. As informações foram apuradas pela reportagem do Diário do Aço por meio das estatísticas mensais que ficam disponíveis no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na cidade, há 180.427 munícipes que portam título de eleitor e estão aptos a eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nas eleições municipais de outubro. Dentre eles, 44.582 não concluíram o nível médio de ensino. Essa quantidade representa 24,71% do total de eleitores. O número foi fechado após o fim do prazo para regularização do documento, que ocorreu em maio.

Demais municípios
Em Coronel Fabriciano, o número de pessoas que portam o título de eleitor é 81.972. Neste caso, os que têm o ensino médio completo, totalizam 21.904 eleitores.

Em Timóteo, a situação é a mesma. São 60.564 eleitores e o maior grau de instrução é o ensino médio completo, abrangendo 16.381 munícipes.

Por fim, em Santana do Paraíso, o cenário se mantém de forma similar. De 25.994 munícipes que podem exercer a democracia daqui a cerca de três meses, 6.749 também têm o nível médio completo. Do mesmo modo que Fabriciano e Timóteo, esse é o nível escolar com maior abrangência

Veja os níveis de escolaridade de eleitores da RMVA:

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Glauber Machado

19 de julho, 2024 | 08:14

“Precisamos avançar muito em várias áreas Brasil afora e em Ipatinga não é diferente, e no que tange educação, temos alguns bons resultados devido à ações do passado, pois a depender desses últimos gestores que passaram, é só ladeira abaixo, o nível da educação do município vem caindo assustadoramente, mas também não há como querer resultados diferentes, cidades que tem mais tempos religiosos que escolas, só ajuda a piorar esse índice.”

Rj

18 de julho, 2024 | 17:08

“Ô José, com este comentário de aluno de quinta série que senta no fundão, parece que é o contrário, vocês bolsominions é que são os sem estudos, os terraplnistas, os das vacinas "chipadas", das mamadeiras de "pirocas", do kit "gay", das vacinas que "provocam"TEA e, até, das urnas eletrônicas que só fraudaram o 2° turno da eleição presidencial quando o Minto Inelegível perdeu. Aff!”

Jose

18 de julho, 2024 | 15:08

“Esta é uma parcela que vota em peso na esquerda. Lula disse que lamenta pelo fato de pessoas mais intruídas, estudadas votam menos nele. Já a parcela dos menos estudados, ou analfabetos funcionais é que votam em peso nele. Mas, ele não tem que se preocupar. O PT nunca mais sairá da presidência. Não somos mais nós que elegemos presidente, mas, quem conta os votos é que elegem. O TSE o STF e a mídia marron fazem o serviço, sempre darão um jeito. Enfim, a direita já foi banida para sempre da disputa pela presidência.”

Gildázio Garcia Vitor

18 de julho, 2024 | 12:09

“Sr. Sacapó, parabéns pelo comentário! Mas o buraco, em política, que tem muito mais a ver com emoção que com razão, é mais embaixo, basta analisar as últimas disputas eleitorais no Brasil, na Argentina, nos EUA e na França. É sempre um FLA X FLU, por isso, que é emocionante e as pessoas tomam "partido", até apartidariamente por um dos "Times."”

Gildázio Garcia Vitor

18 de julho, 2024 | 11:15

“Que absurdo! Estou Professor há mais de 42 anos e tenho dificuldades de acreditar nesses números.
Um país que gasta fortunas com Educação, e em Ipatinga o município tem investido grandes somas na manutenção e reformas das unidades escolares, não poderia apresentar números tão grandes de Cidadãos-Eleitires com o Ensino Médio incompleto; que em nosso município é o predominante.
Não tem "Pé de Meia" que resolva!

*Só para fazer uma pequena comparação e avaliar a grande desigualdade educacional que ocorre no país: em uma turma de menos de 30 alunos do Mayrink, 13 já são Médicos, segundo fui informado pelo Maurício, incluindo o filho dele.”

Viewer

18 de julho, 2024 | 08:33

“Esse percentual pode ser melhorado mas ainda está melhor que de outras regiões do país.”

Sacapó

18 de julho, 2024 | 08:26

“Normalmente, que sabe interpretar texto, vota consciente.
Os outros, votam por fanatismo.”

Envie seu Comentário