18 de julho, de 2024 | 15:49

ALMG aprova projeto de lei que incentiva corridas de ruas em Minas

Divulgação
PL aguarda agora a aprovação do governador Romeu Zema, para que o Estado apoie a prática de corridas de ruaPL aguarda agora a aprovação do governador Romeu Zema, para que o Estado apoie a prática de corridas de rua

Para garantir o apoio do estado à prática de corridas de rua, o deputado estadual Celinho Sintrocel (PCdoB) apresentou, em 2022, o Projeto de Lei 3.560 na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, aprovado esta semana, conforme divulgado pela a assessoria de comunicação do parlamentar.

Durante dois anos, o PL recebeu manifestações de corredores profissionais e amadores e de entidades esportivas melhorando sua redação. Então tramitou por duas comissões, de Constituição e Justiça e a de Esporte, Lazer e Juventude, em primeiro e segundo turno, até ser pautado no plenário da Casa no último dia 13. Nele, o PL foi aprovado por unanimidade.

“A prática de corrida de ruas traz diversas vantagens ao cidadão e à sociedade. Ao cidadão melhora sua condição física e mental e por consequência melhora sua saúde, traz novas relações sociais. Para a sociedade reduz gastos no SUS, incentiva a economia do esporte, traz ações mais coletivas e humanas para todos”, afirmou Celinho.

Com a sanção do governador Romeu Zema (Novo), o Estado implementará ações para o incentivo à prática de corrida de rua, tais como a divulgação da prática profissional e não profissional; a provisão de estrutura adequada, de modo a garantir a segurança dos praticantes de corrida de rua; o apoio a organizações esportivas que se dediquem à prática de corrida de rua, independentemente de sua natureza jurídica ou forma de estruturação e o fomento a parcerias entre a administração pública e entidades do setor privado, com vistas a coletar dados que subsidiem a formulação, a gestão e a avaliação das ações de apoio à corrida de rua.

“Agradeço aos corredores e entidades esportiva que nos apoiaram nesta tramitação, a meus colegas deputados que aprovaram nas comissões e no plenário da Casa e espero que o governador sancione o mais breve possível, para que os atletas profissionais de corrida e os amadores tenham mais segurança, incentivo e apoio”, declarou o deputado.
O PL agora foi para a mesa de Zema, caso ele sancione, torna-se mais uma lei aprovada pelo deputado Celinho Sintrocel.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário