18 de julho, de 2024 | 19:30

Homem que matou idosa acamada e depois cometeu suicídio era usuário de crack

Wellington Fred + reprodução
Amauri Canuto tinha 28 anos e morreu ao pular do terceiro andar do prédio onde morava Amauri Canuto tinha 28 anos e morreu ao pular do terceiro andar do prédio onde morava

Foram sepultados nesta quinta-feira, os corpos de uma tragédia ocorrida na noite de quarta-feira (17) com um homicídio seguido de suicídio na rua Cristalina, no bairro Parque das Águas, em Ipatinga. Surtado, um jovem invadiu um apartamento no primeiro andar do prédio onde mora e matou a socos e com um cortador de unhas, uma idosa de 88 anos, que estava acamada. Em seguida, o agressor voltou ao seu apartamento, no terceiro andar, e se matou ao se jogar da sacada.

Conforme já noticiado pelo Diário do Aço, a Polícia Militar foi chamada por volta das 22h, indicando inicialmente um suicídio. No local, os militares motociclistas Grupo Especializado em Prevenção Motorizada Ostensiva Rápida (Gepmor), depararam-se com o corpo de Amauri Canuto de Araújo, de 28 anos, conhecido como “Tubarão”, caído no piso da garagem do prédio, completamente nu.

Enquanto isso, duas mulheres pediam socorro em um apartamento no primeiro andar. Para resgatar as mulheres, que estavam trancadas e não encontravam a chave, os policiais precisaram arrombar a porta. Eles encontraram uma idosa de 83 anos e uma mulher de 54 anos, tia e sobrinha, em desespero.

Em um dos quartos estava a idosa acamada, Maria Ferreira Cezar, cujo rosto estava desfigurado e aparentemente sem vida. O Corpo de Bombeiros e o Samu foram acionados para atendimento. O médico socorrista do Samu constatou o óbito da idosa e também do jovem que havia pulado do alto do prédio.

Surtado
Segundo relato da sobrinha da vítima, Amauri aparentemente estava sob efeito de drogas e iniciou uma série de comportamentos na garagem do prédio, tentando quebrar com socos o vidro do muro e abrindo o registro de água.

A idosa de 83 anos, portadora de Alzheimer, da varanda advertiu o jovem para que parasse, mas isso pode ter provocado uma reação ainda mais agressiva de Amauri. Ele entrou no apartamento, que estava com a porta aberta, e dirigiu-se ao quarto onde estava a idosa Maria Ferreira.
A irmã da acamada e a sobrinha conseguiram se refugiar em outro quarto, enquanto Amauri agredia a vítima acamada. Ele só cessou quando uma das mulheres conseguiu pedir ajuda aos vizinhos.

Quando os militares chegaram e arrombaram a porta, Amauri já não estava mais no local. Ele se dirigiu ao seu próprio apartamento no terceiro andar, onde se lavou, e se trancou. Em seguida, se jogou da sacada.
A perícia da Policia Civil constatou que Amauri utilizou um cortador de unhas, encontrado sujo de sangue no quarto da vítima, na agressão da idosa durante os socos. O suicida que pulou da varanda sofreu graves ferimentos ao bater na pingadeira em cima do muro e cair no chão da garagem, resultando em fraturas nas pernas e traumatismo craniano.
Reprodução
Acamada, Maria Ferreira Cézar foi a vítima do homem surtado na noite de quarta-feira Acamada, Maria Ferreira Cézar foi a vítima do homem surtado na noite de quarta-feira

Sepultamentos
Os corpos de Maria Ferreira e Amauri Canuto foram recolhidos pela funerária Grupo Zelo e encaminhados para o Posto Médico-Legal (PML) de Ipatinga. O corpo de Amauri foi levado por familiares para ser sepultado no cemitério de Tarumirim.

Já Maria Ferreira, cujo corpo foi velado com o caixão fechado diante dos ferimentos graves provocados na face da idosa, foi feito na capela do Grupo Zelo e enterro programado para as 17h desta quinta-feira no Cemitério Parque Senhora da Paz, no bairro Veneza II, em Ipatinga.

O que dizem vizinhos
O Diário do Aço apurou com moradores, próximos ao local da tragédia, que Amauri era visto sempre dando surtos em seu apartamento, quebrando objetos ou gritando. “Constantemente já o vimos pelado na sacada do apartamento dele”, comentou uma moradora.

Também ficou esclarecido que o “noiado” não tinha qualquer vínculo de parentesco com as vítimas.

Uma fonte da PM informou que Amauri era visto constantemente em meio a usuários de drogas na área central de Ipatinga. “Já o abordei na praça Caratinga, próximo ao Albergue Municipal”, disse um sargento, confirmando que Tubarão era usuário de crack.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Cacau

22 de agosto, 2024 | 11:36

“O pai dele fez pior matou uma criança deixou a faca cravada no coração da criança”

Jane

25 de julho, 2024 | 22:14

“A luta antimanicomial foi um tiro no pé. Se os manicômios eram ruins, não era o caso de acabarem, mas serem melhorados. Há idosos lidando com filhos com sérios problemas mentais que vão para as drogas. Este papo de centros de tratamento para casos graves é balela. Ás vezes é difícil convencer um paciente não psiquiátrico a tomar remédios, imagina um com problemas psiquiátricos sérios? Esta tal luta antimanicomial começou bem intencionada mas serviu para reduzirem os leitos psiquiátricos e verbas do SUS. OS pacientes foram as primeiras vítimas desta armadilha.”

Jota

20 de julho, 2024 | 08:05

“Prender, colocar um negócio desses na cadeia, NÃO PODE.
Hospital especializado, NÃO EXISTE MAIS.
O que fazer?
Deixar em casa e esperar que algo de ruim aconteça.
Geralmente, são doentes psiquiátricos que se bandeiam para as drogas. Dá nisso.”

O Lobisomem

19 de julho, 2024 | 08:45

“Agora é assim .
Faz da situação uma tragédia e se diz surtado .
E mais , muita gente sabendo desse imprestável no meio da sociedade e nem a justiça faz nada .
Comentou bem esse que observou , onde esse indivíduo arrumava dinheiro pra esse fim de usar droga .
Agora não adianta lamentar .”

Crítico Crítico

19 de julho, 2024 | 06:57

“Isso por causa das drogas, e ainda tem tem pessoas que comentam aqui nesse jornal que a favor da liberação das drogas, quem é favor de liberar drogas, com certeza é usuário ou traficante.”

Roberto

19 de julho, 2024 | 00:05

“Infelizmente ele levou uma pessoa do bem, pq ele não vai fazer falta nenhuma pra sociedade talvez pra família dele. Mas depois do estrago que ele fez será que a família vai sentir falta dele?”

Justiceiro

18 de julho, 2024 | 21:54

“Tem que parar de falar que essas pessoas estão em surto e falar a real pessoa sobre efeito de drogas oque era pra ser um agravante acaba sendo usado como desculpas”

Emerson

18 de julho, 2024 | 20:55

“IPATINGA ESTA UMA VERGONHA CADÊ O PREFEITO TODOS OS BAIRROS ESTÃO VIRANDO UMA CRACOLÂNDIA CHAMADA DE MANAAIM... DEPOIS UM CIDADÃO DE BEM REAGE A UM VAGABUNDO DESSE O PROMOTOR O DELEGADO DE HOMICÍDIOS ARREBENTA COM O CIDADÃO.... CADÊ O PODER PÚBLICO???? ONDE ESTÃO????”

Rx

18 de julho, 2024 | 20:27

“Gente concordo o comentário anterior ao meu
O que tem de nóiado incostado no inss não é brincadeira
Eles da uma de louco e incosta,enquanto muistos pai de família realmente infermo tem que trabalhar porque não consegue o benefício. Só no Brasil mesmo.”

Curioso

18 de julho, 2024 | 19:24

“Mas afinal...ele morava sozinho nesse prédio? Quem bancava a boa vida do noiado? Quem fuma crack só faz isso da vida, dificilmente consegue exercer outra atividade...seria ele mais um "encostado do INSS" com tempo de sobra pra fazer burrada?”

Envie seu Comentário