19 de julho, de 2024 | 13:48

Operação Impetus prende 7 criminosos em Ipatinga

Envolvidos em homicídio foram recolhidos à prisão por força de mandado judicial e respondem por mais de um homicídio, além de tráfico e posse ilegal de arma, entre outros crimes

Divulgação
Polícia Civil contou com o trabalho de 37 policiais civis e outros 35 militares, apoio aéreo e terrestre para localizar e prender sete investigados Polícia Civil contou com o trabalho de 37 policiais civis e outros 35 militares, apoio aéreo e terrestre para localizar e prender sete investigados

Uma operação conjunta das Polícias Civil e Militar na manhã desta sexta-feira (19) resultou na prisão de sete criminosos, busca e apreensão de diversos materiais relacionados a provas de crimes. A Operação Impetus, que teve participação de policiais da Delegacia de Homicídios de Ipatinga foi uma resposta à conclusão de inquérito policial instaurado para apurar os crimes denominados “Chacina do Planalto”, ocorridos em 24 de maio deste ano, no bairro Planalto, em Ipatinga, fato esse noticiado à época pelo jornal Diário do Aço. A entrevista com o detalhamento completo pode ser assistida ao fim da notícia.

O crime em questão foi o duplo homicídio consumado e um homicídio tentado, contra indivíduos pertencentes a uma facção criminosa de Governador Valadares que emitiram uma “carta” impressa à população do Planalto, informando a nova gerência do tráfico de drogas e um “novo” comando organizado dessa facção criminosa, tentando intimidar toda a população com ordens de silêncio.

“Esses indivíduos que distribuíram essa carta (amplamente divulgada nas redes sociais) foram executados a tiros e a terceira vítima foi ferida e se fingiu de morta, na esquina das ruas Sete e Dezessete do bairro Planalto, local onde as vítimas foram surpreendidas por homens armados e sofreram múltiplos disparos de arma de fogo”, detalhou o delegado da PCMG, Marcelo Franco Marino, em entrevista na manhã desta sexta-feira.

Conforme nota divulgada à imprensa, a Operação Impetus, coordenada pela integração das agências de inteligência das forças de segurança, prendeu os autores desse duplo homicídio e do homicídio tentado. “Foi esclarecido que a motivação do crime foi a tentativa de tomada dos pontos de tráfico no Planalto, resultando na execução desses indivíduos (dois jovens de 19 e 23 anos e um adolescente de 17 anos), que foram assassinados pelos suspeitos presos na operação de hoje”, detalhou.

Já publicado:
-Mega operação mira grupos criminosos no Planalto em Ipatinga

Voos rasantes de helicóptero logo ao clarear do dia


Passa pouco das 6h desta sexta-feira, quando moradores dos bairros Planalto 2, Parque das Águas e Veneza II acordaram com o roncar do motor de um helicóptero da Polícia Civil de Minas Gerais. Pelo ar, policiais deram suporte às equipes que em terra cercaram as residências dos alvo da operação.

Foram cumpridos nesta ação, sete mandados de prisões preventivas e sete mandados de busca e apreensão, com apoio tático da aeronave da PCMG (Polícia Civil de Minas Gerais) e apoio tático do Canil da PCMG.

A ação deflagrada ocorreu no bairro Planalto, em Ipatinga, e no bairro Cidade Nova, em Santana do Paraíso, em localizações normais, não existindo um “QG” ou local específico da organização criminosa que foi presa hoje. Houve certa resistência e tentativa de fuga, porém a ação policial foi um sucesso.
Divulgação
Integração das forças policiais coloca na mira grupos envolvidos com crimes graves em IpatingaIntegração das forças policiais coloca na mira grupos envolvidos com crimes graves em Ipatinga

Os resultados foram a prisão de sete indivíduos, todos envolvidos nos homicídios e no tráfico de drogas, sendo um homem de 24 anos, um homem de 28 anos, um homem de 26 anos, um homem de 22 anos, um homem de 27 anos, um homem de 30 anos e outro de 29.

Além dos presos, houve a apreensão de porções de substâncias entorpecentes como maconha e cocaína. As armas identificadas como usadas nos homicídios foram uma pistola calibre .40, uma espingarda calibre 12, uma pistola de calibre .380 e um revólver calibre .38.

Somente da PCMG foram empregados 37 policiais civis, oito viaturas, canil e um helicóptero, enquanto que a PM participou com 13 viaturas e um efetivo de 35 policiais. “A operação foi coordenada pelo Delegado Geral Marcelo Franco Marino e pelo Capitão da PMMG Luiz Carlos Oliveira Dias. “Tanto para os criminosos locais quanto para os de fora que tentam se instalar aqui, fica um aviso: não há espaço para o crime”, concluiu o oficial em entrevista ao Diário do Aço.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Estranho

20 de julho, 2024 | 08:22

“Esta Marcela viajou legal!!!!! GCM de Ipatinga para prender os doidões do Planalto??? Os malucos colocam esta GCM para correr na hora kkkkkkk”

Verdade Seja Dita

20 de julho, 2024 | 05:57

“DELEGADO MARCELO SOU SEU FÃ NUMERO 1 DE IPATINGA, POR FAVOR PRENDE O RAMON CAMPIDELIS O R7 QUE TA FORAGIDO DO DUPLO FEMINICIDIO DO IPANEMÃO,A FAMILIA CLAMA PELO SENHOR FAZER JUSTIÇA O POVO DE IPATINGA AMA O SENHOR,FAZ ESTE FAVOR DA UMA RESPOSTA A FAMILIA E A SOCIEDADE ORDEIRA,SABEMOS QUE O SENHOR FOI ENVIADO DE DEUS PARA NOS DO VALE DO AÇO.DEUS SEJA COM VC DELEGADO BELO TRABALHO DO SENHOR E DO DIARIO DO AÇO QUE E UM SUPER JORNAL”

Ipatinguense

20 de julho, 2024 | 05:48

“Com todo o respeito à corporação mas essa gestão do governo é de uma ignorancia de lascar o povo.

Os caras do COMANDO VERMELHO vieram à ipatinga tomar o ponto de tráfico. Os locais resistiram e repudiaram. A pm do Zema resolveu prender os combatentes deixando assim advinha??????????? O caminho livre pro CV. Parabens Zema mais um ano que CV cresce com facilidade... tamo na boca do palhaco”

Motoboy Sincero

20 de julho, 2024 | 00:25

“Primeiro nossa amiga Marcela por enquanto a GMC tá de boa kk só passeando de carro vc vai ver quando a eleição passar até carroça eles vão enquadrar kk

2 Roberto o salário da PM de MG e uns dos maiores do Brasil e a melhor polícia do Brasil”

Tião Aranha

19 de julho, 2024 | 22:08

“Uai, não disse que a cidade tá evoluindo! Rs.”

Leitor

19 de julho, 2024 | 18:54

“Esse Delegado transmite seriedade! Que fazer sempre um bom trabalho”

Rx

19 de julho, 2024 | 16:41

“Sim .precisava.
Só um incosto maldito desse faz um aráso na sociedade
Parabéns pelo trabalho. O resultado poderia ser outro mais os covarde só enfrentam cidadãos de bem e noiado
Por que não reagiram em kkkkkkkkk nosa força de segurança estava preparada recebê-los com flores kkkkk
Operação muito bem sucedida”

Roberto

19 de julho, 2024 | 16:04

“Ainda acha pessoas pra fazer críticas , a polícia devia deixar o pau quebrar aqui em Minas já q o governador não valoriza a polícia, queria vê só 1 semana a polícia não saí nas ruas pra vê se essas pessoas que criticam as polícias iam aguentar.”

Marcela

19 de julho, 2024 | 14:24

“Precisava disso tudo,para 7 indivíduos,era chamar a GCM.”

Envie seu Comentário