20 de julho, de 2024 | 09:10

Dia no Parque: Perd promove observação de aves neste domingo

Divulgação
Parque Estadual do Rio Doce conta com uma grande diversidade de aves, muitas delas raras Parque Estadual do Rio Doce conta com uma grande diversidade de aves, muitas delas raras

O Parque Estadual do Rio Doce (Perd) promove neste domingo (21), em suas dependências, a observação de aves (passarinhada). Conforme o governo de Minas, a programação faz parte da campanha “Um Dia no Parque”. Além do Perd, dezenas de unidades de conservação mineiras gerenciadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) terão atividades especiais.

O ponto de encontro da passarinhada será na portaria do parque. A ação está programada para ocorrer das 7h às 11h, e apesar de não exigir cobrança de taxa, é necessário fazer inscrição pelo e-mail [email protected]. O programa é destinado ao público em geral, sem limite de idade.

A organização orienta que os participantes levem binóculo ou câmera fotográfica, repelente, protetor solar, calçado fechado, roupas leves, calça e camisa de manga comprida. Também é recomendado usar agasalho, pois “a área costuma apresentar temperatura baixa neste horário”. Também foi solicitado que os interessados providenciem água para tomar durante o passeio e cuide do alimento, devido ao parque não ter lanchonete.

Com mais de 36 mil hectares de área protegida, o Perd, localizado entre os municípios de Marliéria, Timóteo e Dionísio, abriga uma diversidade de aves das quais muitas delas são raras ou se encontram em elevado grau de ameaça a nível mundial, entre elas o pica-pau-dourado-grande (Piculus polyzonus), jacu-estalo (Neomorphus geoffroyi dulcis) e o bicudo (Sporophila maximiliani).

Dia no Parque 2024
A campanha “Um Dia no Parque” surgiu no Brasil para integrar a comunidade do entorno das áreas à programação das unidades de conservação, baseada no Park Day, promovido anualmente no EUA para que a população aproveite ao máximo os parques para fazer trilhas, observar pássaros e estrelas e fazer diversas atividades, tanto individuais quanto em grupo.

Em 2024, o tema do “Um Dia no Parque” é “Natureza para todas as pessoas” e busca integrar a população que vive próxima aos parques e que por algum motivo se sinta excluída do contato com estas áreas.

A iniciativa do projeto é da Coalizão Pró-Unidades de Conservação da Natureza, que reúne instituições que congregam empresas e organizações da sociedade civil comprometidas com a valorização e a defesa das Unidades de Conservação (UC) da Natureza. Mais de 300 UCs no Brasil já confirmaram adesão à campanha este ano.

“Quando a comunidade visita as UCs, passa a entender a importância dessas áreas para a qualidade de vida e forma um laço com elas. Este é um dos nossos objetivos, que cada pessoa se torne protetora das Unidades de Conservação.

Além, é claro, de promover o turismo de natureza, gerando emprego e renda, que é uma forma de ajudar a preservar as áreas”, explica Angela Kuczach, diretora executiva da Pró-Unidades de Conservação da Natureza e idealizadora do “Um Dia no Parque”.

De acordo com pesquisas, o contato com o meio ambiente desde a primeira infância pode trazer benefícios físicos, mentais e emocionais, pois estimula os sentidos, aguça a curiosidade e desperta na criança a paixão e o respeito pelos bens naturais. Para as crianças, é uma oportunidade de aprendizado sobre a vida selvagem, preservação e história.

As UCs são divididas em dois grupos: as de Proteção Integral e as de Uso Sustentável. As de Proteção Integral permitem o uso somente indireto de seus recursos naturais, como o ecoturismo e pesquisa. Já as de Uso Sustentável admitem a presença de moradores e o uso de recursos naturais de forma racional e de acordo com regras previamente estabelecidas.

(Com informações da Agência Minas).

Leia também:
-Inscrições para pesquisa de biodiversidade na bacia do rio Doce vão até o dia 29 de julho
-Parque Estadual do Rio Doce é importante equipamento para equilíbrio climático na região
-História, fé, tradição e cultura marcam a comemoração dos 80 anos do Parque Estadual do Rio Doce
-Os 80 anos do Parque Estadual do Rio Doce serão celebrados a partir do próximo fim de semana
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário