27 de julho, de 2024 | 15:59

Fique atento com o golpe da portabilidade da chave Pix

Arquivo DA
Pedidos de autorização de portabilidade de chaves Pix devem ser ignorados pelos clientes Pedidos de autorização de portabilidade de chaves Pix devem ser ignorados pelos clientes

Os criminosos têm se aproveitado do desconhecimento das pessoas, da falta de atenção de clientes bancários e aplicado golpes com a portabilidade do Pix. A reclamação de vítimas deste golpe levou instituições bancárias a divulgar um alerta. Principalmente os idosos devem ser alertados acerca desta modalidade, que tem feito vítimas com frequência.

O golpe começa quando os criminosos compram pacotes de dados vazados no mercado paralelo. Com estes dados, os marginais abrem contas em nome de terceiros e pedem a portabilidade da chave ao banco. Ocorre que o correntista precisa autorizar a transferência. Eles então ligam para a vítima, se apresentam como funcionários das instituições bancárias e são convincentes. Eles alegam que têm um problema na chave Pix e “orientam” a vítima como corrigir. Em geral, pedem que a pessoa faça login no aplicativo do celular e informa que uma mensagem será enviada e basta que a vítima autorize. Quem não sabe do golpe e dá a autorização abre a porta para que o golpista entre na conta e faça transferência de recursos. Há casos de vítimas que tiveram o saldo zerado.

“Nenhum banco vai te ligar com essa conversa e jamais abra o seu aplicativo quando estiver falando com alguém no telefone. Se você receber uma ligação dessas, simplesmente desligue e não faça login em nenhum aplicativo. Se você estiver em condições e tiver segurança, altere as suas senhas para evitar qualquer tipo de golpe”, orientam órgãos de defesa do consumidor.

Outra orientação importante é que as pessoas consultem as chaves Pix em seu nome. Para isso é necessário pesquisar no site do Banco Central o recurso da página Registrado. É necessário fazer o login com a senha do Gov.BR. Na página do Registrado, no menu lateral, tem uma opção para gerar Relatórios e Pix. Neste recurso é possível exibir um relatório com todas as suas chaves Pix. Existe a seguir uma opção para saber se a chave está ativa, bloqueada ou em processo de importabilidade e ainda em qual instituição bancária está cadastrada. Se tiver alguma que não reconhece, é necessário entrar em contato com o banco e pedir o bloqueio imediato.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário