27 de julho, de 2024 | 15:59
Fique atento com o golpe da portabilidade da chave Pix
Os criminosos têm se aproveitado do desconhecimento das pessoas, da falta de atenção de clientes bancários e aplicado golpes com a portabilidade do Pix. A reclamação de vítimas deste golpe levou instituições bancárias a divulgar um alerta. Principalmente os idosos devem ser alertados acerca desta modalidade, que tem feito vítimas com frequência.
O golpe começa quando os criminosos compram pacotes de dados vazados no mercado paralelo. Com estes dados, os marginais abrem contas em nome de terceiros e pedem a portabilidade da chave ao banco. Ocorre que o correntista precisa autorizar a transferência. Eles então ligam para a vítima, se apresentam como funcionários das instituições bancárias e são convincentes. Eles alegam que têm um problema na chave Pix e orientam” a vítima como corrigir. Em geral, pedem que a pessoa faça login no aplicativo do celular e informa que uma mensagem será enviada e basta que a vítima autorize. Quem não sabe do golpe e dá a autorização abre a porta para que o golpista entre na conta e faça transferência de recursos. Há casos de vítimas que tiveram o saldo zerado.
Nenhum banco vai te ligar com essa conversa e jamais abra o seu aplicativo quando estiver falando com alguém no telefone. Se você receber uma ligação dessas, simplesmente desligue e não faça login em nenhum aplicativo. Se você estiver em condições e tiver segurança, altere as suas senhas para evitar qualquer tipo de golpe”, orientam órgãos de defesa do consumidor.
Outra orientação importante é que as pessoas consultem as chaves Pix em seu nome. Para isso é necessário pesquisar no site do Banco Central o recurso da página Registrado. É necessário fazer o login com a senha do Gov.BR. Na página do Registrado, no menu lateral, tem uma opção para gerar Relatórios e Pix. Neste recurso é possível exibir um relatório com todas as suas chaves Pix. Existe a seguir uma opção para saber se a chave está ativa, bloqueada ou em processo de importabilidade e ainda em qual instituição bancária está cadastrada. Se tiver alguma que não reconhece, é necessário entrar em contato com o banco e pedir o bloqueio imediato.
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