
09 de agosto, de 2024 | 18:00
Coletivos ocupam praça e celebram 1ª edição do Dia Municipal do Hip Hop
Neste sábado (10), a partir das 14h, na Praça Janete Clair (bairro Ideal), será realizada a 1ª edição do Dia Municipal do Hip Hop, instituído pela Lei 4.511/2023, de autoria da vereadora Cecília Ferramenta, para ser celebrado todo dia 11 de agosto. O evento vai reunir coletivos de artistas independentes que atuam na cena urbana de Ipatinga e região.A programação vai abranger diversas faces do movimento hip hop regional: exposições artísticas (Potássio” e O Quinto Elemento”), slam Akewi + slam Básico, Djs, grafite, pocket shows, cypher breaking, Hip Hop Educação e Basiquinho, voltado para as crianças. Para encerrar, haverá a grande batalha de rimas na Seletiva Regional VDA - Duelo Nacional de MCs, que reunirá artistas selecionados em diversas batalhas de rimas que ocorrerem semanalmente. Quem vencer a seletiva regional irá representar o Vale do Aço na seletiva estadual da Batalha de Rimas, que será em Belo Horizonte.
Significado
Segundo Talikinho, produtor da Batalha da V.I, realizar a 1ª edição do Dia Municipal do Hip Hop de Ipatinga, no bairro Ideal, tem um significado muito grande para a cultura urbana. Normalmente, quando se pensa em produção cultural popular em nossa cidade, ela só acontece no Parque Ipanema, e ocupar a praça do Ideal, mais uma vez, com o hip hop, é consolidar a descentralização dos bens culturais e valorizar a produção cultural periférica”, afirmou.
Para Matí Lima, gestor do ECOAR Ponto de Cultura, o projeto fortalece a retomada da articulação entre agentes das artes urbanas e periféricas. A troca de nossas experiências individuais tem contribuído de forma significativa para a desconstrução do olhar preconceituoso e marginalizado sobre nosso ofício e para o avanço dos nossos modos de produção”, resumiu.
O evento é idealizado, produzido e realizado 100% por profissionais e artistas que constroem e vivenciam o hip hop na região”, em parceria envolvendo diversos produtores de arte urbana: Batalha da V.I, Básico Coletivo, ECOAR Ponto de Cultura, Babylon By Black, RealTrap e Coletivo Cultura Urbana, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. Estarão em cena os artistas Talikinho, Mavis, DGrego, Rude Boy, Yung Kyull, Preta Lua, Dave MC, Ray MC, Dizus, Kadosh Miranda, C2, MC Duda, Raê Real, Vintin MC, DNZ, Tutze, Blopamp, Thulio, SM, Carioca e Jamaica, além das participações convidadas: Batalha da Fonteira, Batalha Básica, Batalha 3M, Batalha do Coliseu, Batalha de Fabri, Batalha do Esperança e Batalha Linear.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]