14 de agosto, de 2024 | 08:30

Feriado de quinta-feira celebra data santa

Divulgação
Padre Pascifal explica que em algumas paróquias a data será celebrada no domingoPadre Pascifal explica que em algumas paróquias a data será celebrada no domingo

Na próxima quinta-feira (15), a Igreja Católica celebra a solenidade da Assunção de Nossa Senhora. A data também é considerada feriado em alguns municípios de Minas Gerais, inclusive na Região Metropolitana do Vale do Aço, portanto, não haverá funcionamento de escolas, bancos, serviços públicos e parte do comércio.

Segundo dados da Comunidade Canção Nova, a Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria é celebrada no dia 15 de agosto desde o século V, com o significado de "Nascimento para o Céu" ou, segundo a tradição bizantina, de "Dormição". Em Roma, essa festa era celebrada desde meados do século VII, mas foi preciso esperar até 1º de novembro de 1950, quando Pio XII proclamou o Dogma da Assunção de Maria, elevada ao céu em corpo e alma.

A tradição católica diz que, quando Maria morreu, ela foi levada para o céu para participar da glória de seu filho Jesus Cristo. Segundo teólogos, Maria teria morrido e, imediatamente, ressuscitado, tal como se tivesse apenas adormecido. Por esse motivo, a Igreja também dá a esse acontecimento o nome de "Dormição de Nossa Senhora".

O padre Pascifal José do Nascimento, pároco da Paróquia São José de Acesita, ressalta que a data é considerada um dia muito bonito para os católicos do mundo inteiro. "Nossa Senhora, aquela que recebeu o anjo com a grande notícia, dizendo que ela foi escolhida para ser a mãe do Senhor, a mãe do nosso Salvador. A Igreja Católica tem esse dia especial decretado, sobretudo, pelo Papa Pio XII, em 1950, criando o dia quinze de agosto como o dia da Assunção de Nossa Senhora", explicou.

Celebração nas Paróquias
Ainda segundo Pascifal José, a data é um reconhecimento da importância dessa rainha do céu e da terra, por ela ter dito sim ao chamado de Deus. "E aqui na nossa região do Vale do Aço, ela é também a padroeira. Na Paróquia Nossa Senhora da Esperança, no Horto, em Ipatinga, haverá missa nesta quinta-feira. Na igreja do Timirim, em Timóteo, vamos fazer essa homenagem no próximo domingo, pois, quando a data cai no meio da semana, as paróquias que não têm como padroeira a Nossa Senhora da Assunção fazem a celebração solene no domingo seguinte", contou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

14 de agosto, 2024 | 16:18

“Verdade, o Concilio vaticano II proibiu essa interferência da igreja católica na política, e creio que o dom Helder foi obrigado a mudar de rota; tanto assim que esfriou todos aqueles mvtos estudantis e universitários da época, outrora vigente, em todo o país. Depois veio o apagão mental da Ditadura, fracasso da teologia da libertação pelo Bento XVI. E agora, o Lula apoiando o Maduro. Conflito entre os três poderes.Rs.”

Gildázio Garcia Vitor

14 de agosto, 2024 | 13:15

“Sr. Tião Aranha, li "O Papa de Hitler," de John Cornwell, na época do lançamento, no início dos anos 2000, emprestado pela Dona Clélia Mayrink. Depois, ela presenteou o Padre Geraldo Ildeu com ele, fiquei muito enciumado.
O livro apresenta muitas evidências sobre a participação de Eugenio Pacelli no desmonte da poderosa Igreja Católica alemã, principalmente em suas rádios e jornais, ao longo da década de 1930. Portanto, acredito que ele estava mais para "Papa de Hitler" que salvador de judeus.”

Gildázio Garcia Vitor

14 de agosto, 2024 | 12:57

“Como muito bem lembrou o meu amigo leitor, o Sr. Tião Aranha, o Arcebispo Dom Hélder Câmara, uma das personalidades mais emblemáticas do mundo político-religioso brasileiro que, de dirigente da AIB (Ação Integralista Brasileira), cujo lema. "Deus, Pátria e Família," foi surrupiado pela extrema-direita atual, se tornou um dos maiores defensores dos Direitos Humanos, na mais longa noite, de 21 anos. da Ditadura Militar brasileira (1964-1985), foi parceiro do Sindicalista Lula nas lutas a favor da Democracia e contra as desigualdades sociais e a pobreza que assolava o país, mesmo com o "Milagre Econômico."
Acredito que Dom Hélder só não foi laureado com o prêmio Nobel da Paz em virtude das interferências dos Generais-Ditadores.”

Tião Aranha

14 de agosto, 2024 | 09:17

“Pio XII, papa de Hitler, ou papa que escondeu os judeus? Fez muito pela igreja católica e pela propagação da Fé. Assunção é a subida de Nossa Senhora, mãe do Salvador; Maria Rosa mística, que continua viva. Quando vejo o pároco de Timóteo, logo penso na igreja de Juazeiro do Norte. (Não sei por que). Taí: um grande missionário da fé cristã e um grande administrador de paróquias. Parabéns pelos seus 25 anos de sacerdócio. Fui muito bem recebido quando estive no Nordeste, em companhia do dom Lara, em 79. Visitei a paróquia de Recife, do dom Eder Câmara-, naquela época que surgia um líder sindical, que se despontava no ABC paulista. Eu perguntei pra ele de o cidadão era um líder confiável e ele me respondeu que era a História que iria me falar. É de lascar! Rs.”

Envie seu Comentário