
19 de agosto, de 2024 | 15:30
Projeto apresenta o teatro à primeiríssima infância
O projeto Teatro para Bebês” segue o seu roteiro de atividades, desta vez, com ações nas cidades de Ipatinga e Catas Altas. A apresentação do espetáculo Regalos” e a realização do workshop terão instituições educacionais como palco.A segunda edição do projeto teve início no mês de julho, com a realização de workshop e espetáculo, em Ipatinga e Timóteo. Nesta terça-feira (20), a peça Regalos” será encenada nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) João Ferreira dos Santos e Padre Efrain. Em Catas Altas, as atividades estão programadas para os dias 27 e 28 de agosto, na Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) e na UMEI Maria José dos Santos Teixeira.
De acordo com Mari Antonacci, atriz e produtora do DaMa Espaço Cultural, o workshop Teatro para Bebês” é um momento de troca entre cuidadores e seus pequenos. Quando estamos presentes e observamos as crianças menores, testemunhamos momentos sublimes. Com o workshop, a proposta é facilitar o encontro com a musicalidade, por meio de jogos teatrais simples que propõem uma reflexão coletiva sobre as possibilidades de criarmos conexões por intermédio da música, da literatura e das artes visuais. É momento de alegrias e afetos”, considera.
No espetáculo Regalos”, efeitos sonoros, palavras poéticas e movimentos coreográficos revelam a pureza das descobertas da primeiríssima infância. De acordo com o diretor musical Júnio Endrik, a paisagem sonora da peça foi cuidadosamente composta para estimular a audição. Utilizamos instrumentos alternativos como cabaças, chocalho de sementes, tambores oceânicos, apitos, percussão corporal, além de instrumentos tradicionais: violão, tambor e voz”, destaca.
Cada detalhe foi pensado de forma a estimular os sentidos do público. A escolha de materiais de cenário e adereços privilegia texturas naturais como madeira, algodão, pedrinhas e água. Ao final, os bebês se surpreendem com bolhas de sabão gigantes e o espetáculo se transforma num convite para uma grande diversão. O elenco reúne Daniela Alves, Leila Cunha, Mari Antonaci e Junio Endrik, que também assina a direção musical.
Reestreia
A programação do projeto continua até novembro e inclui a volta em cartaz do espetáculo Araruna”, que é resultado de trocas de experiências estabelecidas com educadores, estudantes, cuidadores e, é claro, bebês que marcaram presença nas palestras brincantes, oficinas e apresentações já realizadas até agora pelo grupo. A estreia da peça ocorreu em outubro de 2022.
Para a reestreia de Araruna”, o DaMa convidou Sandra Vargas, bacharel em Artes Cênicas, com habilitação em interpretação teatral pela Universidade do Rio de Janeiro, e fundadora do Grupo Sobrevento, um dos mais importantes do país e reconhecido como especialista em teatro de bonecos e de animação. A diretora chega a Ipatinga nesta terça-feira (20), para fazer a supervisão de direção da peça, bem como aprimorar o trabalho que o DaMa realiza com as atividades para a primeiríssima infância.
A atriz e produtora do DaMa, Daniela Alves, destaca que a inspiração para produzir na região um trabalho voltado para a primeiríssima infância teve início em meados de 2017, com Sanda Vargas e Luiz André Cherubini, ele também fundador do Grupo Sobrevento, que produzem o Festival Primeiro Olhar.
Daniela participou de oficinas ministradas por Sandra e, com isso, deu início ao trabalho voltado para esse público no Vale do Aço. Estamos honradas em receber a Sandra para a supervisão de Araruna, espetáculo que produzimos com muita delicadeza para os bebês. Para nós, será um momento ímpar, onde teremos a orientação de uma especialista em teatro para bebês”, destaca.
O projeto é viabilizado com o patrocínio de Usiminas, Valemassa e Pedreira Um Valemix, utilizando os benefícios da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com realização do Governo de Minas Gerais e DaMa Espaço Cultural. Mais informações no Instagram @damaespacocultural ou pelo telefone (31) 99350-2345.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]